A literatura infantil no pré-escolar e no 1º CEB: como abrir caminhos à imaginação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateiro, Vanessa Sofia Castro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/23144
Resumo: As histórias fazem parte da infância. A maioria das crianças adora escutar uma boa história, seja em que altura for. Antes de adormecer ou durante o dia, todas as alturas são ótimos pretextos para dar largas à imaginação e integrar a obra que escutam. Este Relatório Final irá centrar-se nessas duas temáticas: a Literatura Infantil e Juvenil e a imaginação. A minha breve investigação recaiu sobre aspetos relacionados com a Literatura Infantil e Juvenil, nomeadamente a sua importância, alguns indicadores que auxiliem na escolha de livros de qualidade e, ainda, alguns factos relacionados com as crianças, a leitura e os livros. Para além disto, irei expor algumas reflexões sobre as minhas experiências de estágio e a Literatura Infantil e Juvenil e apresentarei também as atividades que desenvolvi em contexto de Pré-Escolar e Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Resumidamente, irei comprovar que as crianças de Pré-Escolar são capazes de contar uma história sem que decifrem o código escrito. Também os alunos do Primeiro Ciclo do Ensino Básico estão aptos a dar largas à imaginação e criarem uma história através da leitura de imagens.
id RCAP_4d7d1c787097b590883ad34cac4e9ac9
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/23144
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A literatura infantil no pré-escolar e no 1º CEB: como abrir caminhos à imaginaçãoLiteratura InfantilLiteratura JuvenilImaginaçãoEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloAs histórias fazem parte da infância. A maioria das crianças adora escutar uma boa história, seja em que altura for. Antes de adormecer ou durante o dia, todas as alturas são ótimos pretextos para dar largas à imaginação e integrar a obra que escutam. Este Relatório Final irá centrar-se nessas duas temáticas: a Literatura Infantil e Juvenil e a imaginação. A minha breve investigação recaiu sobre aspetos relacionados com a Literatura Infantil e Juvenil, nomeadamente a sua importância, alguns indicadores que auxiliem na escolha de livros de qualidade e, ainda, alguns factos relacionados com as crianças, a leitura e os livros. Para além disto, irei expor algumas reflexões sobre as minhas experiências de estágio e a Literatura Infantil e Juvenil e apresentarei também as atividades que desenvolvi em contexto de Pré-Escolar e Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Resumidamente, irei comprovar que as crianças de Pré-Escolar são capazes de contar uma história sem que decifrem o código escrito. Também os alunos do Primeiro Ciclo do Ensino Básico estão aptos a dar largas à imaginação e criarem uma história através da leitura de imagens.Custódio, Pedro Balaus, 1964-Repositório ComumMateiro, Vanessa Sofia Castro2018-06-20T12:53:53Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/23144201925419porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:21Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/23144Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:11.030721Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A literatura infantil no pré-escolar e no 1º CEB: como abrir caminhos à imaginação
title A literatura infantil no pré-escolar e no 1º CEB: como abrir caminhos à imaginação
spellingShingle A literatura infantil no pré-escolar e no 1º CEB: como abrir caminhos à imaginação
Mateiro, Vanessa Sofia Castro
Literatura Infantil
Literatura Juvenil
Imaginação
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
title_short A literatura infantil no pré-escolar e no 1º CEB: como abrir caminhos à imaginação
title_full A literatura infantil no pré-escolar e no 1º CEB: como abrir caminhos à imaginação
title_fullStr A literatura infantil no pré-escolar e no 1º CEB: como abrir caminhos à imaginação
title_full_unstemmed A literatura infantil no pré-escolar e no 1º CEB: como abrir caminhos à imaginação
title_sort A literatura infantil no pré-escolar e no 1º CEB: como abrir caminhos à imaginação
author Mateiro, Vanessa Sofia Castro
author_facet Mateiro, Vanessa Sofia Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Custódio, Pedro Balaus, 1964-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateiro, Vanessa Sofia Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura Infantil
Literatura Juvenil
Imaginação
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
topic Literatura Infantil
Literatura Juvenil
Imaginação
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
description As histórias fazem parte da infância. A maioria das crianças adora escutar uma boa história, seja em que altura for. Antes de adormecer ou durante o dia, todas as alturas são ótimos pretextos para dar largas à imaginação e integrar a obra que escutam. Este Relatório Final irá centrar-se nessas duas temáticas: a Literatura Infantil e Juvenil e a imaginação. A minha breve investigação recaiu sobre aspetos relacionados com a Literatura Infantil e Juvenil, nomeadamente a sua importância, alguns indicadores que auxiliem na escolha de livros de qualidade e, ainda, alguns factos relacionados com as crianças, a leitura e os livros. Para além disto, irei expor algumas reflexões sobre as minhas experiências de estágio e a Literatura Infantil e Juvenil e apresentarei também as atividades que desenvolvi em contexto de Pré-Escolar e Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Resumidamente, irei comprovar que as crianças de Pré-Escolar são capazes de contar uma história sem que decifrem o código escrito. Também os alunos do Primeiro Ciclo do Ensino Básico estão aptos a dar largas à imaginação e criarem uma história através da leitura de imagens.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-20T12:53:53Z
2018-01-01T00:00:00Z
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/23144
201925419
url http://hdl.handle.net/10400.26/23144
identifier_str_mv 201925419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130025995272192