Conceções e práticas dos educadores de infância e dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico acerca do ensino experimental das ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bretes, Susana Bandeira de Sacadura
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1824
Resumo: Relatório final apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_0ec299640a763a4c331ab5fef926e35c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1824
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conceções e práticas dos educadores de infância e dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico acerca do ensino experimental das ciênciasatividades práticas/experimentaisconceções e práticaseducação em ciênciasensino das ciênciaspractical/experimental activitiesconceptions and practiceseducation in sciencesteaching of sciencesRelatório final apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório reflete o percurso desenvolvido ao longo da prática pedagógica, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e descreve as aprendizagens adquiridas nos vários contextos de estágio da Prática de Ensino Supervisionada, dos quais a problemática do estudo em questão emerge. Com este estudo pretendeu-se descrever a natureza das conceções e práticas dos educadores de infância e dos professores do 1.º ciclo do ensino básico sobre o ensino das ciências e, em particular, sobre a realização de atividades práticas/experimentais. Pretendendo-se, especificamente, compreender a importância atribuída pelo educadores e professores à realização de atividades práticas/experimentais para o processo de ensino-aprendizagem e quais as principais dificuldades sentidas ao implementá-las. Para atingir os objetivos recorreu-se a uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, o estudo de caso, e utilizou-se o questionário como instrumento de recolha de dados. Neste estudo participaram quatro educadoras e 14 professores do 1.º ciclo do ensino básico, pertencentes a um agrupamento de escolas, situado no concelho de Santarém. Os resultados desta pesquisa indicam que os profissionais de educação valorizam o ensino experimental das ciências no processo de ensino-aprendizagem. Contudo, os participantes apontam algumas dificuldades sentidas que limitam a implementação das atividades práticas/experimentais.The present report reflects the journey throughout the pedagogical practice, within the Masters in Preschool and 1st Cycle of Basic Education, and describes the knowledge obtained in the different contexts of the internship of Practice of Supervised Education, on which the problematic of the study in question emerges. The aim of this study was to describe the nature of the concepts and practices of early childhood educators and primary school teachers regarding science teaching. Particularly, about of practical/experimental activities. Specifically, it intends to understand the importance given by educators and teachers to practical/experimental activities and to identify the main difficulties experienced when implementing them in classroom. To achieve the objectives, it was chosen a qualitative methodologic approach: case study. The questionnaire was used as an instrument to collect data. Four educators and 14 teachers of 1st Cycle of Basic Education participated in this study. All participants involved worked in the same school group, located in Santarém. The results of this research indicate that educational professionals value the experimental teaching of science in the teaching-learning process. However, the participants point out some perceived difficulties that limit the implementation of practical/experimental activities.Correia, MarisaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémBretes, Susana Bandeira de Sacadura2017-08-11T15:18:10Z2017-06-292017-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1824TID:201726602porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:04Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1824Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:01.296358Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conceções e práticas dos educadores de infância e dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico acerca do ensino experimental das ciências
title Conceções e práticas dos educadores de infância e dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico acerca do ensino experimental das ciências
spellingShingle Conceções e práticas dos educadores de infância e dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico acerca do ensino experimental das ciências
Bretes, Susana Bandeira de Sacadura
atividades práticas/experimentais
conceções e práticas
educação em ciências
ensino das ciências
practical/experimental activities
conceptions and practices
education in sciences
teaching of sciences
title_short Conceções e práticas dos educadores de infância e dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico acerca do ensino experimental das ciências
title_full Conceções e práticas dos educadores de infância e dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico acerca do ensino experimental das ciências
title_fullStr Conceções e práticas dos educadores de infância e dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico acerca do ensino experimental das ciências
title_full_unstemmed Conceções e práticas dos educadores de infância e dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico acerca do ensino experimental das ciências
title_sort Conceções e práticas dos educadores de infância e dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico acerca do ensino experimental das ciências
author Bretes, Susana Bandeira de Sacadura
author_facet Bretes, Susana Bandeira de Sacadura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Marisa
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Bretes, Susana Bandeira de Sacadura
dc.subject.por.fl_str_mv atividades práticas/experimentais
conceções e práticas
educação em ciências
ensino das ciências
practical/experimental activities
conceptions and practices
education in sciences
teaching of sciences
topic atividades práticas/experimentais
conceções e práticas
educação em ciências
ensino das ciências
practical/experimental activities
conceptions and practices
education in sciences
teaching of sciences
description Relatório final apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-11T15:18:10Z
2017-06-29
2017-06-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1824
TID:201726602
url http://hdl.handle.net/10400.15/1824
identifier_str_mv TID:201726602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137030335102976