Cinema Lituano: formas e temáticas do cinema contemporâneo na fase de transição URSS/pós-URSS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Teresa Filipa Vitorino
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/32395
Resumo: O cinema lituano produzido durante os anos noventa é um caso exemplificativo do papel dos small cinemas no contexto do cinema europeu. Este caso providencia-nos pistas relativamente à função dos cinemas de pequenas nações enquanto tecnologias de memória cultural transnacionais, com o poder de promoção dos objectivos de inclusão da União Europeia. A análise da produção cinematográfica deste país, neste período, permite, ao mesmo tempo, detectar os problemas que os small cinemas enfrentaram - e ainda enfrentam -, tal como o tipo de estratégias desenvolvidas para lidar com eles. A criação de registos cinematográficos de acordo com as expectativas de formas e conteúdos do público-alvo pretendido, o público e os júris de selecção dos festivais de cinema - um dos principais meios de garantia de distribuição e exibição, tal como de produção de grande parte dos registos cinematográficos dos small cinemas -, é um dos exemplos. Nesse sentido, realça-se a procura pelo meio-termo entre a procura do exotismo do ‘outro’ e a necessidade de correspondência aos quadros de significação hegemónicos/ocidentais, utilizando formas e conteúdos que correspondam tanto à sua ligação ‘ocidental’ como às suas peculiaridades nacionais. No entanto, neste processo, a atenção para com as necessidades e expectativas do público local é significativamente desvalorizada: no caso lituano dos anos 90, as necessidades e expectativas do público, perante a situação de instabilidade social e política, foram, em grande parte, ignoradas pelos realizadores da “vaga de documentário poético”. Ao realizarem registos maioritariamente contemplativos, com formas e conteúdos que não correspondiam aos padrões e às exigências do público nacional, perderam a ligação ao público local, em prol do alcance do público ocidental e da possibilidade de financiamento do exterior. A problemática da concepção deste - tal como de outros - small cinemas enquanto cinemas nacionais ou transnacionais é levantada, tal como, consequentemente, a concepção deste cinema enquanto uma tecnologia da memória cultural. No caso lituano dos anos 90, é possível observar que, ainda que não seja possível classificá-lo enquanto um cinema nacional - pela perda do público local -, este small cinema apresentou, na época - e ainda nos nossos dias -, registos cuja função de transmissão e divulgação de memória cultural é evidente, mesmo que tal seja moldada para a receptividade ocidental - e de acordo com os seus padrões. Estes documentários demonstram características da memória cultural e da identidade nacional lituana e foram um dos primeiros ‘cartões de apresentação’ desta (re)novada nação, no panorama político e social ocidental, tendo, tal como outros small cinemas, a importância de possibilidade de contacto com as histórias, as memórias e as identidades que não pertencem ao discurso hegemónico ocidental.
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A análise da produção cinematográfica deste país, neste período, permite, ao mesmo tempo, detectar os problemas que os small cinemas enfrentaram - e ainda enfrentam -, tal como o tipo de estratégias desenvolvidas para lidar com eles. A criação de registos cinematográficos de acordo com as expectativas de formas e conteúdos do público-alvo pretendido, o público e os júris de selecção dos festivais de cinema - um dos principais meios de garantia de distribuição e exibição, tal como de produção de grande parte dos registos cinematográficos dos small cinemas -, é um dos exemplos. Nesse sentido, realça-se a procura pelo meio-termo entre a procura do exotismo do ‘outro’ e a necessidade de correspondência aos quadros de significação hegemónicos/ocidentais, utilizando formas e conteúdos que correspondam tanto à sua ligação ‘ocidental’ como às suas peculiaridades nacionais. No entanto, neste processo, a atenção para com as necessidades e expectativas do público local é significativamente desvalorizada: no caso lituano dos anos 90, as necessidades e expectativas do público, perante a situação de instabilidade social e política, foram, em grande parte, ignoradas pelos realizadores da “vaga de documentário poético”. Ao realizarem registos maioritariamente contemplativos, com formas e conteúdos que não correspondiam aos padrões e às exigências do público nacional, perderam a ligação ao público local, em prol do alcance do público ocidental e da possibilidade de financiamento do exterior. A problemática da concepção deste - tal como de outros - small cinemas enquanto cinemas nacionais ou transnacionais é levantada, tal como, consequentemente, a concepção deste cinema enquanto uma tecnologia da memória cultural. No caso lituano dos anos 90, é possível observar que, ainda que não seja possível classificá-lo enquanto um cinema nacional - pela perda do público local -, este small cinema apresentou, na época - e ainda nos nossos dias -, registos cuja função de transmissão e divulgação de memória cultural é evidente, mesmo que tal seja moldada para a receptividade ocidental - e de acordo com os seus padrões. Estes documentários demonstram características da memória cultural e da identidade nacional lituana e foram um dos primeiros ‘cartões de apresentação’ desta (re)novada nação, no panorama político e social ocidental, tendo, tal como outros small cinemas, a importância de possibilidade de contacto com as histórias, as memórias e as identidades que não pertencem ao discurso hegemónico ocidental.One of the cases that exemplifies the role of small cinemas in the context of european cinema is the lithuanian cinema produced in the 90s. This case provides us some clues regarding the small cinema’s function as transnational cultural memory technologies, with the power of promoting the inclusion goals set by the European Union. At the same time, the analysis of the cinematographic production of this country, in this period, allows us to see the problems that small cinemas had - and still have - to face, as well as the strategies that are developed to deal with them. The development of strategies that allow the creation of movies according to the expectations of forms and contents of their target audience, the public and the selection juris of film festivals, is one of the main examples. This way, the focues in on the achievement of a middle way between the search for the exotic in the ‘other’ and the need to comply to the hegemonic/western signification framework, using forms and contents that show their western connection and their national peculiarities. However, during this process, the focus on the needs and expectations of the local public is significantly lower: in the lithuanian case, the public showed some needs and expectations that were a result of the socially and politically unstable period in which they were living, that were largely ignored by the generation of ‘poetic documentaries’. By making films that were mainly contemplative and metaphorical, with forms and contents that didn’t correspond to the patterns and demands of the national public, they lost this public, on behalf of reaching western audiences and having foreign financial funding possibilities. The issue of the concept of this - as well as other - small cinemas as national cinemas is raised, as well as, consequently, the notion of this cinema as a technology of cultural memory. In the case of lithuanian cinema (in the 90s), it’s possible to see that, even though it can’t be categorized as a national cinema - due to the loss of the national audience -, it has shown, at that time - and even nowadays -, films whose function of transmitting and disclosing cultural memory is quite clear, even though it may be shaped for western receptivity - and according to its patterns. These documentaries show us features of the lithuanian cultural memory and national identity, and were one of the first ‘presentation cards’ of this (re)new(ed) nation, in the western political and social scene, having, as well as other small cinemas, the significance of allowing the contact with the histories, the memories and the identities that don’t belong to the western hegemonic discourse.Aparício, Maria IreneMedeiros, MargaridaRUNVieira, Teresa Filipa Vitorino2018-03-13T11:09:21Z2018-01-312017-07-312018-01-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/32395TID:201851776porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:18:01Zoai:run.unl.pt:10362/32395Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:29:51.346237Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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