Jogos antibullying: a perceção dos professores e educadores portugueses
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/23713 |
Resumo: | O objetivo deste estudo procura verificar se os professores do primeiro ciclo da Educação Básica de Portugal e os educadores de infância consideram pertinente o uso de jogos específicos para prevenir o bullying. O estudo envolveu 276 professores do primeiro ciclo e 276 educadores da infância de ambos os sexos. O instrumento utilizado é um questionário inspirado no de Olweus (1989), embora adaptado pela autora à população adulta do estudo. A análise dos resultados mostra que a maioria dos professores e educadores acredita que é pertinente iniciar a prevenção do bullying durante a educação pré-escolar. Uma parte conhece algum tipo de instrumento ou protocolo para atuar em casos de bullying na instituição em que trabalha e a maioria defende o uso da natureza lúdica dos jogos como estratégia preventiva e sensibilizante nos primeiros níveis da educação formal. As informações obtidas incentivam o uso de medidas de prevenção primária do bullying através da dimensão recreativa. Quando o jogo é bem planeado e testado, é uma ferramenta que ajuda a desenvolver o conhecimento e as habilidades das crianças, permitindo-lhes adquirir autonomia e respeitar as regras, proporcionando momentos de motivação, comunicação e atitudes positivas e corrretas em relação aos outros. |
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Jogos antibullying: a perceção dos professores e educadores portuguesesAnti-bullying games: the perception of portuguese teachers and educatorsJuegos antibullying: la percepción de los profesores y educadores portuguesesBullyingProfessoresEducadoresPrevençãoJogoO objetivo deste estudo procura verificar se os professores do primeiro ciclo da Educação Básica de Portugal e os educadores de infância consideram pertinente o uso de jogos específicos para prevenir o bullying. O estudo envolveu 276 professores do primeiro ciclo e 276 educadores da infância de ambos os sexos. O instrumento utilizado é um questionário inspirado no de Olweus (1989), embora adaptado pela autora à população adulta do estudo. A análise dos resultados mostra que a maioria dos professores e educadores acredita que é pertinente iniciar a prevenção do bullying durante a educação pré-escolar. Uma parte conhece algum tipo de instrumento ou protocolo para atuar em casos de bullying na instituição em que trabalha e a maioria defende o uso da natureza lúdica dos jogos como estratégia preventiva e sensibilizante nos primeiros níveis da educação formal. As informações obtidas incentivam o uso de medidas de prevenção primária do bullying através da dimensão recreativa. Quando o jogo é bem planeado e testado, é uma ferramenta que ajuda a desenvolver o conhecimento e as habilidades das crianças, permitindo-lhes adquirir autonomia e respeitar as regras, proporcionando momentos de motivação, comunicação e atitudes positivas e corrretas em relação aos outros.The objective of this study is to verify if the teachers of the first Cycle of Basic Education and the childhood educators, in Portugal, consider the use of specific games to prevent bullying as pertinent. The study involved 276 first cycle teachers and 276 early childhood educators of both genders. The instrument used is a questionnaire inspired by Olweus (1989), although adapted by the author to the adult population of the study. Analysis of the results shows that most teachers and educators believe that it is pertinent to initiate bullying prevention during preschool education. One part knows at least one type of instrument or protocol to act in cases of bullying, in the institution where they work, and most defend the use of the playful nature of games as a preventive and sensitizing strategy in the early levels of formal education. The information obtained encourages the use of primary bullying prevention measures through the recreational dimension. When the game is well planned and tested, it is a tool that helps the developing of children's knowledge and skills, enabling them to gain autonomy and learn to respect the rules, providing moments of motivation, communication and positive and correct attitudes towards others.El objetivo de este estudio intenta comprobar si los profesores de primer ciclo de Enseñanza Básica de Portugal y educadores de infancia consideran pertinente el uso de juegos específicos para prevenir el bullying. En el estudio han participado 276 profesores de Primer Ciclo y 276 Educadores de Infancia de los dos géneros. El instrumento utilizado es un cuestionario inspirado en el de Olweus (1989), aunque adaptado por la autora a la población adulta del estudio. Del análisis de resultados se desprende que la mayoría de los profesores y educadores opina que es pertinente comenzar la prevención del bullying durante la enseñanza infantil. Una parte conoce algún tipo de instrumento o protocola de actuación para casos de bullying en el centro donde trabajan y la mayoría defiende el uso del carácter lúdico de los juegos como estrategia preventiva y sensibilizadora en los primeros niveles de educación formal. Las informaciones obtenidas animan el uso de medidas de prevención primaria del acoso escolar a través de la dimensión lúdica. Cuando el juego está bien planificado y testado constituye una herramienta que ayuda a desarrollar el conocimiento y habilidades de los niños permitiendo al mismo tiempo que adquieren autonomía y respeten las reglas, proporcionando momentos de motivación, comunicación y actitudes positivas y correctas ante los demás.Sociedad Iberoamericana de Pedagogía SocialBiblioteca Digital do IPBVaz, Cátia2021-07-07T09:12:56Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/23713porVaz, Cátia (2020). Jogos antibullying: a perceção dos professores e educadores portuguese. Pedagogía Social: Revista Interuniversitaria. ISSN 1139-1723. 35, 47-59.1989-974210.7179/PSRI_2020.35.04info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:53:03Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23713Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:14:40.717363Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O objetivo deste estudo procura verificar se os professores do primeiro ciclo da Educação Básica de Portugal e os educadores de infância consideram pertinente o uso de jogos específicos para prevenir o bullying. O estudo envolveu 276 professores do primeiro ciclo e 276 educadores da infância de ambos os sexos. O instrumento utilizado é um questionário inspirado no de Olweus (1989), embora adaptado pela autora à população adulta do estudo. A análise dos resultados mostra que a maioria dos professores e educadores acredita que é pertinente iniciar a prevenção do bullying durante a educação pré-escolar. Uma parte conhece algum tipo de instrumento ou protocolo para atuar em casos de bullying na instituição em que trabalha e a maioria defende o uso da natureza lúdica dos jogos como estratégia preventiva e sensibilizante nos primeiros níveis da educação formal. As informações obtidas incentivam o uso de medidas de prevenção primária do bullying através da dimensão recreativa. Quando o jogo é bem planeado e testado, é uma ferramenta que ajuda a desenvolver o conhecimento e as habilidades das crianças, permitindo-lhes adquirir autonomia e respeitar as regras, proporcionando momentos de motivação, comunicação e atitudes positivas e corrretas em relação aos outros. |
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