O papel do director de turma enquanto mediador sócio-cultural e gestor intermédio na organização escolar.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/20 |
Resumo: | O papel do Director de Turma é cada vez mais determinante na organização escolar pela sua influência no equilíbrio entre os vários actores que se movimentam em cada comunidade educativas. O ponto de partida deste trabalho foi o de procurar entender quais as funções que influenciam de forma mais relevante o sucesso da actividade do Director de Turma. A análise do contexto permitiu caracterizar a emergência da função do Director de Turma, a sua evolução ao longo do tempo, os contornos do suporte jurídico e o seu enquadramento no sistema educativo. Foi conceptualmente possível formular dois âmbitos de actuação do Director de Turma: (1) Interno, essencialmente na sua vertente enquanto gestor intermédio na organização escolar; e (2) Externo, essencialmente na sua componente enquanto mediador sócio-cultural. O Director de Turma pode ser assim encarado como um "gestor de relacionamentos" cruzados entre: Alunos <> Professores / Escola <> Famílias. A opção metodológica do Estudo realizado foi a de tipificar diferentes Directores de Turma em funções dos seus anos de experiência, e da motivação e conhecimento sobre o exercício dessa função. Resultou assim uma segmentação que permitiu levar a diversas conclusões sobre a importância relativa dada pelos Directores de Turma a um conjunto de oito parâmetros associados à sua actividade. Apresenta-se objectivamente uma visão centrada no Director de Turma enquanto especialista que deve conhecer a envolvente em que actua, sendo esta posição conscientemente parcial e limitada, pois não tem em conta a visão das famílias, dos Alunos e dos outros Agentes implicados no processo educativo. O Director de Turma pode ter influência decisiva no sucesso educativo, sendo a sua actividade limitada por três factores principais: (1) a capacidade de lidar com a carga burocrática e administrativa associada, que reduz a disponibilidade para a mediação de relacionamentos; (2) o nível de formação específica e conhecimento sobre os contornos legais e apoios existentes para a formação; e (3) o perfil pessoal e motivação do Director de Turma. O papel do Director de Turma é multifacetado e ajusta-se sucessivamente em função dos tipos de relacionamento, podendo assumir várias formas em simultâneo. A análise dos questionários aos Directores de Turma permitiu mostrar que: (1) no relacionamento com os Alunos e Famílias é dominante a função de mediador sócio-cultural; e (2) no relacionamento com os Professores / Escola é dominante a componente de gestor intermédio na Organização Escolar. O papel desempenhado em cada uma destas situações é completamente diferente e implica que o Director de Turma tenha perfil adequado, formação e um bom conhecimento sobre essa função. A função de Coordenador de Directores de Turma pode ser muito importante, facilitando uma gestão mais global no ambiente Escolar. |
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