O desenvolvimento da linguagem oral no pré-escolar e no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Ana Daniela Simões
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/23920
Resumo: O presente estudo, de carácter investigativo, realizado para adquirir o grau de mestre em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, abordou questões relacionadas com o desenvolvimento da linguagem oral em crianças com três e seis anos de idade. Para isso, foram utilizados livros infantis, como recurso para compreender de que maneira é que a leitura e a sua exploração podem contribuir como incentivo para o desenvolvimento da linguagem oral. A primeira etapa que se constitui como um marco fundamental na vida de uma criança é a Educação Pré-escolar. Nesta fase deve proporcionar-se um contacto rico e facilitador de aprendizagens, para ajudar as crianças a desenvolverem-se integralmente. Daí que a importância do desenvolvimento da linguagem oral é fundamental. Esta investigação centrou-se em crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico porque estas são duas das etapas cruciais para a sua vida. Quando abordamos o desenvolvimento da linguagem oral, referimo-nos a um processo do qual vamos gradualmente adquirir capacidades linguísticas que nos possibilitam comunicar e interagir. Este crescimento deve ser estimulado pelo educador/professor e pelos pais, com a utilização de recursos, neste caso os livros infantis. Assim sendo, após a observação direta das crianças em contexto real, foram pensadas e executadas algumas propostas. Um dos objetivos desta investigação era também incluir os pais, de forma a perceber se estes são sensíveis a esta temática. Com este trabalho procuro melhorar a abordagem oral nas crianças de forma lúdica e atrativa. Assim as crianças construem competências, promovem a motivação para a formação da oralidade. Com a investigação realizada, concluo que ambos os grupos têm noções e hábitos de leitura e que usam como recurso os livros infantis na sua rotina. Outro ponto positivo neste relatório é que os pais inquiridos manifestaram preocupação com esta temática e que, de modo a incentivar mais os seus filhos, incutem nas crianças hábitos de leitura, formando assim futuros leitores.
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