Avaliação de adolescentes e adultos com perturbações do espectro do autismo no contexto de uma IPSS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casaca, João Miguel Lobo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/2547
Resumo: O presente relatório é o reflexo de um estágio curricular, realizado numa IPSS que tem como principal objetivo a integração social de indivíduos com Perturbação do Desenvolvimento, e requisito obrigatório a ser apresentado para a atribuição do grau de Mestre em Psicologia Clínica e do Aconselhamento, pela Universidade Autónoma de Lisboa. Este estágio, focado na transição da teoria para a prática, permitiu o contacto direto com o contexto profissional, a aplicação dos conhecimentos adquiridos durante a formação académica e proporcionou momentos de reflexão sobre a prática da profissão. Assim, surge como uma oportunidade única de aprendizagem e desenvolvimento de competências profissionais, técnicas e pessoais. Posto isto, neste relatório será apresentado o trabalho desenvolvido no estágio, confrontando-o com a revisão de literatura efetuada sobre o tema, no sentido de explicitar as problemáticas mais comuns e evidentes dos indivíduos com Perturbação do Desenvolvimento, as dificuldades na avaliação destas perturbações e as estratégias de intervenção nestes casos. Segue -se a apresentação de dois casos clínicos, com toda a informação da avaliação psicológica, a sua análise clínica e uma reflexão pessoal sobre os mesmos. Estes casos representam duas realidades distintas no universo das manifestações de Perturbação do Desenvolvimento: um dos casos engloba uma manifestação típica destas perturbações, com sintomas evidentes presentes desde cedo, que levam a um diagnóstico informal ainda na infância do indivíduo enquanto no outro as manifestações são mais espaçadas, menos óbvias, facilmente camufláveis, o que levou a um diagnóstico tardio.
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