Relatório de estágio: a memorização na performance do saxofone no ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/7452 |
Resumo: | Mestrado em Ensino da Música |
id |
RCAP_18a6f57bb8e973d8331293fb0506ff95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7452 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio: a memorização na performance do saxofone no ensino básicoMemorizaçãoPerformanceSaxofoneEnsinoMemorizationSaxophoneTeachingMestrado em Ensino da MúsicaResumo I (Prática Pedagógica) - Na secção I, intitulada Prática Pedagógica, foram abordados os assuntos relacionados com o Estágio de Ensino Especializado que se realizou no ano letivo 2015/2016, na Academia de Música de Óbidos. Selecionaram-se três alunos da classe de saxofone: do 1º, 4º e 5ºgraus. Para cada aluno, foram elaborados planos de aulas semanais, tendo em consideração a planificação anual previamente organizada e o respetivo programa proposto pela Academia de Música de Óbidos. Esta secção está organizada em cinco capítulos: caracterização da Academia de Música de Óbidos, a caracterização de cada aluno do Estágio do Ensino Especializado, as práticas educativas desenvolvidas, análise crítica da atividade docente e conclusão. Com a realização do Relatório de Estágio foram adquiridas competências a níveis pessoais, interpessoais e também musicais que poderão ser aplicadas e aperfeiçoadas no futuro enquanto docente e intérprete de saxofone.Resumo II (Investigação) - Na secção II, designada Investigação, o tema proposto foi: A Memorização na Performance do Saxofone no Ensino Básico. Para desenvolver e aplicar esta temática no Estágio do Ensino Especializado, realizou-se inicialmente uma breve pesquisa sobre o cérebro para se perceber como ocorre o processo de memorização. De seguida, fez-se a distinção entre os diversos modelos e tipos de memória. Para além disso, achou-se pertinente pesquisar as vantagens e desvantagens da performance de memória e por fim, investigar eventuais estratégias de memorização que possam ser transmitidas aos alunos de modo a tornar esta tarefa mais apelativa. Essas estratégias de memorização foram aplicadas nos alunos do Estágio do Ensino Especializado, assim como num Workshop de memorização realizado na Academia de Música de Óbidos. Realizou-se ainda um questionário a outros saxofonistas e pedagogos do instrumento para averiguar vários aspetos relacionados com a prática de memorização. As estratégias de memorização aplicadas nos alunos do EEE surtiram o efeito desejado, que era o despertar pelo gosto de tocar de memória sem medo de falhar. Para além disso, a evolução neste processo foi notória até pelos próprios alunos.Abstract I (Teaching) - In Section I, entitled Teaching Practice, they were addressed issues related to the education stage Specialized held in the academic year 2015/2016, in Obidos Music Academy. They were selected three students of the saxophone class: 1st, 4th and 5th grades. For each student, weekly lesson plans were drawn up, taking into account the previously organized annual planning and the appropriate program proposed by Obidos Music Academy. This section is organized into five chapters: characterization of Obidos Academy of Music, the characterization of each student of the Specialized Education Stage, developed educational practices, critical analysis of teaching activity and completion. With the completion of the Internship Report, skills were acquired at personal, interpersonal and musical levels that could be applied and improved in the future as a saxophone teacher and interpreter.Abstract II (Research) - In Section II, designated Research, the theme was: The Memory in Performance Saxophone in Basic Education. To develop and apply this theme in the Specialized Education Training was held initially a brief research on the brain to perceive, as in the memorization process. Then, there was the distinction of different types of memory. Furthermore, he found himself relevant research the advantages and disadvantages of memory performance and finally investigate possible storage strategies that can be transmitted to students in order to make this more appealing task. These storage strategies were applied to students of the Specialized Education Stage, as well as a storage workshop held in Academia de Música de Óbidos. He held still a questionnaire to other saxophonists and teachers of the instrument to investigate various aspects related to the practice of memorization. The memorization strategies applied in the students of the EEE had the desired effect, which was the awakening by the taste of playing from memory without fear of failure. In addition, the evolution in this process was notorious even by the students themselves.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaMassarrão, JoséAraújo, AnabelaRCIPLAdão, Elisabete Silva2017-10-31T12:50:13Z2016-062016-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/7452TID:201706970porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:53:32Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7452Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:24.055134Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio: a memorização na performance do saxofone no ensino básico |
title |
Relatório de estágio: a memorização na performance do saxofone no ensino básico |
spellingShingle |
Relatório de estágio: a memorização na performance do saxofone no ensino básico Adão, Elisabete Silva Memorização Performance Saxofone Ensino Memorization Saxophone Teaching |
title_short |
Relatório de estágio: a memorização na performance do saxofone no ensino básico |
title_full |
Relatório de estágio: a memorização na performance do saxofone no ensino básico |
title_fullStr |
Relatório de estágio: a memorização na performance do saxofone no ensino básico |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio: a memorização na performance do saxofone no ensino básico |
title_sort |
Relatório de estágio: a memorização na performance do saxofone no ensino básico |
author |
Adão, Elisabete Silva |
author_facet |
Adão, Elisabete Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Massarrão, José Araújo, Anabela RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Adão, Elisabete Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memorização Performance Saxofone Ensino Memorization Saxophone Teaching |
topic |
Memorização Performance Saxofone Ensino Memorization Saxophone Teaching |
description |
Mestrado em Ensino da Música |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06 2016-06-01T00:00:00Z 2017-10-31T12:50:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/7452 TID:201706970 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/7452 |
identifier_str_mv |
TID:201706970 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133423915237376 |