PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS INTERAÇÕES DOS ALUNOS COM OS PROFESSORES E INSTRUTORES NO ENSINO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Taciana Rodrigues de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Brighenti, Josiane, Biavatti, Vania Tanira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131649
Resumo: O objetivo do estudo é identificar a percepção dos docentes sobre as interações dos alunos com os professores e instrutores no ensino presencial e a distância em uma instituição de ensino superior. A amostra é composta por 15 docentes que atuam ou já atuaram nas modalidades de ensino presencial e a distância. A metodologia caracteriza-se como descritiva, exploratória e com abordagem qualitativa. Um questionário estruturado foi aplicado na Faculdade Cenecista de Osório/RS, em maio de 2014. Os resultados mostram que a maioria dos docentes têm idades entre 25 a 34 anos, são do gênero masculino, atuam a mais de 7 anos no ensino presencial e entre 1 a 2 anos, na modalidade EAD. Verificou-se que os docentes se sentem mais conectados com seus alunos no ambiente presencial. Conclui-se que, em sala de aula, a interação é positiva, porém depende da metodologia adotada, os alunos expressam melhor suas dúvidas e o contato visual engrandece a interação. No ambiente virtual, a interação ocorre na forma escrita, por meio de emails, fóruns de dúvidas e chats. Estas interações são mais complexas e formais. Além disso, o aluno do EAD, no Brasil, ainda está aprendendo a interagir com professores e com instrutores.
id UFSC_5de4e6357d82f47060e16a86d5085a21
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131649
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS INTERAÇÕES DOS ALUNOS COM OS PROFESSORES E INSTRUTORES NO ENSINO PRESENCIAL E A DISTÂNCIAProcesso de ensino-aprendizagem; Interações; Ensino presencial e a distância.O objetivo do estudo é identificar a percepção dos docentes sobre as interações dos alunos com os professores e instrutores no ensino presencial e a distância em uma instituição de ensino superior. A amostra é composta por 15 docentes que atuam ou já atuaram nas modalidades de ensino presencial e a distância. A metodologia caracteriza-se como descritiva, exploratória e com abordagem qualitativa. Um questionário estruturado foi aplicado na Faculdade Cenecista de Osório/RS, em maio de 2014. Os resultados mostram que a maioria dos docentes têm idades entre 25 a 34 anos, são do gênero masculino, atuam a mais de 7 anos no ensino presencial e entre 1 a 2 anos, na modalidade EAD. Verificou-se que os docentes se sentem mais conectados com seus alunos no ambiente presencial. Conclui-se que, em sala de aula, a interação é positiva, porém depende da metodologia adotada, os alunos expressam melhor suas dúvidas e o contato visual engrandece a interação. No ambiente virtual, a interação ocorre na forma escrita, por meio de emails, fóruns de dúvidas e chats. Estas interações são mais complexas e formais. Além disso, o aluno do EAD, no Brasil, ainda está aprendendo a interagir com professores e com instrutores.INPEAU2015-04-06T11:38:27Z2015-04-06T11:38:27Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131649Souza, Taciana Rodrigues deBrighenti, JosianeBiavatti, Vania Taniraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-06T11:38:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131649Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-06T11:38:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS INTERAÇÕES DOS ALUNOS COM OS PROFESSORES E INSTRUTORES NO ENSINO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA
title PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS INTERAÇÕES DOS ALUNOS COM OS PROFESSORES E INSTRUTORES NO ENSINO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA
spellingShingle PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS INTERAÇÕES DOS ALUNOS COM OS PROFESSORES E INSTRUTORES NO ENSINO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA
Souza, Taciana Rodrigues de
Processo de ensino-aprendizagem; Interações; Ensino presencial e a distância.
title_short PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS INTERAÇÕES DOS ALUNOS COM OS PROFESSORES E INSTRUTORES NO ENSINO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA
title_full PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS INTERAÇÕES DOS ALUNOS COM OS PROFESSORES E INSTRUTORES NO ENSINO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA
title_fullStr PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS INTERAÇÕES DOS ALUNOS COM OS PROFESSORES E INSTRUTORES NO ENSINO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS INTERAÇÕES DOS ALUNOS COM OS PROFESSORES E INSTRUTORES NO ENSINO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA
title_sort PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS INTERAÇÕES DOS ALUNOS COM OS PROFESSORES E INSTRUTORES NO ENSINO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA
author Souza, Taciana Rodrigues de
author_facet Souza, Taciana Rodrigues de
Brighenti, Josiane
Biavatti, Vania Tanira
author_role author
author2 Brighenti, Josiane
Biavatti, Vania Tanira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Taciana Rodrigues de
Brighenti, Josiane
Biavatti, Vania Tanira
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de ensino-aprendizagem; Interações; Ensino presencial e a distância.
topic Processo de ensino-aprendizagem; Interações; Ensino presencial e a distância.
description O objetivo do estudo é identificar a percepção dos docentes sobre as interações dos alunos com os professores e instrutores no ensino presencial e a distância em uma instituição de ensino superior. A amostra é composta por 15 docentes que atuam ou já atuaram nas modalidades de ensino presencial e a distância. A metodologia caracteriza-se como descritiva, exploratória e com abordagem qualitativa. Um questionário estruturado foi aplicado na Faculdade Cenecista de Osório/RS, em maio de 2014. Os resultados mostram que a maioria dos docentes têm idades entre 25 a 34 anos, são do gênero masculino, atuam a mais de 7 anos no ensino presencial e entre 1 a 2 anos, na modalidade EAD. Verificou-se que os docentes se sentem mais conectados com seus alunos no ambiente presencial. Conclui-se que, em sala de aula, a interação é positiva, porém depende da metodologia adotada, os alunos expressam melhor suas dúvidas e o contato visual engrandece a interação. No ambiente virtual, a interação ocorre na forma escrita, por meio de emails, fóruns de dúvidas e chats. Estas interações são mais complexas e formais. Além disso, o aluno do EAD, no Brasil, ainda está aprendendo a interagir com professores e com instrutores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-06T11:38:27Z
2015-04-06T11:38:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131649
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651968355237888