PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS INTERAÇÕES DOS ALUNOS COM OS PROFESSORES E INSTRUTORES NO ENSINO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131649 |
Resumo: | O objetivo do estudo é identificar a percepção dos docentes sobre as interações dos alunos com os professores e instrutores no ensino presencial e a distância em uma instituição de ensino superior. A amostra é composta por 15 docentes que atuam ou já atuaram nas modalidades de ensino presencial e a distância. A metodologia caracteriza-se como descritiva, exploratória e com abordagem qualitativa. Um questionário estruturado foi aplicado na Faculdade Cenecista de Osório/RS, em maio de 2014. Os resultados mostram que a maioria dos docentes têm idades entre 25 a 34 anos, são do gênero masculino, atuam a mais de 7 anos no ensino presencial e entre 1 a 2 anos, na modalidade EAD. Verificou-se que os docentes se sentem mais conectados com seus alunos no ambiente presencial. Conclui-se que, em sala de aula, a interação é positiva, porém depende da metodologia adotada, os alunos expressam melhor suas dúvidas e o contato visual engrandece a interação. No ambiente virtual, a interação ocorre na forma escrita, por meio de emails, fóruns de dúvidas e chats. Estas interações são mais complexas e formais. Além disso, o aluno do EAD, no Brasil, ainda está aprendendo a interagir com professores e com instrutores. |
id |
UFSC_5de4e6357d82f47060e16a86d5085a21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131649 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS INTERAÇÕES DOS ALUNOS COM OS PROFESSORES E INSTRUTORES NO ENSINO PRESENCIAL E A DISTÂNCIAProcesso de ensino-aprendizagem; Interações; Ensino presencial e a distância.O objetivo do estudo é identificar a percepção dos docentes sobre as interações dos alunos com os professores e instrutores no ensino presencial e a distância em uma instituição de ensino superior. A amostra é composta por 15 docentes que atuam ou já atuaram nas modalidades de ensino presencial e a distância. A metodologia caracteriza-se como descritiva, exploratória e com abordagem qualitativa. Um questionário estruturado foi aplicado na Faculdade Cenecista de Osório/RS, em maio de 2014. Os resultados mostram que a maioria dos docentes têm idades entre 25 a 34 anos, são do gênero masculino, atuam a mais de 7 anos no ensino presencial e entre 1 a 2 anos, na modalidade EAD. Verificou-se que os docentes se sentem mais conectados com seus alunos no ambiente presencial. Conclui-se que, em sala de aula, a interação é positiva, porém depende da metodologia adotada, os alunos expressam melhor suas dúvidas e o contato visual engrandece a interação. No ambiente virtual, a interação ocorre na forma escrita, por meio de emails, fóruns de dúvidas e chats. Estas interações são mais complexas e formais. Além disso, o aluno do EAD, no Brasil, ainda está aprendendo a interagir com professores e com instrutores.INPEAU2015-04-06T11:38:27Z2015-04-06T11:38:27Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131649Souza, Taciana Rodrigues deBrighenti, JosianeBiavatti, Vania Taniraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-06T11:38:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131649Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-06T11:38:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS INTERAÇÕES DOS ALUNOS COM OS PROFESSORES E INSTRUTORES NO ENSINO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA |
title |
PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS INTERAÇÕES DOS ALUNOS COM OS PROFESSORES E INSTRUTORES NO ENSINO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA |
spellingShingle |
PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS INTERAÇÕES DOS ALUNOS COM OS PROFESSORES E INSTRUTORES NO ENSINO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA Souza, Taciana Rodrigues de Processo de ensino-aprendizagem; Interações; Ensino presencial e a distância. |
title_short |
PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS INTERAÇÕES DOS ALUNOS COM OS PROFESSORES E INSTRUTORES NO ENSINO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA |
title_full |
PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS INTERAÇÕES DOS ALUNOS COM OS PROFESSORES E INSTRUTORES NO ENSINO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA |
title_fullStr |
PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS INTERAÇÕES DOS ALUNOS COM OS PROFESSORES E INSTRUTORES NO ENSINO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS INTERAÇÕES DOS ALUNOS COM OS PROFESSORES E INSTRUTORES NO ENSINO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA |
title_sort |
PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS INTERAÇÕES DOS ALUNOS COM OS PROFESSORES E INSTRUTORES NO ENSINO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA |
author |
Souza, Taciana Rodrigues de |
author_facet |
Souza, Taciana Rodrigues de Brighenti, Josiane Biavatti, Vania Tanira |
author_role |
author |
author2 |
Brighenti, Josiane Biavatti, Vania Tanira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Taciana Rodrigues de Brighenti, Josiane Biavatti, Vania Tanira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo de ensino-aprendizagem; Interações; Ensino presencial e a distância. |
topic |
Processo de ensino-aprendizagem; Interações; Ensino presencial e a distância. |
description |
O objetivo do estudo é identificar a percepção dos docentes sobre as interações dos alunos com os professores e instrutores no ensino presencial e a distância em uma instituição de ensino superior. A amostra é composta por 15 docentes que atuam ou já atuaram nas modalidades de ensino presencial e a distância. A metodologia caracteriza-se como descritiva, exploratória e com abordagem qualitativa. Um questionário estruturado foi aplicado na Faculdade Cenecista de Osório/RS, em maio de 2014. Os resultados mostram que a maioria dos docentes têm idades entre 25 a 34 anos, são do gênero masculino, atuam a mais de 7 anos no ensino presencial e entre 1 a 2 anos, na modalidade EAD. Verificou-se que os docentes se sentem mais conectados com seus alunos no ambiente presencial. Conclui-se que, em sala de aula, a interação é positiva, porém depende da metodologia adotada, os alunos expressam melhor suas dúvidas e o contato visual engrandece a interação. No ambiente virtual, a interação ocorre na forma escrita, por meio de emails, fóruns de dúvidas e chats. Estas interações são mais complexas e formais. Além disso, o aluno do EAD, no Brasil, ainda está aprendendo a interagir com professores e com instrutores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 2015-04-06T11:38:27Z 2015-04-06T11:38:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-00-4 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131649 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-00-4 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651968355237888 |