O papel do director de turma enquanto mediador sócio-cultural e gestor intermédio na organização escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Maria Dolores de Magalhães Gomes
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/20
Resumo: O papel do Director de Turma é cada vez mais determinante na organização escolar pela sua influência no equilíbrio entre os vários actores que se movimentam em cada comunidade educativas. O ponto de partida deste trabalho foi o de procurar entender quais as funções que influenciam de forma mais relevante o sucesso da actividade do Director de Turma. A análise do contexto permitiu caracterizar a emergência da função do Director de Turma, a sua evolução ao longo do tempo, os contornos do suporte jurídico e o seu enquadramento no sistema educativo. Foi conceptualmente possível formular dois âmbitos de actuação do Director de Turma: (1) Interno, essencialmente na sua vertente enquanto gestor intermédio na organização escolar; e (2) Externo, essencialmente na sua componente enquanto mediador sócio-cultural. O Director de Turma pode ser assim encarado como um "gestor de relacionamentos" cruzados entre: Alunos <> Professores / Escola <> Famílias. A opção metodológica do Estudo realizado foi a de tipificar diferentes Directores de Turma em funções dos seus anos de experiência, e da motivação e conhecimento sobre o exercício dessa função. Resultou assim uma segmentação que permitiu levar a diversas conclusões sobre a importância relativa dada pelos Directores de Turma a um conjunto de oito parâmetros associados à sua actividade. Apresenta-se objectivamente uma visão centrada no Director de Turma enquanto especialista que deve conhecer a envolvente em que actua, sendo esta posição conscientemente parcial e limitada, pois não tem em conta a visão das famílias, dos Alunos e dos outros Agentes implicados no processo educativo. O Director de Turma pode ter influência decisiva no sucesso educativo, sendo a sua actividade limitada por três factores principais: (1) a capacidade de lidar com a carga burocrática e administrativa associada, que reduz a disponibilidade para a mediação de relacionamentos; (2) o nível de formação específica e conhecimento sobre os contornos legais e apoios existentes para a formação; e (3) o perfil pessoal e motivação do Director de Turma. O papel do Director de Turma é multifacetado e ajusta-se sucessivamente em função dos tipos de relacionamento, podendo assumir várias formas em simultâneo. A análise dos questionários aos Directores de Turma permitiu mostrar que: (1) no relacionamento com os Alunos e Famílias é dominante a função de mediador sócio-cultural; e (2) no relacionamento com os Professores / Escola é dominante a componente de gestor intermédio na Organização Escolar. O papel desempenhado em cada uma destas situações é completamente diferente e implica que o Director de Turma tenha perfil adequado, formação e um bom conhecimento sobre essa função. A função de Coordenador de Directores de Turma pode ser muito importante, facilitando uma gestão mais global no ambiente Escolar.
id RCAP_ebc745fba32c9b7ce700a1714ae3cd3e
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/20
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do director de turma enquanto mediador sócio-cultural e gestor intermédio na organização escolarGestão escolarOrganização escolarDirector de turmaTMEO papel do Director de Turma é cada vez mais determinante na organização escolar pela sua influência no equilíbrio entre os vários actores que se movimentam em cada comunidade educativas. O ponto de partida deste trabalho foi o de procurar entender quais as funções que influenciam de forma mais relevante o sucesso da actividade do Director de Turma. A análise do contexto permitiu caracterizar a emergência da função do Director de Turma, a sua evolução ao longo do tempo, os contornos do suporte jurídico e o seu enquadramento no sistema educativo. Foi conceptualmente possível formular dois âmbitos de actuação do Director de Turma: (1) Interno, essencialmente na sua vertente enquanto gestor intermédio na organização escolar; e (2) Externo, essencialmente na sua componente enquanto mediador sócio-cultural. O Director de Turma pode ser assim encarado como um "gestor de relacionamentos" cruzados entre: Alunos <> Professores / Escola <> Famílias. A opção metodológica do Estudo realizado foi a de tipificar diferentes Directores de Turma em funções dos seus anos de experiência, e da motivação e conhecimento sobre o exercício dessa função. Resultou assim uma segmentação que permitiu levar a diversas conclusões sobre a importância relativa dada pelos Directores de Turma a um conjunto de oito parâmetros associados à sua actividade. Apresenta-se objectivamente uma visão centrada no Director de Turma enquanto especialista que deve conhecer a envolvente em que actua, sendo esta posição conscientemente parcial e limitada, pois não tem em conta a visão das famílias, dos Alunos e dos outros Agentes implicados no processo educativo. O Director de Turma pode ter influência decisiva no sucesso educativo, sendo a sua actividade limitada por três factores principais: (1) a capacidade de lidar com a carga burocrática e administrativa associada, que reduz a disponibilidade para a mediação de relacionamentos; (2) o nível de formação específica e conhecimento sobre os contornos legais e apoios existentes para a formação; e (3) o perfil pessoal e motivação do Director de Turma. O papel do Director de Turma é multifacetado e ajusta-se sucessivamente em função dos tipos de relacionamento, podendo assumir várias formas em simultâneo. A análise dos questionários aos Directores de Turma permitiu mostrar que: (1) no relacionamento com os Alunos e Famílias é dominante a função de mediador sócio-cultural; e (2) no relacionamento com os Professores / Escola é dominante a componente de gestor intermédio na Organização Escolar. O papel desempenhado em cada uma destas situações é completamente diferente e implica que o Director de Turma tenha perfil adequado, formação e um bom conhecimento sobre essa função. A função de Coordenador de Directores de Turma pode ser muito importante, facilitando uma gestão mais global no ambiente Escolar.Orientação: Prof. Doutora Margarida Alice Ferreira Pinto Santos Carvalho.2013-08-14T17:59:29Z2013-08-142007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTorres, M. D. M. G. (2007). O papel do director de turma enquanto mediador sócio-cultural e gestor intermédio na organização escolar [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/20http://hdl.handle.net/11328/20Torres, M. D. M. G. (2007). O papel do director de turma enquanto mediador sócio-cultural e gestor intermédio na organização escolar [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/20http://hdl.handle.net/11328/20porCota: TME 338Torres, Maria Dolores de Magalhães Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:09:41Zoai:repositorio.upt.pt:11328/20Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:40:32.415150Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do director de turma enquanto mediador sócio-cultural e gestor intermédio na organização escolar
title O papel do director de turma enquanto mediador sócio-cultural e gestor intermédio na organização escolar
spellingShingle O papel do director de turma enquanto mediador sócio-cultural e gestor intermédio na organização escolar
Torres, Maria Dolores de Magalhães Gomes
Gestão escolar
Organização escolar
Director de turma
TME
title_short O papel do director de turma enquanto mediador sócio-cultural e gestor intermédio na organização escolar
title_full O papel do director de turma enquanto mediador sócio-cultural e gestor intermédio na organização escolar
title_fullStr O papel do director de turma enquanto mediador sócio-cultural e gestor intermédio na organização escolar
title_full_unstemmed O papel do director de turma enquanto mediador sócio-cultural e gestor intermédio na organização escolar
title_sort O papel do director de turma enquanto mediador sócio-cultural e gestor intermédio na organização escolar
author Torres, Maria Dolores de Magalhães Gomes
author_facet Torres, Maria Dolores de Magalhães Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Maria Dolores de Magalhães Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Organização escolar
Director de turma
TME
topic Gestão escolar
Organização escolar
Director de turma
TME
description O papel do Director de Turma é cada vez mais determinante na organização escolar pela sua influência no equilíbrio entre os vários actores que se movimentam em cada comunidade educativas. O ponto de partida deste trabalho foi o de procurar entender quais as funções que influenciam de forma mais relevante o sucesso da actividade do Director de Turma. A análise do contexto permitiu caracterizar a emergência da função do Director de Turma, a sua evolução ao longo do tempo, os contornos do suporte jurídico e o seu enquadramento no sistema educativo. Foi conceptualmente possível formular dois âmbitos de actuação do Director de Turma: (1) Interno, essencialmente na sua vertente enquanto gestor intermédio na organização escolar; e (2) Externo, essencialmente na sua componente enquanto mediador sócio-cultural. O Director de Turma pode ser assim encarado como um "gestor de relacionamentos" cruzados entre: Alunos <> Professores / Escola <> Famílias. A opção metodológica do Estudo realizado foi a de tipificar diferentes Directores de Turma em funções dos seus anos de experiência, e da motivação e conhecimento sobre o exercício dessa função. Resultou assim uma segmentação que permitiu levar a diversas conclusões sobre a importância relativa dada pelos Directores de Turma a um conjunto de oito parâmetros associados à sua actividade. Apresenta-se objectivamente uma visão centrada no Director de Turma enquanto especialista que deve conhecer a envolvente em que actua, sendo esta posição conscientemente parcial e limitada, pois não tem em conta a visão das famílias, dos Alunos e dos outros Agentes implicados no processo educativo. O Director de Turma pode ter influência decisiva no sucesso educativo, sendo a sua actividade limitada por três factores principais: (1) a capacidade de lidar com a carga burocrática e administrativa associada, que reduz a disponibilidade para a mediação de relacionamentos; (2) o nível de formação específica e conhecimento sobre os contornos legais e apoios existentes para a formação; e (3) o perfil pessoal e motivação do Director de Turma. O papel do Director de Turma é multifacetado e ajusta-se sucessivamente em função dos tipos de relacionamento, podendo assumir várias formas em simultâneo. A análise dos questionários aos Directores de Turma permitiu mostrar que: (1) no relacionamento com os Alunos e Famílias é dominante a função de mediador sócio-cultural; e (2) no relacionamento com os Professores / Escola é dominante a componente de gestor intermédio na Organização Escolar. O papel desempenhado em cada uma destas situações é completamente diferente e implica que o Director de Turma tenha perfil adequado, formação e um bom conhecimento sobre essa função. A função de Coordenador de Directores de Turma pode ser muito importante, facilitando uma gestão mais global no ambiente Escolar.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2013-08-14T17:59:29Z
2013-08-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Torres, M. D. M. G. (2007). O papel do director de turma enquanto mediador sócio-cultural e gestor intermédio na organização escolar [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/20
http://hdl.handle.net/11328/20
Torres, M. D. M. G. (2007). O papel do director de turma enquanto mediador sócio-cultural e gestor intermédio na organização escolar [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/20
http://hdl.handle.net/11328/20
identifier_str_mv Torres, M. D. M. G. (2007). O papel do director de turma enquanto mediador sócio-cultural e gestor intermédio na organização escolar [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/20
url http://hdl.handle.net/11328/20
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TME 338
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134967478878208