Satisfação docente e discente nos regimes presencial e a distância : estudo comparativo no contexto do Ensino Superior Politécnico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Laura Vala
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pedro, Neuza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/1378
Resumo: Este artigo incide sobre a temática da satisfação dos estudantes e docentes do ensino superior, numa perspetiva comparativa da análise entre os regimes presencial e a distância. Através de um estudo de matriz quantitativa, de teor descritivo-correlacional, procura-se saber (i) quais os elementos que mais contribuem para a satisfação discente em ambos regimes e quais as diferenças encontradas nos dois, (ii) que fatores mais significativamente concorrem para a satisfação docente e que diferenças se registam entre as duas metodologias e (iii) de que modo se correlaciona a satisfação de estudantes e docentes. Os resultados encontrados evidenciam índices favoráveis de satisfação discente nos dois regimes, não se assinalando diferenças significativas entre os mesmos. As dimensões em que se verificaram índices mais elevados de satisfação global foram, no regime presencial, ‘infraestruturas tecnológicas’ e ‘corpo docente e tutores e, no regime a distância, ‘conteúdos’ e ‘serviços de apoio’. Por sua vez, o índice de satisfação mais reduzido recaiu sobre a dimensão ‘sistema de avaliação’, em ambos os regimes. Os docentes experienciam níveis moderados de satisfação, sobretudo em associação à subescala ‘instrutor’. Crê-se que as diversas Instituições de Ensino Superior que têm implementado iniciativas de Ensino a Distância podem beneficiar das sugestões veiculadas nas conclusões do estudo, as quais se pretende que contribuam para o aperfeiçoamento da oferta de cursos desta modalidade no contexto português.
id RCAP_0ecae89b66a35deaaa3edd702989e693
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1378
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Satisfação docente e discente nos regimes presencial e a distância : estudo comparativo no contexto do Ensino Superior PolitécnicoSatisfaçãoProfessoresEstudantesEnsino presencialEnsino a distânciaEste artigo incide sobre a temática da satisfação dos estudantes e docentes do ensino superior, numa perspetiva comparativa da análise entre os regimes presencial e a distância. Através de um estudo de matriz quantitativa, de teor descritivo-correlacional, procura-se saber (i) quais os elementos que mais contribuem para a satisfação discente em ambos regimes e quais as diferenças encontradas nos dois, (ii) que fatores mais significativamente concorrem para a satisfação docente e que diferenças se registam entre as duas metodologias e (iii) de que modo se correlaciona a satisfação de estudantes e docentes. Os resultados encontrados evidenciam índices favoráveis de satisfação discente nos dois regimes, não se assinalando diferenças significativas entre os mesmos. As dimensões em que se verificaram índices mais elevados de satisfação global foram, no regime presencial, ‘infraestruturas tecnológicas’ e ‘corpo docente e tutores e, no regime a distância, ‘conteúdos’ e ‘serviços de apoio’. Por sua vez, o índice de satisfação mais reduzido recaiu sobre a dimensão ‘sistema de avaliação’, em ambos os regimes. Os docentes experienciam níveis moderados de satisfação, sobretudo em associação à subescala ‘instrutor’. Crê-se que as diversas Instituições de Ensino Superior que têm implementado iniciativas de Ensino a Distância podem beneficiar das sugestões veiculadas nas conclusões do estudo, as quais se pretende que contribuam para o aperfeiçoamento da oferta de cursos desta modalidade no contexto português.IC-OnlineChagas, Laura ValaPedro, Neuza2015-05-21T13:12:34Z20142015-05-16T10:38:28Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1378porChagas, Laura Vala; Pedro, Neuza. Satisfação docente e discente nos regimes presencial e a distância: estudo comparativo no contexto do Ensino Superior Politécnico, Indagatio Didactica, 6, 4, 132-150, 2014.1647-3582info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:42:57Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1378Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:01.938766Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação docente e discente nos regimes presencial e a distância : estudo comparativo no contexto do Ensino Superior Politécnico
title Satisfação docente e discente nos regimes presencial e a distância : estudo comparativo no contexto do Ensino Superior Politécnico
spellingShingle Satisfação docente e discente nos regimes presencial e a distância : estudo comparativo no contexto do Ensino Superior Politécnico
Chagas, Laura Vala
Satisfação
Professores
Estudantes
Ensino presencial
Ensino a distância
title_short Satisfação docente e discente nos regimes presencial e a distância : estudo comparativo no contexto do Ensino Superior Politécnico
title_full Satisfação docente e discente nos regimes presencial e a distância : estudo comparativo no contexto do Ensino Superior Politécnico
title_fullStr Satisfação docente e discente nos regimes presencial e a distância : estudo comparativo no contexto do Ensino Superior Politécnico
title_full_unstemmed Satisfação docente e discente nos regimes presencial e a distância : estudo comparativo no contexto do Ensino Superior Politécnico
title_sort Satisfação docente e discente nos regimes presencial e a distância : estudo comparativo no contexto do Ensino Superior Politécnico
author Chagas, Laura Vala
author_facet Chagas, Laura Vala
Pedro, Neuza
author_role author
author2 Pedro, Neuza
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas, Laura Vala
Pedro, Neuza
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação
Professores
Estudantes
Ensino presencial
Ensino a distância
topic Satisfação
Professores
Estudantes
Ensino presencial
Ensino a distância
description Este artigo incide sobre a temática da satisfação dos estudantes e docentes do ensino superior, numa perspetiva comparativa da análise entre os regimes presencial e a distância. Através de um estudo de matriz quantitativa, de teor descritivo-correlacional, procura-se saber (i) quais os elementos que mais contribuem para a satisfação discente em ambos regimes e quais as diferenças encontradas nos dois, (ii) que fatores mais significativamente concorrem para a satisfação docente e que diferenças se registam entre as duas metodologias e (iii) de que modo se correlaciona a satisfação de estudantes e docentes. Os resultados encontrados evidenciam índices favoráveis de satisfação discente nos dois regimes, não se assinalando diferenças significativas entre os mesmos. As dimensões em que se verificaram índices mais elevados de satisfação global foram, no regime presencial, ‘infraestruturas tecnológicas’ e ‘corpo docente e tutores e, no regime a distância, ‘conteúdos’ e ‘serviços de apoio’. Por sua vez, o índice de satisfação mais reduzido recaiu sobre a dimensão ‘sistema de avaliação’, em ambos os regimes. Os docentes experienciam níveis moderados de satisfação, sobretudo em associação à subescala ‘instrutor’. Crê-se que as diversas Instituições de Ensino Superior que têm implementado iniciativas de Ensino a Distância podem beneficiar das sugestões veiculadas nas conclusões do estudo, as quais se pretende que contribuam para o aperfeiçoamento da oferta de cursos desta modalidade no contexto português.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-05-21T13:12:34Z
2015-05-16T10:38:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/1378
url http://hdl.handle.net/10400.8/1378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Chagas, Laura Vala; Pedro, Neuza. Satisfação docente e discente nos regimes presencial e a distância: estudo comparativo no contexto do Ensino Superior Politécnico, Indagatio Didactica, 6, 4, 132-150, 2014.
1647-3582
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136956687319040