Indicadores ansiógenos e depressivos em crianças com dificuldades de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Susana
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2724
Resumo: As dificuldades de aprendizagem estão entre os motivos mais frequentes para procura de atendimento psicológico para crianças. As pesquisas sobre crianças com dificuldades de aprendizagem têm demonstrado a existência de problemas emocionais e comportamentais. Neste sentido, o objectivo primordial deste estudo, é analisar a existência de indicadores de ansiedade/depressão em crianças com dificuldades de aprendizagem, que estão a ser acompanhadas no Centro Distrital do Desenvolvimento da Criança da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco – Hospital Amato Lusitano. Participaram no estudo 43 crianças, com idades compreendidas entre os 7 e os 14 anos. O instrumento utilizado foi o Questionário de Comportamentos da Criança [CBCL – 4/18]. Conclusão: Apenas 9,3% das crianças com dificuldades de aprendizagem, desta amostra, apresentaram indicadores de ansiedade/depressão. Neste sentido, rejeita-se a hipótese principal do estudo, crianças com dificuldades de aprendizagem apresentam indicadores de ansiedade/depressão.
id RCAP_0effdc2b832c0e356e0e7f4bed9c152a
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2724
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Indicadores ansiógenos e depressivos em crianças com dificuldades de aprendizagemDepressão infanto-juvenilDificuldade de aprendizagemAs dificuldades de aprendizagem estão entre os motivos mais frequentes para procura de atendimento psicológico para crianças. As pesquisas sobre crianças com dificuldades de aprendizagem têm demonstrado a existência de problemas emocionais e comportamentais. Neste sentido, o objectivo primordial deste estudo, é analisar a existência de indicadores de ansiedade/depressão em crianças com dificuldades de aprendizagem, que estão a ser acompanhadas no Centro Distrital do Desenvolvimento da Criança da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco – Hospital Amato Lusitano. Participaram no estudo 43 crianças, com idades compreendidas entre os 7 e os 14 anos. O instrumento utilizado foi o Questionário de Comportamentos da Criança [CBCL – 4/18]. Conclusão: Apenas 9,3% das crianças com dificuldades de aprendizagem, desta amostra, apresentaram indicadores de ansiedade/depressão. Neste sentido, rejeita-se a hipótese principal do estudo, crianças com dificuldades de aprendizagem apresentam indicadores de ansiedade/depressão.Learning difficulties are among the most common reasons for seeking psychological treatment for children. Research on children with learning difficulties have shown the existence of emotional and behavioral problems. In this sense, the primary objective of this study is to analyze the existence of indicators of anxiety/depression in children with learning difficulties, which are being monitored in the District Centre for Development of Children's ULS Castelo Branco - Hospital Amato Lusitano. The study involved 43 children aged between 7 and 14 years. The instrument used was the Child Behavior Questionnaire [CBCL - 4 / 18]. Conclusion: Only 9.3% of children with learning difficulties, this sample showed indicators of anxiety/depression. In this sense, rejects the hypothesis of the study, children with learning difficulties have indicators of anxiety/depression.Simões, Maria de Fátima de JesusuBibliorumDuarte, Susana2014-12-01T14:29:57Z201020102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheethttp://hdl.handle.net/10400.6/2724porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:52Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2724Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:21.416053Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores ansiógenos e depressivos em crianças com dificuldades de aprendizagem
title Indicadores ansiógenos e depressivos em crianças com dificuldades de aprendizagem
spellingShingle Indicadores ansiógenos e depressivos em crianças com dificuldades de aprendizagem
Duarte, Susana
Depressão infanto-juvenil
Dificuldade de aprendizagem
title_short Indicadores ansiógenos e depressivos em crianças com dificuldades de aprendizagem
title_full Indicadores ansiógenos e depressivos em crianças com dificuldades de aprendizagem
title_fullStr Indicadores ansiógenos e depressivos em crianças com dificuldades de aprendizagem
title_full_unstemmed Indicadores ansiógenos e depressivos em crianças com dificuldades de aprendizagem
title_sort Indicadores ansiógenos e depressivos em crianças com dificuldades de aprendizagem
author Duarte, Susana
author_facet Duarte, Susana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Maria de Fátima de Jesus
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Depressão infanto-juvenil
Dificuldade de aprendizagem
topic Depressão infanto-juvenil
Dificuldade de aprendizagem
description As dificuldades de aprendizagem estão entre os motivos mais frequentes para procura de atendimento psicológico para crianças. As pesquisas sobre crianças com dificuldades de aprendizagem têm demonstrado a existência de problemas emocionais e comportamentais. Neste sentido, o objectivo primordial deste estudo, é analisar a existência de indicadores de ansiedade/depressão em crianças com dificuldades de aprendizagem, que estão a ser acompanhadas no Centro Distrital do Desenvolvimento da Criança da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco – Hospital Amato Lusitano. Participaram no estudo 43 crianças, com idades compreendidas entre os 7 e os 14 anos. O instrumento utilizado foi o Questionário de Comportamentos da Criança [CBCL – 4/18]. Conclusão: Apenas 9,3% das crianças com dificuldades de aprendizagem, desta amostra, apresentaram indicadores de ansiedade/depressão. Neste sentido, rejeita-se a hipótese principal do estudo, crianças com dificuldades de aprendizagem apresentam indicadores de ansiedade/depressão.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010
2010-01-01T00:00:00Z
2014-12-01T14:29:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2724
url http://hdl.handle.net/10400.6/2724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheet
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136340832419840