Afetos e raciocínios no Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matamá, Joana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nascimento, Daniela, Costa-Lobo, Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/2047
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2647
Resumo: O objetivo geral deste estudo é a caraterização da afetividade e do raciocínio em adolescentes que frequentam o 9º ano de escolaridade, assim como o estudo da associação das variáveis psicológicas, entre si, e da associação destas variáveis com variáveis sóciodemográficas. Os construtos psicológicos contemplados são a afetividade positiva, a afetividade negativa, e os raciocínios. A amostra é constituída por 226 estudantes do ensino básico português. São discutidos os resultados tomando a idade, o gosto pela escola, e as classificações escolares dos alunos. Por último, sinalizam-se implicações para a prática psicológica e para a prática pedagógica.
id RCAP_0ef24ffdee6eed6a7ed457ec814bcb66
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/2047
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Afetos e raciocínios no Ensino BásicoAffections and reasoning in Basic EducationAfetosRaciocíniosEducação básicaPsicopedagogiaAffectionsReasoningBasic educationPsychopedagogyO objetivo geral deste estudo é a caraterização da afetividade e do raciocínio em adolescentes que frequentam o 9º ano de escolaridade, assim como o estudo da associação das variáveis psicológicas, entre si, e da associação destas variáveis com variáveis sóciodemográficas. Os construtos psicológicos contemplados são a afetividade positiva, a afetividade negativa, e os raciocínios. A amostra é constituída por 226 estudantes do ensino básico português. São discutidos os resultados tomando a idade, o gosto pela escola, e as classificações escolares dos alunos. Por último, sinalizam-se implicações para a prática psicológica e para a prática pedagógica.The general objective of this study is the characterization of affectivity and reasoning in adolescents who attend the 9th year of schooling, as well as the study of the association of psychological variables with each other and with socio-demographic variables. The psychological constructs contemplated in this study are positive affectivity, negative affectivity, and reasoning. The sample is made up of 226 Portuguese elementary school students. The results are discussed by taking the age, the taste for the school, and the classifications of the students. Finally, implications for the psychological practice and the pedagogical practice are signaled.Universidade da Coruña2018-01-08T12:27:14Z2018-01-082017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMatamá, J., Nascimento, D., & Costa-Lobo, C. (2017). Afetos e raciocínios no Ensino Básico. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(05), 218-223. doi:10.17979/reipe.2017.0.05.2647. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2047http://hdl.handle.net/11328/2047Matamá, J., Nascimento, D., & Costa-Lobo, C. (2017). Afetos e raciocínios no Ensino Básico. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(05), 218-223. doi:10.17979/reipe.2017.0.05.2647. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2047http://hdl.handle.net/11328/2047https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2647por2386-7418http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMatamá, JoanaNascimento, DanielaCosta-Lobo, Cristinareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:00:57Zoai:repositorio.upt.pt:11328/2047Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:38:16.094945Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Afetos e raciocínios no Ensino Básico
Affections and reasoning in Basic Education
title Afetos e raciocínios no Ensino Básico
spellingShingle Afetos e raciocínios no Ensino Básico
Matamá, Joana
Afetos
Raciocínios
Educação básica
Psicopedagogia
Affections
Reasoning
Basic education
Psychopedagogy
title_short Afetos e raciocínios no Ensino Básico
title_full Afetos e raciocínios no Ensino Básico
title_fullStr Afetos e raciocínios no Ensino Básico
title_full_unstemmed Afetos e raciocínios no Ensino Básico
title_sort Afetos e raciocínios no Ensino Básico
author Matamá, Joana
author_facet Matamá, Joana
Nascimento, Daniela
Costa-Lobo, Cristina
author_role author
author2 Nascimento, Daniela
Costa-Lobo, Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matamá, Joana
Nascimento, Daniela
Costa-Lobo, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Afetos
Raciocínios
Educação básica
Psicopedagogia
Affections
Reasoning
Basic education
Psychopedagogy
topic Afetos
Raciocínios
Educação básica
Psicopedagogia
Affections
Reasoning
Basic education
Psychopedagogy
description O objetivo geral deste estudo é a caraterização da afetividade e do raciocínio em adolescentes que frequentam o 9º ano de escolaridade, assim como o estudo da associação das variáveis psicológicas, entre si, e da associação destas variáveis com variáveis sóciodemográficas. Os construtos psicológicos contemplados são a afetividade positiva, a afetividade negativa, e os raciocínios. A amostra é constituída por 226 estudantes do ensino básico português. São discutidos os resultados tomando a idade, o gosto pela escola, e as classificações escolares dos alunos. Por último, sinalizam-se implicações para a prática psicológica e para a prática pedagógica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2018-01-08T12:27:14Z
2018-01-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Matamá, J., Nascimento, D., & Costa-Lobo, C. (2017). Afetos e raciocínios no Ensino Básico. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(05), 218-223. doi:10.17979/reipe.2017.0.05.2647. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2047
http://hdl.handle.net/11328/2047
Matamá, J., Nascimento, D., & Costa-Lobo, C. (2017). Afetos e raciocínios no Ensino Básico. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(05), 218-223. doi:10.17979/reipe.2017.0.05.2647. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2047
http://hdl.handle.net/11328/2047
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2647
identifier_str_mv Matamá, J., Nascimento, D., & Costa-Lobo, C. (2017). Afetos e raciocínios no Ensino Básico. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(05), 218-223. doi:10.17979/reipe.2017.0.05.2647. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2047
url http://hdl.handle.net/11328/2047
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2386-7418
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134940972974080