Instagram no mercado B2B: estratégias de crescimento orgânico aplicadas ao modelo de negócio em atividades de marketing digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Sabrina Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23587
Resumo: Os recursos digitais, quando explorados de forma eficiente, possibilitam atender às necessidades corporativas e permitem a implementação de estratégias de forma mensurável. Neste sentido, observa-se que a presença nas redes sociais tornou-se num fator essencial para as empresas, uma vez que representa um ponto de conexão com as audiências e permite o aumento da notoriedade e reputação. O presente relatório objetiva descrever uma experiência de 400 horas de estágio curricular numa agência digital com base na componente prática aplicada ao longo desse período. A temática do estudo debruça-se sobre ações de crescimento orgânico aplicadas à rede social Instagram no modelo de negócio B2B, de modo a reconhecer as potencialidades de crescimento e avaliar as estratégias desenvolvidas entre o período de dezembro de 2022 e março de 2023. Para tal, desenvolveu-se um estudo de caso com base na estratégia de social media elaborada para a agência criativa e nas respectivas métricas de análise de cada ação. O estudo de caso conclui que as ações de crescimento orgânico foram positivas, sendo que ao nível do alcance, número de impressões e engagement, o recurso a hashtags juntamente com a aposta em reels e posts em carrossel foram pontos essenciais para promover o crescimento da página. O estudo evidenciou ainda que o Instagram, comparativamente a outro canal,apresentou o maior crescimento, o que responde à temática de investigação: "Instagram no mercado B2B: estratégias de crescimento orgânico aplicadas ao modelo de negócio".
id RCAP_0ed23ac81327507085cda69e6f3c16a2
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/23587
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Instagram no mercado B2B: estratégias de crescimento orgânico aplicadas ao modelo de negócio em atividades de marketing digitalRedes sociaisPlano de social mediaInstagramCrescimento orgânicoSocial mediaSocial media planOrganic growthGestãoOs recursos digitais, quando explorados de forma eficiente, possibilitam atender às necessidades corporativas e permitem a implementação de estratégias de forma mensurável. Neste sentido, observa-se que a presença nas redes sociais tornou-se num fator essencial para as empresas, uma vez que representa um ponto de conexão com as audiências e permite o aumento da notoriedade e reputação. O presente relatório objetiva descrever uma experiência de 400 horas de estágio curricular numa agência digital com base na componente prática aplicada ao longo desse período. A temática do estudo debruça-se sobre ações de crescimento orgânico aplicadas à rede social Instagram no modelo de negócio B2B, de modo a reconhecer as potencialidades de crescimento e avaliar as estratégias desenvolvidas entre o período de dezembro de 2022 e março de 2023. Para tal, desenvolveu-se um estudo de caso com base na estratégia de social media elaborada para a agência criativa e nas respectivas métricas de análise de cada ação. O estudo de caso conclui que as ações de crescimento orgânico foram positivas, sendo que ao nível do alcance, número de impressões e engagement, o recurso a hashtags juntamente com a aposta em reels e posts em carrossel foram pontos essenciais para promover o crescimento da página. O estudo evidenciou ainda que o Instagram, comparativamente a outro canal,apresentou o maior crescimento, o que responde à temática de investigação: "Instagram no mercado B2B: estratégias de crescimento orgânico aplicadas ao modelo de negócio".When digital resources are explored efficiently, it's possible to attempt corporate needs and implement strategies measurably. Presence in social networks has become an essential factor for companies since it represents a connection point with audiences and increases awareness and reputation. This report aims to describe a 400-hour internship experience in a digital agency based on a practical component applied throughout this period. The theme of the study focuses on organic growth actions applied to Instagram in a B2B business model to recognize the potential for growth and evaluate strategies between December 2022 and March 2023. A case study was developed based on the social media strategy elaborated for the creative agency and the respective metrics for analyzing each action. The case study shows that the organic growth actions were positive, and that in terms of reach, number of impressions and engagement, using hashtags along with reels and carousel posts were essential points to promote the growth of the page. This study also showed that Instagram, in comparison to other channels, presented the highest growth, which answers the research theme: "Instagram in B2B market: organic growth strategies applied to the business model".Sousa, Jorge Remondes deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCampos, Sabrina Souza2023-09-21T09:59:40Z2023-06-282023-06-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23587TID:203356136porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-27T01:46:19Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23587Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:31:19.173437Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Instagram no mercado B2B: estratégias de crescimento orgânico aplicadas ao modelo de negócio em atividades de marketing digital
title Instagram no mercado B2B: estratégias de crescimento orgânico aplicadas ao modelo de negócio em atividades de marketing digital
spellingShingle Instagram no mercado B2B: estratégias de crescimento orgânico aplicadas ao modelo de negócio em atividades de marketing digital
Campos, Sabrina Souza
Redes sociais
Plano de social media
Instagram
Crescimento orgânico
Social media
Social media plan
Organic growth
Gestão
title_short Instagram no mercado B2B: estratégias de crescimento orgânico aplicadas ao modelo de negócio em atividades de marketing digital
title_full Instagram no mercado B2B: estratégias de crescimento orgânico aplicadas ao modelo de negócio em atividades de marketing digital
title_fullStr Instagram no mercado B2B: estratégias de crescimento orgânico aplicadas ao modelo de negócio em atividades de marketing digital
title_full_unstemmed Instagram no mercado B2B: estratégias de crescimento orgânico aplicadas ao modelo de negócio em atividades de marketing digital
title_sort Instagram no mercado B2B: estratégias de crescimento orgânico aplicadas ao modelo de negócio em atividades de marketing digital
author Campos, Sabrina Souza
author_facet Campos, Sabrina Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Jorge Remondes de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Sabrina Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais
Plano de social media
Instagram
Crescimento orgânico
Social media
Social media plan
Organic growth
Gestão
topic Redes sociais
Plano de social media
Instagram
Crescimento orgânico
Social media
Social media plan
Organic growth
Gestão
description Os recursos digitais, quando explorados de forma eficiente, possibilitam atender às necessidades corporativas e permitem a implementação de estratégias de forma mensurável. Neste sentido, observa-se que a presença nas redes sociais tornou-se num fator essencial para as empresas, uma vez que representa um ponto de conexão com as audiências e permite o aumento da notoriedade e reputação. O presente relatório objetiva descrever uma experiência de 400 horas de estágio curricular numa agência digital com base na componente prática aplicada ao longo desse período. A temática do estudo debruça-se sobre ações de crescimento orgânico aplicadas à rede social Instagram no modelo de negócio B2B, de modo a reconhecer as potencialidades de crescimento e avaliar as estratégias desenvolvidas entre o período de dezembro de 2022 e março de 2023. Para tal, desenvolveu-se um estudo de caso com base na estratégia de social media elaborada para a agência criativa e nas respectivas métricas de análise de cada ação. O estudo de caso conclui que as ações de crescimento orgânico foram positivas, sendo que ao nível do alcance, número de impressões e engagement, o recurso a hashtags juntamente com a aposta em reels e posts em carrossel foram pontos essenciais para promover o crescimento da página. O estudo evidenciou ainda que o Instagram, comparativamente a outro canal,apresentou o maior crescimento, o que responde à temática de investigação: "Instagram no mercado B2B: estratégias de crescimento orgânico aplicadas ao modelo de negócio".
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-21T09:59:40Z
2023-06-28
2023-06-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/23587
TID:203356136
url http://hdl.handle.net/10400.22/23587
identifier_str_mv TID:203356136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133581730119680