O director de turma como gestor curricular: elaboração/implementação/avaliação do PCT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Rosa Maria Fernandes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/6850
Resumo: Este trabalho, visa caracterizar e reflectir sobre as práticas na elaboração, implementação e avaliação do Projecto Curricular de Turma, e em que medida o mesmo contribuirá, de forma significativa, para a igualdade de oportunidades, em suma para a missão da escola. Na primeira parte do presente trabalho, integra-se a fase de revisão de literatura, e consequente delimitação de conceitos, no sentido de elucidar a temática da gestão flexível do currículo, através da construção/implementação/avaliação dos projectos curriculares de turma e a importância dos mesmos para o sucesso educativo. Esta revisão da literatura tornou-se numa mais-valia pelos conhecimentos que nos acrescentou, para a consolidação da reflexão que pretendemos levar a cabo e cujo problema central é: Como elaborar e implementar o Projecto Curricular de Turma? e, Qual o papel do Director de Turma na Coordenação Curricular? Na segunda parte deste trabalho procedemos a um estudo quantitativo/qualitativo, num Agrupamento do Distrito de Bragança. Realizámos este estudo inquirindo por questionário anónimo, os 21 Directores de Turma/Professores Titulares de Turma de um Agrupamento de escolas, apresentando os resultados e as conclusões desse estudo. Apresentámos, nesta parte do trabalho, a análise documental realizada às actas de todos os conselhos de turma do Agrupamento, e a todos os Projectos Curriculares de Turma do Agrupamento, apresentando as conclusões a que chegámos. O principal objectivo a alcançar com o estudo desta problemática será o de perceber como elaborar o projecto curricular de turma de forma a que favoreça uma efectiva implementação, conducente ao incremento do sucesso da aprendizagem dos diferentes alunos/turmas. Sendo o Projecto Curricular de Turma uma forma de responsabilizar os professores pelo desenvolvimento curricular, torna-se indispensável o trabalho de reflexão/investigação. This work aims to characterize and reflect on practices in the design, implementation and evaluation of the class project, and to what extent it will contribute significantly to equal opportunities, for the school's mission. The first part of this work, integrates the literature review phase and the subsequent delineation of concepts, in order to elucidate the issue of flexible management of the curriculum through the construction/implementation/evaluation of the class project and its importance for educational success. This literature review has become an added value, by the knowledge that we added to the consolidation of reflection that we intend to carry on: How to design and implement the class curriculum? and, What is the role of Director of Curriculum Coordination in Class? In the second part of this work we carried out a quantitative /qualitative study, in a school of the district of Bragança. We conducted this study by asking an anonymous questionnaire, a sample of 21 directors of Class and we present the results and conclusions of this study. We presented in this part of the study, the document analysis carried out to the minutes of all boards of the Group classes, and all the class projects of the group with the conclusions we have reached. The main objective to be achieved with the study of this problem will be to develop the class curriculum in order to implement effectively the class project, and leading to increases in learning achievement of different students/classes. As the class project is a way to make teachers responsible for curriculum development, it is essential the work of reflection/research on it.
id RCAP_0f099389119f51d04b7bb54d212b1144
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6850
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O director de turma como gestor curricular: elaboração/implementação/avaliação do PCTCurrículoGestão flexívelDesenvolvimento curricularProjecto curricular de turmaEste trabalho, visa caracterizar e reflectir sobre as práticas na elaboração, implementação e avaliação do Projecto Curricular de Turma, e em que medida o mesmo contribuirá, de forma significativa, para a igualdade de oportunidades, em suma para a missão da escola. Na primeira parte do presente trabalho, integra-se a fase de revisão de literatura, e consequente delimitação de conceitos, no sentido de elucidar a temática da gestão flexível do currículo, através da construção/implementação/avaliação dos projectos curriculares de turma e a importância dos mesmos para o sucesso educativo. Esta revisão da literatura tornou-se numa mais-valia pelos conhecimentos que nos acrescentou, para a consolidação da reflexão que pretendemos levar a cabo e cujo problema central é: Como elaborar e implementar o Projecto Curricular de Turma? e, Qual o papel do Director de Turma na Coordenação Curricular? Na segunda parte deste trabalho procedemos a um estudo quantitativo/qualitativo, num Agrupamento do Distrito de Bragança. Realizámos este estudo inquirindo por questionário anónimo, os 21 Directores de Turma/Professores Titulares de Turma de um Agrupamento de escolas, apresentando os resultados e as conclusões desse estudo. Apresentámos, nesta parte do trabalho, a análise documental realizada às actas de todos os conselhos de turma do Agrupamento, e a todos os Projectos Curriculares de Turma do Agrupamento, apresentando as conclusões a que chegámos. O principal objectivo a alcançar com o estudo desta problemática será o de perceber como elaborar o projecto curricular de turma de forma a que favoreça uma efectiva implementação, conducente ao incremento do sucesso da aprendizagem dos diferentes alunos/turmas. Sendo o Projecto Curricular de Turma uma forma de responsabilizar os professores pelo desenvolvimento curricular, torna-se indispensável o trabalho de reflexão/investigação. This work aims to characterize and reflect on practices in the design, implementation and evaluation of the class project, and to what extent it will contribute significantly to equal opportunities, for the school's mission. The first part of this work, integrates the literature review phase and the subsequent delineation of concepts, in order to elucidate the issue of flexible management of the curriculum through the construction/implementation/evaluation of the class project and its importance for educational success. This literature review has become an added value, by the knowledge that we added to the consolidation of reflection that we intend to carry on: How to design and implement the class curriculum? and, What is the role of Director of Curriculum Coordination in Class? In the second part of this work we carried out a quantitative /qualitative study, in a school of the district of Bragança. We conducted this study by asking an anonymous questionnaire, a sample of 21 directors of Class and we present the results and conclusions of this study. We presented in this part of the study, the document analysis carried out to the minutes of all boards of the Group classes, and all the class projects of the group with the conclusions we have reached. The main objective to be achieved with the study of this problem will be to develop the class curriculum in order to implement effectively the class project, and leading to increases in learning achievement of different students/classes. As the class project is a way to make teachers responsible for curriculum development, it is essential the work of reflection/research on it.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoFerreira, Henrique da CostaGonçalves, Iria dos AnjosBiblioteca Digital do IPBMartins, Rosa Maria Fernandes2012-05-07T11:24:55Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/6850porMartins, Rosa Maria Fernandes (2011) – O director de turma como gestor curricular: elaboração/implementação/avaliação do PCT. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:17:11Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6850Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:48.562466Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O director de turma como gestor curricular: elaboração/implementação/avaliação do PCT
title O director de turma como gestor curricular: elaboração/implementação/avaliação do PCT
spellingShingle O director de turma como gestor curricular: elaboração/implementação/avaliação do PCT
Martins, Rosa Maria Fernandes
Currículo
Gestão flexível
Desenvolvimento curricular
Projecto curricular de turma
title_short O director de turma como gestor curricular: elaboração/implementação/avaliação do PCT
title_full O director de turma como gestor curricular: elaboração/implementação/avaliação do PCT
title_fullStr O director de turma como gestor curricular: elaboração/implementação/avaliação do PCT
title_full_unstemmed O director de turma como gestor curricular: elaboração/implementação/avaliação do PCT
title_sort O director de turma como gestor curricular: elaboração/implementação/avaliação do PCT
author Martins, Rosa Maria Fernandes
author_facet Martins, Rosa Maria Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Henrique da Costa
Gonçalves, Iria dos Anjos
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Rosa Maria Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Gestão flexível
Desenvolvimento curricular
Projecto curricular de turma
topic Currículo
Gestão flexível
Desenvolvimento curricular
Projecto curricular de turma
description Este trabalho, visa caracterizar e reflectir sobre as práticas na elaboração, implementação e avaliação do Projecto Curricular de Turma, e em que medida o mesmo contribuirá, de forma significativa, para a igualdade de oportunidades, em suma para a missão da escola. Na primeira parte do presente trabalho, integra-se a fase de revisão de literatura, e consequente delimitação de conceitos, no sentido de elucidar a temática da gestão flexível do currículo, através da construção/implementação/avaliação dos projectos curriculares de turma e a importância dos mesmos para o sucesso educativo. Esta revisão da literatura tornou-se numa mais-valia pelos conhecimentos que nos acrescentou, para a consolidação da reflexão que pretendemos levar a cabo e cujo problema central é: Como elaborar e implementar o Projecto Curricular de Turma? e, Qual o papel do Director de Turma na Coordenação Curricular? Na segunda parte deste trabalho procedemos a um estudo quantitativo/qualitativo, num Agrupamento do Distrito de Bragança. Realizámos este estudo inquirindo por questionário anónimo, os 21 Directores de Turma/Professores Titulares de Turma de um Agrupamento de escolas, apresentando os resultados e as conclusões desse estudo. Apresentámos, nesta parte do trabalho, a análise documental realizada às actas de todos os conselhos de turma do Agrupamento, e a todos os Projectos Curriculares de Turma do Agrupamento, apresentando as conclusões a que chegámos. O principal objectivo a alcançar com o estudo desta problemática será o de perceber como elaborar o projecto curricular de turma de forma a que favoreça uma efectiva implementação, conducente ao incremento do sucesso da aprendizagem dos diferentes alunos/turmas. Sendo o Projecto Curricular de Turma uma forma de responsabilizar os professores pelo desenvolvimento curricular, torna-se indispensável o trabalho de reflexão/investigação. This work aims to characterize and reflect on practices in the design, implementation and evaluation of the class project, and to what extent it will contribute significantly to equal opportunities, for the school's mission. The first part of this work, integrates the literature review phase and the subsequent delineation of concepts, in order to elucidate the issue of flexible management of the curriculum through the construction/implementation/evaluation of the class project and its importance for educational success. This literature review has become an added value, by the knowledge that we added to the consolidation of reflection that we intend to carry on: How to design and implement the class curriculum? and, What is the role of Director of Curriculum Coordination in Class? In the second part of this work we carried out a quantitative /qualitative study, in a school of the district of Bragança. We conducted this study by asking an anonymous questionnaire, a sample of 21 directors of Class and we present the results and conclusions of this study. We presented in this part of the study, the document analysis carried out to the minutes of all boards of the Group classes, and all the class projects of the group with the conclusions we have reached. The main objective to be achieved with the study of this problem will be to develop the class curriculum in order to implement effectively the class project, and leading to increases in learning achievement of different students/classes. As the class project is a way to make teachers responsible for curriculum development, it is essential the work of reflection/research on it.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-05-07T11:24:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/6850
url http://hdl.handle.net/10198/6850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, Rosa Maria Fernandes (2011) – O director de turma como gestor curricular: elaboração/implementação/avaliação do PCT. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educacional
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135208434302976