Conceções alternativas acerca do ar em alunos do 5.° ano de escolaridade: a importância das atividades práticas para a sua desconstrução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Ana Cíntia de Rezende
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16765
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_82af9418c2680ac31df88e349baacba9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16765
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conceções alternativas acerca do ar em alunos do 5.° ano de escolaridade: a importância das atividades práticas para a sua desconstruçãoConceções alternativasPropriedades do arConstituintes do arAtividades práticasMudança conceptualAlternative conceptionsProperties of airConstituents of airPractical activitiesConceptual changeRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Na primeira parte, é realizada uma breve descrição da prática pedagógica desenvolvida em contexto de estágio, em 1.º e 2.º CEB, seguindo-se uma análise comparativa entre as duas intervenções, de modo reflexivo e fundamentado. Na segunda parte do relatório, é apresentado o estudo empírico levado a cabo durante a intervenção em 2.º CEB, numa das turmas de 5.º ano de escolaridade, intitulado Conceções Alternativas acerca do ar em alunos do 5.° ano de escolaridade: a importância das atividades práticas para a sua desconstrução. Este estudo, em que participaram 19 alunos de uma turma de 5.º ano, com idades compreendidas entre os dez e os onze anos, teve como finalidade a identificação das conceções alternativas dos alunos sobre as propriedades e constituintes do ar, antes e após a sua abordagem formal, com recurso a atividades práticas, e como estas permitiram ou facilitaram a sua ultrapassagem. Metodologicamente, a investigação caracteriza-se pelo seu caráter misto, de natureza quantitativa e qualitativa, cujos dados foram recolhidos por meio de um questionário, antes e após a intervenção, assim como na análise das produções dos alunos. Os resultados da investigação permitiram identificar as conceções alternativas dos alunos sobre o ar, bem como a sua evolução, ao longo da prática. Além disso, verificou-se que as atividades práticas mostraram alguma eficácia para a desconstrução de conceções alternativas sobre o ar.This report emerges within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II of the Master's Degree in Teaching for the 1st Cycle of Primary Education and Mathematics and Natural Sciences for the 2nd Cycle of Primary Education. The first part provides a brief description of the pedagogical practice developed during the internship in the 1st and 2nd Cycle of Primary Education, followed by a reflective and well-founded comparative analysis between the two interventions. The second part of the report presents the empirical study carried out during the intervention in the 2nd Cycle of Primary Education, specifically in one of the 5th-grade classes, entitled "Alternative Conceptions about air in 5th-grade students: the importance of practical activities for their deconstruction". This study involved nineteen students, aged between ten and eleven years old, with the aim of identifying the students' alternative conceptions about the properties and constituents of air before and after their formal approach, using practical activities, and how these activities enabled or facilitated their overcoming. Methodologically, the research is characterized by its mixed nature, combining quantitative and qualitative approaches. Data was collected through a questionnaire administered before and after the intervention, as well as through the analysis of students' productions. The research results allowed for the identification of the students' alternative conceptions about air, as well as their evolution throughout the practice. Additionally, it was found that the practical activities showed some effectiveness in deconstructing alternative conceptions about air.Maurício, PauloRCIPLGouveia, Ana Cíntia de Rezende2024-01-04T14:55:28Z2023-07-172023-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16765TID:203373880porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-10T02:18:33Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16765Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:31:13.237656Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conceções alternativas acerca do ar em alunos do 5.° ano de escolaridade: a importância das atividades práticas para a sua desconstrução
title Conceções alternativas acerca do ar em alunos do 5.° ano de escolaridade: a importância das atividades práticas para a sua desconstrução
spellingShingle Conceções alternativas acerca do ar em alunos do 5.° ano de escolaridade: a importância das atividades práticas para a sua desconstrução
Gouveia, Ana Cíntia de Rezende
Conceções alternativas
Propriedades do ar
Constituintes do ar
Atividades práticas
Mudança conceptual
Alternative conceptions
Properties of air
Constituents of air
Practical activities
Conceptual change
title_short Conceções alternativas acerca do ar em alunos do 5.° ano de escolaridade: a importância das atividades práticas para a sua desconstrução
title_full Conceções alternativas acerca do ar em alunos do 5.° ano de escolaridade: a importância das atividades práticas para a sua desconstrução
title_fullStr Conceções alternativas acerca do ar em alunos do 5.° ano de escolaridade: a importância das atividades práticas para a sua desconstrução
title_full_unstemmed Conceções alternativas acerca do ar em alunos do 5.° ano de escolaridade: a importância das atividades práticas para a sua desconstrução
title_sort Conceções alternativas acerca do ar em alunos do 5.° ano de escolaridade: a importância das atividades práticas para a sua desconstrução
author Gouveia, Ana Cíntia de Rezende
author_facet Gouveia, Ana Cíntia de Rezende
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maurício, Paulo
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, Ana Cíntia de Rezende
dc.subject.por.fl_str_mv Conceções alternativas
Propriedades do ar
Constituintes do ar
Atividades práticas
Mudança conceptual
Alternative conceptions
Properties of air
Constituents of air
Practical activities
Conceptual change
topic Conceções alternativas
Propriedades do ar
Constituintes do ar
Atividades práticas
Mudança conceptual
Alternative conceptions
Properties of air
Constituents of air
Practical activities
Conceptual change
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-17
2023-07-17T00:00:00Z
2024-01-04T14:55:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16765
TID:203373880
url http://hdl.handle.net/10400.21/16765
identifier_str_mv TID:203373880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136793864437760