Arte e imaginação poética na educação das crianças pequenas – reflexões sobre o projeto Arte no Muro (NDI/MEN/CED/UFSC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alessandra Mara Rotta de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lerina, Gilberto Lopes, Broering, Vania Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12026
Resumo: Esta comunicação perspectiva ampliar as reflexões sobre a construção de práticas pedagógicas que reconheçam e valorizem as poéticas infantis no campo das artes plásticas no cotidiano da educação das crianças em contextos de Educação Infantil. O trabalho vincula-se à pesquisa realizada no campo da Educação intitulada ―Encontros Poéticos: as experiências de criação artística das crianças na Educação Infantil em diálogo com a arte contemporânea‖ e apresenta um conjunto de proposições pedagógicas engendradas no projeto de extensão ―Arte no Muro: uma tela a céu aberto (NDI/MEN/CED/UFSC)‖. A partir dos aportes teóricos da arte, da Filosofia, da Educação e da Pedagogia da Infância, apresentamos e discutimos práticas pedagógicas desenvolvidas a céu aberto, visando ao fortalecimento da imaginação, a expansão do corpo sensível e da criação poética das crianças pequenas – com idades entre dois anos e dois anos e onze meses – no encontro com a materialidade terra. Ao falarmos na construção de práticas pedagógicas, defendemos que estas sejam pautadas numa imagem de criança potencialmente rica, social, corpórea, cultural e sensível; guiada e constituída nas e pelas experiências lúdicas e imaginativas que emergem de seus encontros com o outro e as materialidades que compõem o mundo. Ao mesmo tempo, compreendemos o espaço para a criação plástica para além da sala ou de um ateliê. Diante do trabalho desenvolvido, apontamos para a necessidade e a potência da incorporação de materialidades naturais na educação das crianças pequenas, assim como de espaços que abriguem e impulsionem as experimentações e poéticas das crianças em creche e pré-escolas.
id RCAP_0ec68055f00ba268dddd031ce3b73bea
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12026
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Arte e imaginação poética na educação das crianças pequenas – reflexões sobre o projeto Arte no Muro (NDI/MEN/CED/UFSC)ArteEducaçãoCrianças pequenasArtEducationYoung childrenEsta comunicação perspectiva ampliar as reflexões sobre a construção de práticas pedagógicas que reconheçam e valorizem as poéticas infantis no campo das artes plásticas no cotidiano da educação das crianças em contextos de Educação Infantil. O trabalho vincula-se à pesquisa realizada no campo da Educação intitulada ―Encontros Poéticos: as experiências de criação artística das crianças na Educação Infantil em diálogo com a arte contemporânea‖ e apresenta um conjunto de proposições pedagógicas engendradas no projeto de extensão ―Arte no Muro: uma tela a céu aberto (NDI/MEN/CED/UFSC)‖. A partir dos aportes teóricos da arte, da Filosofia, da Educação e da Pedagogia da Infância, apresentamos e discutimos práticas pedagógicas desenvolvidas a céu aberto, visando ao fortalecimento da imaginação, a expansão do corpo sensível e da criação poética das crianças pequenas – com idades entre dois anos e dois anos e onze meses – no encontro com a materialidade terra. Ao falarmos na construção de práticas pedagógicas, defendemos que estas sejam pautadas numa imagem de criança potencialmente rica, social, corpórea, cultural e sensível; guiada e constituída nas e pelas experiências lúdicas e imaginativas que emergem de seus encontros com o outro e as materialidades que compõem o mundo. Ao mesmo tempo, compreendemos o espaço para a criação plástica para além da sala ou de um ateliê. Diante do trabalho desenvolvido, apontamos para a necessidade e a potência da incorporação de materialidades naturais na educação das crianças pequenas, assim como de espaços que abriguem e impulsionem as experimentações e poéticas das crianças em creche e pré-escolas.The purpose of this paper is to expand reflections on the construction of pedagogical practices that recognize and value early childhood poetics in the field of the arts in the context of daily early childhood education. The work is related to a study conducted in the field of education entitled ―Poetic Encounters: Experiences of artistic creation of children in early childhood education in dialog with contemporary art‖ and presents a group of pedagogical proposals engendered in the extension Project ―Art on the Wall: an outdoor canvas (NDI/MEN/CED/UFSC)‖. Using theoretical supports from art, philosophy, education and early childhood pedagogy, we present and discuss pedagogical practices undertaken outdoors, aimed at strengthening the imagination, the expansion of the sensitive body and the poetic creation of small children – from two to two years and eleven months – in a meeting with the materiality Earth. By speaking of the construction of pedagogical practices, we defend that they be based on an image of children that is potentially rich, social, corporal, cultural and sensitive; guided and constituted in and by ludic and imaginative experiences that emerge from their encounters with the other and the materialities that compose the world. We understand the space for artistic creation beyond the classroom or studio. Considering the work conducted, we point to the need and potential for incorporation of natural materialities in the education of young children, as well as spaces that can harbor and stimulate the experimentations and poetics of children in early childhood education.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos EducacionaisRCIPLOliveira, Alessandra Mara Rotta deLerina, Gilberto LopesBroering, Vania Maria2020-07-09T13:53:02Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12026porOliveira, A., Lerina, G., Broering, V. (2016) Arte e imaginação poética na educação das crianças pequenas – reflexões sobre o projeto Arte no Muro (NDI/MEN/CED/UFSC) in T., Pereira, A., A. Almeida, N., Vieira, M., C. Loureiro. Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação. (47-58) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.978-989-95733-7-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:04:10Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12026Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:11.810874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Arte e imaginação poética na educação das crianças pequenas – reflexões sobre o projeto Arte no Muro (NDI/MEN/CED/UFSC)
title Arte e imaginação poética na educação das crianças pequenas – reflexões sobre o projeto Arte no Muro (NDI/MEN/CED/UFSC)
spellingShingle Arte e imaginação poética na educação das crianças pequenas – reflexões sobre o projeto Arte no Muro (NDI/MEN/CED/UFSC)
Oliveira, Alessandra Mara Rotta de
Arte
Educação
Crianças pequenas
Art
Education
Young children
title_short Arte e imaginação poética na educação das crianças pequenas – reflexões sobre o projeto Arte no Muro (NDI/MEN/CED/UFSC)
title_full Arte e imaginação poética na educação das crianças pequenas – reflexões sobre o projeto Arte no Muro (NDI/MEN/CED/UFSC)
title_fullStr Arte e imaginação poética na educação das crianças pequenas – reflexões sobre o projeto Arte no Muro (NDI/MEN/CED/UFSC)
title_full_unstemmed Arte e imaginação poética na educação das crianças pequenas – reflexões sobre o projeto Arte no Muro (NDI/MEN/CED/UFSC)
title_sort Arte e imaginação poética na educação das crianças pequenas – reflexões sobre o projeto Arte no Muro (NDI/MEN/CED/UFSC)
author Oliveira, Alessandra Mara Rotta de
author_facet Oliveira, Alessandra Mara Rotta de
Lerina, Gilberto Lopes
Broering, Vania Maria
author_role author
author2 Lerina, Gilberto Lopes
Broering, Vania Maria
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Alessandra Mara Rotta de
Lerina, Gilberto Lopes
Broering, Vania Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Educação
Crianças pequenas
Art
Education
Young children
topic Arte
Educação
Crianças pequenas
Art
Education
Young children
description Esta comunicação perspectiva ampliar as reflexões sobre a construção de práticas pedagógicas que reconheçam e valorizem as poéticas infantis no campo das artes plásticas no cotidiano da educação das crianças em contextos de Educação Infantil. O trabalho vincula-se à pesquisa realizada no campo da Educação intitulada ―Encontros Poéticos: as experiências de criação artística das crianças na Educação Infantil em diálogo com a arte contemporânea‖ e apresenta um conjunto de proposições pedagógicas engendradas no projeto de extensão ―Arte no Muro: uma tela a céu aberto (NDI/MEN/CED/UFSC)‖. A partir dos aportes teóricos da arte, da Filosofia, da Educação e da Pedagogia da Infância, apresentamos e discutimos práticas pedagógicas desenvolvidas a céu aberto, visando ao fortalecimento da imaginação, a expansão do corpo sensível e da criação poética das crianças pequenas – com idades entre dois anos e dois anos e onze meses – no encontro com a materialidade terra. Ao falarmos na construção de práticas pedagógicas, defendemos que estas sejam pautadas numa imagem de criança potencialmente rica, social, corpórea, cultural e sensível; guiada e constituída nas e pelas experiências lúdicas e imaginativas que emergem de seus encontros com o outro e as materialidades que compõem o mundo. Ao mesmo tempo, compreendemos o espaço para a criação plástica para além da sala ou de um ateliê. Diante do trabalho desenvolvido, apontamos para a necessidade e a potência da incorporação de materialidades naturais na educação das crianças pequenas, assim como de espaços que abriguem e impulsionem as experimentações e poéticas das crianças em creche e pré-escolas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2020-07-09T13:53:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/12026
url http://hdl.handle.net/10400.21/12026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira, A., Lerina, G., Broering, V. (2016) Arte e imaginação poética na educação das crianças pequenas – reflexões sobre o projeto Arte no Muro (NDI/MEN/CED/UFSC) in T., Pereira, A., A. Almeida, N., Vieira, M., C. Loureiro. Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação. (47-58) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.
978-989-95733-7-6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133470181556224