O director de turma e a articulação curricular: estudo de caso sobre o ensino das línguas no 3º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Maria Luísa Silva
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4728
Resumo: O presente projecto tem duas temáticas centrais: por um lado, as múltiplas funções, atribuições e papéis do Director de Turma; por outro, a articulação curricular no ensino das línguas no 3º CEB, situando-se esta no domínio da gestão curricular. Assim, procuramos revelar a importância do Director de Turma, enquanto órgão de gestão intermédia, na promoção e reforço da articulação curricular ao nível das Línguas. No âmbito da crescente autonomia das escolas, a gestão curricular vem dar um contributo e um sentido diferente às práticas docentes, obrigando a assumir uma postura distinta face ao desenvolvimento curricular. O aprofundamento da temática seleccionada poderá vir a contribuir para a sua compreensão e para o seu consequente uso, na medida em que qualquer professor, em exercício, poderá assumir este cargo e poderá representar um momento propiciador e estimulador de reflexão no e sobre esse desempenho, para além de possibilitar a manutenção e enriquecimento dos processos de conhecimento. Foi adoptada uma metodologia tipo estudo de caso, com recolha de dados eminentemente qualitativos, com o objectivo de apurar se existe uma relação entre as duas temáticas em estudo e se a articulação curricular é uma prática presente na Escola Azul. Foi possível concluir que o Director de Turma é, com efeito, a figura principal na promoção e coordenação da articulação curricular, contando, no entanto, com a colaboração do Conselho de turma. Por outro lado, a articulação curricular encontra-se definida nos documentos da Escola Azul, contudo na prática ela é ainda pouco visível.
id RCAP_24cd18ecc662f50cc397967dafbae78e
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/4728
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O director de turma e a articulação curricular: estudo de caso sobre o ensino das línguas no 3º CEBGestão curricularDesenvolvimento dos currículos - Estudos de casoDirectores de turmaEnsino de línguasEnsino básicoO presente projecto tem duas temáticas centrais: por um lado, as múltiplas funções, atribuições e papéis do Director de Turma; por outro, a articulação curricular no ensino das línguas no 3º CEB, situando-se esta no domínio da gestão curricular. Assim, procuramos revelar a importância do Director de Turma, enquanto órgão de gestão intermédia, na promoção e reforço da articulação curricular ao nível das Línguas. No âmbito da crescente autonomia das escolas, a gestão curricular vem dar um contributo e um sentido diferente às práticas docentes, obrigando a assumir uma postura distinta face ao desenvolvimento curricular. O aprofundamento da temática seleccionada poderá vir a contribuir para a sua compreensão e para o seu consequente uso, na medida em que qualquer professor, em exercício, poderá assumir este cargo e poderá representar um momento propiciador e estimulador de reflexão no e sobre esse desempenho, para além de possibilitar a manutenção e enriquecimento dos processos de conhecimento. Foi adoptada uma metodologia tipo estudo de caso, com recolha de dados eminentemente qualitativos, com o objectivo de apurar se existe uma relação entre as duas temáticas em estudo e se a articulação curricular é uma prática presente na Escola Azul. Foi possível concluir que o Director de Turma é, com efeito, a figura principal na promoção e coordenação da articulação curricular, contando, no entanto, com a colaboração do Conselho de turma. Por outro lado, a articulação curricular encontra-se definida nos documentos da Escola Azul, contudo na prática ela é ainda pouco visível.The present text deals with two main topic areas: the multiple functions and roles of the Director of Class and the curricular articulation in language teaching in the third Cycle of the Basic Education. Thus, it is our intention to reveal the importance of the Director of Class, as an organ of intermediate management, in the promotion and reinforcement of curricular articulation in languages. With the increase of the schools’ autonomy, the management of the curriculum gives a new contribution and sense to the teachers’ practises, as to experience the development of the curriculum differently. A deep study of the selected topic may contribute to a better understanding and, consequently, to a better use, for any teacher may have to overtake this task during his professional life. Besides it also represents a propitiating and stimulating opportunity of reflection on and about its performance. On the other hand, it allows the maintenance and enrichment of knowledge processes. The selected methodology was the Case Study. The collected data are predominantly qualitative, so as to verify if there is a link between the Director of Class and curricular articulation and the existence of an active curricular articulation. It was possible to conclude that this educative agent plays an important and effective role either in the promotion and co-ordination of curriculum management, provided that all teachers in a class council cope with him. Finally, the practice of curricular articulation is still far from being an active practice.Universidade de Aveiro2011-12-27T11:01:52Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4728porLopes, Maria Luísa Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:05:42Zoai:ria.ua.pt:10773/4728Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:36.894746Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O director de turma e a articulação curricular: estudo de caso sobre o ensino das línguas no 3º CEB
title O director de turma e a articulação curricular: estudo de caso sobre o ensino das línguas no 3º CEB
spellingShingle O director de turma e a articulação curricular: estudo de caso sobre o ensino das línguas no 3º CEB
Lopes, Maria Luísa Silva
Gestão curricular
Desenvolvimento dos currículos - Estudos de caso
Directores de turma
Ensino de línguas
Ensino básico
title_short O director de turma e a articulação curricular: estudo de caso sobre o ensino das línguas no 3º CEB
title_full O director de turma e a articulação curricular: estudo de caso sobre o ensino das línguas no 3º CEB
title_fullStr O director de turma e a articulação curricular: estudo de caso sobre o ensino das línguas no 3º CEB
title_full_unstemmed O director de turma e a articulação curricular: estudo de caso sobre o ensino das línguas no 3º CEB
title_sort O director de turma e a articulação curricular: estudo de caso sobre o ensino das línguas no 3º CEB
author Lopes, Maria Luísa Silva
author_facet Lopes, Maria Luísa Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Maria Luísa Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão curricular
Desenvolvimento dos currículos - Estudos de caso
Directores de turma
Ensino de línguas
Ensino básico
topic Gestão curricular
Desenvolvimento dos currículos - Estudos de caso
Directores de turma
Ensino de línguas
Ensino básico
description O presente projecto tem duas temáticas centrais: por um lado, as múltiplas funções, atribuições e papéis do Director de Turma; por outro, a articulação curricular no ensino das línguas no 3º CEB, situando-se esta no domínio da gestão curricular. Assim, procuramos revelar a importância do Director de Turma, enquanto órgão de gestão intermédia, na promoção e reforço da articulação curricular ao nível das Línguas. No âmbito da crescente autonomia das escolas, a gestão curricular vem dar um contributo e um sentido diferente às práticas docentes, obrigando a assumir uma postura distinta face ao desenvolvimento curricular. O aprofundamento da temática seleccionada poderá vir a contribuir para a sua compreensão e para o seu consequente uso, na medida em que qualquer professor, em exercício, poderá assumir este cargo e poderá representar um momento propiciador e estimulador de reflexão no e sobre esse desempenho, para além de possibilitar a manutenção e enriquecimento dos processos de conhecimento. Foi adoptada uma metodologia tipo estudo de caso, com recolha de dados eminentemente qualitativos, com o objectivo de apurar se existe uma relação entre as duas temáticas em estudo e se a articulação curricular é uma prática presente na Escola Azul. Foi possível concluir que o Director de Turma é, com efeito, a figura principal na promoção e coordenação da articulação curricular, contando, no entanto, com a colaboração do Conselho de turma. Por outro lado, a articulação curricular encontra-se definida nos documentos da Escola Azul, contudo na prática ela é ainda pouco visível.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01T00:00:00Z
2006
2011-12-27T11:01:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/4728
url http://hdl.handle.net/10773/4728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137474598928384