Afetos e raciocínios no Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/2047 https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2647 |
Resumo: | O objetivo geral deste estudo é a caraterização da afetividade e do raciocínio em adolescentes que frequentam o 9º ano de escolaridade, assim como o estudo da associação das variáveis psicológicas, entre si, e da associação destas variáveis com variáveis sóciodemográficas. Os construtos psicológicos contemplados são a afetividade positiva, a afetividade negativa, e os raciocínios. A amostra é constituída por 226 estudantes do ensino básico português. São discutidos os resultados tomando a idade, o gosto pela escola, e as classificações escolares dos alunos. Por último, sinalizam-se implicações para a prática psicológica e para a prática pedagógica. |
id |
RCAP_0ef24ffdee6eed6a7ed457ec814bcb66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/2047 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Afetos e raciocínios no Ensino BásicoAffections and reasoning in Basic EducationAfetosRaciocíniosEducação básicaPsicopedagogiaAffectionsReasoningBasic educationPsychopedagogyO objetivo geral deste estudo é a caraterização da afetividade e do raciocínio em adolescentes que frequentam o 9º ano de escolaridade, assim como o estudo da associação das variáveis psicológicas, entre si, e da associação destas variáveis com variáveis sóciodemográficas. Os construtos psicológicos contemplados são a afetividade positiva, a afetividade negativa, e os raciocínios. A amostra é constituída por 226 estudantes do ensino básico português. São discutidos os resultados tomando a idade, o gosto pela escola, e as classificações escolares dos alunos. Por último, sinalizam-se implicações para a prática psicológica e para a prática pedagógica.The general objective of this study is the characterization of affectivity and reasoning in adolescents who attend the 9th year of schooling, as well as the study of the association of psychological variables with each other and with socio-demographic variables. The psychological constructs contemplated in this study are positive affectivity, negative affectivity, and reasoning. The sample is made up of 226 Portuguese elementary school students. The results are discussed by taking the age, the taste for the school, and the classifications of the students. Finally, implications for the psychological practice and the pedagogical practice are signaled.Universidade da Coruña2018-01-08T12:27:14Z2018-01-082017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMatamá, J., Nascimento, D., & Costa-Lobo, C. (2017). Afetos e raciocínios no Ensino Básico. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(05), 218-223. doi:10.17979/reipe.2017.0.05.2647. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2047http://hdl.handle.net/11328/2047Matamá, J., Nascimento, D., & Costa-Lobo, C. (2017). Afetos e raciocínios no Ensino Básico. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(05), 218-223. doi:10.17979/reipe.2017.0.05.2647. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2047http://hdl.handle.net/11328/2047https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2647por2386-7418http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMatamá, JoanaNascimento, DanielaCosta-Lobo, Cristinareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:00:57Zoai:repositorio.upt.pt:11328/2047Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:38:16.094945Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Afetos e raciocínios no Ensino Básico Affections and reasoning in Basic Education |
title |
Afetos e raciocínios no Ensino Básico |
spellingShingle |
Afetos e raciocínios no Ensino Básico Matamá, Joana Afetos Raciocínios Educação básica Psicopedagogia Affections Reasoning Basic education Psychopedagogy |
title_short |
Afetos e raciocínios no Ensino Básico |
title_full |
Afetos e raciocínios no Ensino Básico |
title_fullStr |
Afetos e raciocínios no Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Afetos e raciocínios no Ensino Básico |
title_sort |
Afetos e raciocínios no Ensino Básico |
author |
Matamá, Joana |
author_facet |
Matamá, Joana Nascimento, Daniela Costa-Lobo, Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Daniela Costa-Lobo, Cristina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matamá, Joana Nascimento, Daniela Costa-Lobo, Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Afetos Raciocínios Educação básica Psicopedagogia Affections Reasoning Basic education Psychopedagogy |
topic |
Afetos Raciocínios Educação básica Psicopedagogia Affections Reasoning Basic education Psychopedagogy |
description |
O objetivo geral deste estudo é a caraterização da afetividade e do raciocínio em adolescentes que frequentam o 9º ano de escolaridade, assim como o estudo da associação das variáveis psicológicas, entre si, e da associação destas variáveis com variáveis sóciodemográficas. Os construtos psicológicos contemplados são a afetividade positiva, a afetividade negativa, e os raciocínios. A amostra é constituída por 226 estudantes do ensino básico português. São discutidos os resultados tomando a idade, o gosto pela escola, e as classificações escolares dos alunos. Por último, sinalizam-se implicações para a prática psicológica e para a prática pedagógica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2018-01-08T12:27:14Z 2018-01-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Matamá, J., Nascimento, D., & Costa-Lobo, C. (2017). Afetos e raciocínios no Ensino Básico. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(05), 218-223. doi:10.17979/reipe.2017.0.05.2647. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2047 http://hdl.handle.net/11328/2047 Matamá, J., Nascimento, D., & Costa-Lobo, C. (2017). Afetos e raciocínios no Ensino Básico. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(05), 218-223. doi:10.17979/reipe.2017.0.05.2647. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2047 http://hdl.handle.net/11328/2047 https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2647 |
identifier_str_mv |
Matamá, J., Nascimento, D., & Costa-Lobo, C. (2017). Afetos e raciocínios no Ensino Básico. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(05), 218-223. doi:10.17979/reipe.2017.0.05.2647. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2047 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/2047 https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2647 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2386-7418 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Coruña |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Coruña |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134940972974080 |