Educação sexual em contexto escolar. Conceções e práticas dos professores do 2º Ciclo do Ensino Básico

Bibliographic Details
Main Author: Ávila, Joana Isabel Borba
Publication Date: 2018
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10400.15/2203
Summary: Relatório Final apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_3771b97dbf316520ac46299cd2f143f9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2203
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação sexual em contexto escolar. Conceções e práticas dos professores do 2º Ciclo do Ensino Básicoeducação sexualsexualidadeconceçõesprática de ensinosexual educationsexualityconceptionsteaching practiceRelatório Final apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo e do 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente Relatório Final “Educação Sexual em contexto escolar. Conceções e práticas dos professores do 2º Ciclo do Ensino Básico”, foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Foca diversas experiências, trabalhos e atividades desenvolvidos nos estágios em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, que contribuíram para a minha formação profissional. Além disso, contempla uma componente investigativa. A questão-problema que aqui se coloca surgiu a partir do meu interesse pessoal em conhecer a forma como a temática da Educação Sexual é abordada nos estabelecimentos de ensino do 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como as conceções dos professores acerca do tema. Este trabalho contempla um estudo de caso que visa uma melhor compreensão da forma como os professores de 2º Ciclo percecionam a Educação Sexual em contexto escolar, bem como a forma como abordam esse assunto nos respetivos estabelecimentos de ensino. Para tal, foram delineados três objetivos principais a atingir com a sua concretização: (1) conhecer as conceções de professores de 2º ciclo relativamente à Educação Sexual em meio escolar; (2) identificar e caracterizar atividades desenvolvidas no âmbito da Educação Sexual em meio escolar; (3) identificar o tipo de formação específica nesta área dos professores em estudo. Para tal, foram aplicados inquéritos por questionário a três professores de 2º Ciclo do Ensino Básico. Após uma análise das respostas dadas pelos participantes, conclui-se que existem atitudes positivas por parte dos professores em relação à abordagem ao tema da Educação Sexual. No entanto, a sua abordagem em contexto escolar é ainda muito limitada em variados aspetos, nomeadamente na escassez de recursos e de tempo e no próprio à vontade dos docentes para o fazerem. Ainda, todos os professores consideraram possuir formação suficiente para a abordagem deste tópico e as atividades que mais implementam nesse sentido são os debates.This Final Report “Sexual Education in a school context. Conceptions and practices of teachers of the 2nd Cycle of Basic Education”, emerged from the Masters in Teaching of the 1st and 2nd Cycles of Basic Education. It focuses on various experiences, works and activities developed in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education, which contributed to my professional training. In addition, it includes a research component. The problem issue arises from my personal interest in knowing the way this subject is approached in the establishments of education of the 2nd Cycle of Basic Education as well as the conceptions of the teachers on the subject. This paper considers a case study that aims at a better understanding of the way in which 2nd cycle teachers perceive sexual education in a school context, as well as the way they approach this subject in their respective educational establishments. To achieve this, three main objectives have been outlined: (1) to know the concepts of 2nd cycle teachers regarding sexual education in schools; (2) identify and characterize activities developed within the scope of sexual education in school settings; (3) identify the type of specific training in this area of the teachers under study. For this, questionnaire surveys were applied to three teachers from the 2nd Cycle of Basic Education. After an analysis of the answers given by the participants, I can conclude that there are very positive attitudes on the part of teachers regarding the subject of Sexual Education. However, their approach in the school context is still very limited, in particular the scarcity of resources and time, and the teachers' own willingness to do so. Moreover, all teachers considered that they had sufficient training to approach this topic and the activities that they most implement in this sense are the debates.Cavadas, BentoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémÁvila, Joana Isabel Borba2018-05-10T12:40:26Z2018-03-262018-03-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2203TID:201896907por201896907info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:57Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2203Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:19.902566Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação sexual em contexto escolar. Conceções e práticas dos professores do 2º Ciclo do Ensino Básico
title Educação sexual em contexto escolar. Conceções e práticas dos professores do 2º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Educação sexual em contexto escolar. Conceções e práticas dos professores do 2º Ciclo do Ensino Básico
Ávila, Joana Isabel Borba
educação sexual
sexualidade
conceções
prática de ensino
sexual education
sexuality
conceptions
teaching practice
title_short Educação sexual em contexto escolar. Conceções e práticas dos professores do 2º Ciclo do Ensino Básico
title_full Educação sexual em contexto escolar. Conceções e práticas dos professores do 2º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Educação sexual em contexto escolar. Conceções e práticas dos professores do 2º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Educação sexual em contexto escolar. Conceções e práticas dos professores do 2º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Educação sexual em contexto escolar. Conceções e práticas dos professores do 2º Ciclo do Ensino Básico
author Ávila, Joana Isabel Borba
author_facet Ávila, Joana Isabel Borba
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavadas, Bento
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Ávila, Joana Isabel Borba
dc.subject.por.fl_str_mv educação sexual
sexualidade
conceções
prática de ensino
sexual education
sexuality
conceptions
teaching practice
topic educação sexual
sexualidade
conceções
prática de ensino
sexual education
sexuality
conceptions
teaching practice
description Relatório Final apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-10T12:40:26Z
2018-03-26
2018-03-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2203
TID:201896907
url http://hdl.handle.net/10400.15/2203
identifier_str_mv TID:201896907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201896907
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137032833859584