Satisfação docente e discente nos regimes presencial e a distância : estudo comparativo no contexto do Ensino Superior Politécnico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/1378 |
Resumo: | Este artigo incide sobre a temática da satisfação dos estudantes e docentes do ensino superior, numa perspetiva comparativa da análise entre os regimes presencial e a distância. Através de um estudo de matriz quantitativa, de teor descritivo-correlacional, procura-se saber (i) quais os elementos que mais contribuem para a satisfação discente em ambos regimes e quais as diferenças encontradas nos dois, (ii) que fatores mais significativamente concorrem para a satisfação docente e que diferenças se registam entre as duas metodologias e (iii) de que modo se correlaciona a satisfação de estudantes e docentes. Os resultados encontrados evidenciam índices favoráveis de satisfação discente nos dois regimes, não se assinalando diferenças significativas entre os mesmos. As dimensões em que se verificaram índices mais elevados de satisfação global foram, no regime presencial, ‘infraestruturas tecnológicas’ e ‘corpo docente e tutores e, no regime a distância, ‘conteúdos’ e ‘serviços de apoio’. Por sua vez, o índice de satisfação mais reduzido recaiu sobre a dimensão ‘sistema de avaliação’, em ambos os regimes. Os docentes experienciam níveis moderados de satisfação, sobretudo em associação à subescala ‘instrutor’. Crê-se que as diversas Instituições de Ensino Superior que têm implementado iniciativas de Ensino a Distância podem beneficiar das sugestões veiculadas nas conclusões do estudo, as quais se pretende que contribuam para o aperfeiçoamento da oferta de cursos desta modalidade no contexto português. |
id |
RCAP_0ecae89b66a35deaaa3edd702989e693 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1378 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Satisfação docente e discente nos regimes presencial e a distância : estudo comparativo no contexto do Ensino Superior PolitécnicoSatisfaçãoProfessoresEstudantesEnsino presencialEnsino a distânciaEste artigo incide sobre a temática da satisfação dos estudantes e docentes do ensino superior, numa perspetiva comparativa da análise entre os regimes presencial e a distância. Através de um estudo de matriz quantitativa, de teor descritivo-correlacional, procura-se saber (i) quais os elementos que mais contribuem para a satisfação discente em ambos regimes e quais as diferenças encontradas nos dois, (ii) que fatores mais significativamente concorrem para a satisfação docente e que diferenças se registam entre as duas metodologias e (iii) de que modo se correlaciona a satisfação de estudantes e docentes. Os resultados encontrados evidenciam índices favoráveis de satisfação discente nos dois regimes, não se assinalando diferenças significativas entre os mesmos. As dimensões em que se verificaram índices mais elevados de satisfação global foram, no regime presencial, ‘infraestruturas tecnológicas’ e ‘corpo docente e tutores e, no regime a distância, ‘conteúdos’ e ‘serviços de apoio’. Por sua vez, o índice de satisfação mais reduzido recaiu sobre a dimensão ‘sistema de avaliação’, em ambos os regimes. Os docentes experienciam níveis moderados de satisfação, sobretudo em associação à subescala ‘instrutor’. Crê-se que as diversas Instituições de Ensino Superior que têm implementado iniciativas de Ensino a Distância podem beneficiar das sugestões veiculadas nas conclusões do estudo, as quais se pretende que contribuam para o aperfeiçoamento da oferta de cursos desta modalidade no contexto português.IC-OnlineChagas, Laura ValaPedro, Neuza2015-05-21T13:12:34Z20142015-05-16T10:38:28Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1378porChagas, Laura Vala; Pedro, Neuza. Satisfação docente e discente nos regimes presencial e a distância: estudo comparativo no contexto do Ensino Superior Politécnico, Indagatio Didactica, 6, 4, 132-150, 2014.1647-3582info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:42:57Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1378Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:01.938766Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Satisfação docente e discente nos regimes presencial e a distância : estudo comparativo no contexto do Ensino Superior Politécnico |
title |
Satisfação docente e discente nos regimes presencial e a distância : estudo comparativo no contexto do Ensino Superior Politécnico |
spellingShingle |
Satisfação docente e discente nos regimes presencial e a distância : estudo comparativo no contexto do Ensino Superior Politécnico Chagas, Laura Vala Satisfação Professores Estudantes Ensino presencial Ensino a distância |
title_short |
Satisfação docente e discente nos regimes presencial e a distância : estudo comparativo no contexto do Ensino Superior Politécnico |
title_full |
Satisfação docente e discente nos regimes presencial e a distância : estudo comparativo no contexto do Ensino Superior Politécnico |
title_fullStr |
Satisfação docente e discente nos regimes presencial e a distância : estudo comparativo no contexto do Ensino Superior Politécnico |
title_full_unstemmed |
Satisfação docente e discente nos regimes presencial e a distância : estudo comparativo no contexto do Ensino Superior Politécnico |
title_sort |
Satisfação docente e discente nos regimes presencial e a distância : estudo comparativo no contexto do Ensino Superior Politécnico |
author |
Chagas, Laura Vala |
author_facet |
Chagas, Laura Vala Pedro, Neuza |
author_role |
author |
author2 |
Pedro, Neuza |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chagas, Laura Vala Pedro, Neuza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação Professores Estudantes Ensino presencial Ensino a distância |
topic |
Satisfação Professores Estudantes Ensino presencial Ensino a distância |
description |
Este artigo incide sobre a temática da satisfação dos estudantes e docentes do ensino superior, numa perspetiva comparativa da análise entre os regimes presencial e a distância. Através de um estudo de matriz quantitativa, de teor descritivo-correlacional, procura-se saber (i) quais os elementos que mais contribuem para a satisfação discente em ambos regimes e quais as diferenças encontradas nos dois, (ii) que fatores mais significativamente concorrem para a satisfação docente e que diferenças se registam entre as duas metodologias e (iii) de que modo se correlaciona a satisfação de estudantes e docentes. Os resultados encontrados evidenciam índices favoráveis de satisfação discente nos dois regimes, não se assinalando diferenças significativas entre os mesmos. As dimensões em que se verificaram índices mais elevados de satisfação global foram, no regime presencial, ‘infraestruturas tecnológicas’ e ‘corpo docente e tutores e, no regime a distância, ‘conteúdos’ e ‘serviços de apoio’. Por sua vez, o índice de satisfação mais reduzido recaiu sobre a dimensão ‘sistema de avaliação’, em ambos os regimes. Os docentes experienciam níveis moderados de satisfação, sobretudo em associação à subescala ‘instrutor’. Crê-se que as diversas Instituições de Ensino Superior que têm implementado iniciativas de Ensino a Distância podem beneficiar das sugestões veiculadas nas conclusões do estudo, as quais se pretende que contribuam para o aperfeiçoamento da oferta de cursos desta modalidade no contexto português. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2015-05-21T13:12:34Z 2015-05-16T10:38:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/1378 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/1378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Chagas, Laura Vala; Pedro, Neuza. Satisfação docente e discente nos regimes presencial e a distância: estudo comparativo no contexto do Ensino Superior Politécnico, Indagatio Didactica, 6, 4, 132-150, 2014. 1647-3582 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136956687319040 |