Memorização musical: avaliação de diferentes estratégias e métodos de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cebola, António Pedro de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16458
Resumo: Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.
id RCAP_0edeef2c1e4b79498fd0c13454eaa0c8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16458
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Memorização musical: avaliação de diferentes estratégias e métodos de ensinoEnsino-aprendizagem do pianoMemorizaçãoEstratégias de memorizaçãoAprendizagem simultâneaModelo teórico de memorização musicalMetacogniçãoJennifer MishraPaul HarrisPiano teaching and learningMemorizationMemorization strategiesSimultaneous learningTheoretical model of musical memorizationMetacognitionRelatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.Resumo I (Prática Pedagógica) - O presente relatório de Estágio do Ensino Especializado foi realizado no ano lectivo 2022/2023 no Conservatório de Música de Cascais. A prática pedagógica foi desenvolvida no contexto de um estágio em exercício, com a orientação da disciplina de Piano a três alunos de diferentes níveis (Iniciação III, 4º e 8º graus). Realizaram-se planos anuais e semanais que, apesar de constituírem um desafio, contribuíram para melhorar o aproveitamento e qualidade das aulas dadas. Neste relatório procedeu-se à caracterização da escola onde foi realizado o estágio e dos alunos que nele participaram. Também se identificaram as práticas educativas desenvolvidas, apresentando uma descrição das diferentes actividades realizadas e dos diferentes desafios que surgiram no decorrer do estágio.Resumo II (Investigação) - O meu interesse em investigar o processo de memorização musical surgiu não só pela constatação das dificuldades que muitos alunos de piano apresentam como também da minha própria experiência de aprendizagem musical, onde poucas vezes este tema foi abordado. Para estudar o impacto que as várias estratégias e métodos de ensino podem ter na eficácia da memorização musical comecei por realizar uma revisão de literatura sobre este tema. De seguida, realizei um questionário direcionado a alunos e professores de piano com o objectivo de verificar se a memorização musical é realmente deixada para segundo plano na sala de aula. No seguimento deste questionário procedi à investigação de vários artigos, teses e livros sobre os diferentes temas que considero influenciarem o processo de memorização, como por exemplo, a forma como o nosso cérebro cria e consolida memórias e o uso de capacidades metacognitivas e de como estas se desenvolvem. Também apresento o modelo teórico de memorização musical desenvolvido por Jennifer Mishra assim como as diferentes estratégias de memorização sugeridas por vários autores. Para concluir, com o objectivo de perceber qual a forma mais eficiente de aplicar e transmitir todo este conhecimento, abordarei diferentes métodos de ensino onde destaco os desenvolvidos por Tobias Matthay e por Paul Harris.Abstract I (Pedagogical Practice) - This Specialized Teaching Internship Report was carried out in the academic year 2022/2023, at Conservatório de Música de Cascais. The pedagogical practice was developed in the context of an in-service internship, with the guidance of the Piano discipline to three students of different levels (Initiation III, 4th and 8th grades). Annual and weekly plans were carried out which, despite being a challenge, were important in order to improve the quality of the lessons given. In this internship report, the school where it was carried out and the students who participated in it were characterized. The educational practices developed were also identified, presenting a description of the different activities carried out and the different challenges that were experienced during the internship.Abstract II (Research) - My interest in researching this topic arose not only because of the difficulties that many piano students have in this process, but also because of my own musical learning experience, where this topic was rarely addressed. In order to study the impact that the various teaching strategies and methods can have on the effectiveness of musical memorization, I started by carrying out a literature review on this topic. Then, I carried out a questionnaire aimed at piano teachers and students with the goal of verifying whether musical memorization is really left to the background in the classroom. Following this questionnaire, I proceeded to analyse several articles, theses and books on the different topics that I consider to influence the memorization process, such as, the way our brain creates and consolidates memories and the use of metacognitive abilities and how these develop. I also present the theoretical model of musical memorization developed by Jennifer Mishra as well as the different memorization strategies suggested by several authors. To conclude, and with the aim of understanding the most efficient way to apply and transmit all this knowledge, I will address different teaching methods, where I highlight the ones developed by Tobias Matthay and Paul Harris.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaHenriques, MiguelRCIPLCebola, António Pedro de Oliveira2023-09-11T12:12:40Z2023-07-242023-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16458TID:203333225porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-13T02:15:59Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16458Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:29:07.203989Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Memorização musical: avaliação de diferentes estratégias e métodos de ensino
title Memorização musical: avaliação de diferentes estratégias e métodos de ensino
spellingShingle Memorização musical: avaliação de diferentes estratégias e métodos de ensino
Cebola, António Pedro de Oliveira
Ensino-aprendizagem do piano
Memorização
Estratégias de memorização
Aprendizagem simultânea
Modelo teórico de memorização musical
Metacognição
Jennifer Mishra
Paul Harris
Piano teaching and learning
Memorization
Memorization strategies
Simultaneous learning
Theoretical model of musical memorization
Metacognition
title_short Memorização musical: avaliação de diferentes estratégias e métodos de ensino
title_full Memorização musical: avaliação de diferentes estratégias e métodos de ensino
title_fullStr Memorização musical: avaliação de diferentes estratégias e métodos de ensino
title_full_unstemmed Memorização musical: avaliação de diferentes estratégias e métodos de ensino
title_sort Memorização musical: avaliação de diferentes estratégias e métodos de ensino
author Cebola, António Pedro de Oliveira
author_facet Cebola, António Pedro de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Miguel
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Cebola, António Pedro de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem do piano
Memorização
Estratégias de memorização
Aprendizagem simultânea
Modelo teórico de memorização musical
Metacognição
Jennifer Mishra
Paul Harris
Piano teaching and learning
Memorization
Memorization strategies
Simultaneous learning
Theoretical model of musical memorization
Metacognition
topic Ensino-aprendizagem do piano
Memorização
Estratégias de memorização
Aprendizagem simultânea
Modelo teórico de memorização musical
Metacognição
Jennifer Mishra
Paul Harris
Piano teaching and learning
Memorization
Memorization strategies
Simultaneous learning
Theoretical model of musical memorization
Metacognition
description Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-11T12:12:40Z
2023-07-24
2023-07-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16458
TID:203333225
url http://hdl.handle.net/10400.21/16458
identifier_str_mv TID:203333225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133558600630272