Prática de ensino supervisionada: Robótica: uma abordagem educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Rita Sofia Silveira da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/20582
Resumo: O presente relatório pretende apresentar o trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no curso de mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico. A prática educativa foi desenvolvida nos contextos de creche, de pré-escolar e de 1.º ciclo do ensino básico. Em contexto de creche, o estágio foi realizado numa Instituição Particular de Solidariedade Social com crianças de um ano de idade. Relativamente aos contextos, pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, foram realizados em escolas da rede pública, sendo que o primeiro abrangia crianças com 3, 4 e 5 anos de idade e o segundo com 8 e 9 anos de idades, a frequentarem o 3.º ano de escolaridade. Procurando responder aos interesses das crianças do século XXI elegeu-se como temática a robótica em contexto educativo, considerando que ela poderia ser apelativa e facilitadora no processo de ensino e aprendizagem, tendo em conta que estas crianças nasceram num tempo marcado pelo acesso facilitado às novas tecnologias. Para esse efeito, foram traçados objetivos que visam compreender o caráter multifacetado da utilização da robótica em contexto escolar e analisar de que forma a robótica pode ser um instrumento didático facilitador no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, optamos por uma investigação de cariz qualitativo, utilizando como instrumentos de recolha de dados as notas de campo e os registos fotográficos. Considerando as práticas educativas e a análise da informação recolhida, constatamos que as crianças implicadas desenvolveram ao longo deste projeto algumas competências, tais como, o raciocínio lógico, a criatividade, o trabalho colaborativo e a interdisciplinaridade. Perante estes factos, inferimos que o recurso à robótica, em contexto educativo, se revelou adequado e, enquanto ferramenta pedagógica, poderá contribuir para a formação das crianças do século XXI, tendo em conta a sua transversalidade a qualquer área de conhecimento. Importa, por isso, dar mais espaço às TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), nas escolas, aproveitando as suas potencialidades se, e quando, utilizada de forma ajustada e consciente, face à realidade de cada contexto ou circunstância.
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Procurando responder aos interesses das crianças do século XXI elegeu-se como temática a robótica em contexto educativo, considerando que ela poderia ser apelativa e facilitadora no processo de ensino e aprendizagem, tendo em conta que estas crianças nasceram num tempo marcado pelo acesso facilitado às novas tecnologias. Para esse efeito, foram traçados objetivos que visam compreender o caráter multifacetado da utilização da robótica em contexto escolar e analisar de que forma a robótica pode ser um instrumento didático facilitador no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, optamos por uma investigação de cariz qualitativo, utilizando como instrumentos de recolha de dados as notas de campo e os registos fotográficos. Considerando as práticas educativas e a análise da informação recolhida, constatamos que as crianças implicadas desenvolveram ao longo deste projeto algumas competências, tais como, o raciocínio lógico, a criatividade, o trabalho colaborativo e a interdisciplinaridade. Perante estes factos, inferimos que o recurso à robótica, em contexto educativo, se revelou adequado e, enquanto ferramenta pedagógica, poderá contribuir para a formação das crianças do século XXI, tendo em conta a sua transversalidade a qualquer área de conhecimento. Importa, por isso, dar mais espaço às TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), nas escolas, aproveitando as suas potencialidades se, e quando, utilizada de forma ajustada e consciente, face à realidade de cada contexto ou circunstância.The main goal of this report is to present the results of the Supervised Teaching Practice’s research work (STP), which is included in the Master's Degree plan on Preschool Education and Primary Education levels. The educational practice work, presented in the current report, was performed in nursery schools, preschools and primary schools’ educational settings. Concerning the nursery school’s setting, the educational traineeship was carried out in a social solidarity private institution for one-year-old children. Regarding the preschool and primary school’s settings, the educational traineeship took place in a state school which is included in the public school network. At the preschool scenario there were children from three to five years old. As for the primary school site there were eight to nine-year-old children who were attending the third school grade. Seeking to meet the expectations and needs of these twenty-first century’s children, the topic on robotics used in those educational settings was chosen due to the fact that it might be appealing to young children as well as a cooperative tool for the teaching-learning process, taking into account that today’s children were born in a different technological era. In order to accomplish this research, some goals were previously defined so as to understand the multifaceted character concerning the use of robotics in educational settings as well as to analyze the way in which robotics could become a facilitating didactic tool concerning the teaching-learning process. In this regard, it was made an option for a research of a qualitative nature through field observations as well as photographic records as instruments for data collection. Taking into account both the educational practices and the analysis of data collection, it is possible to determine that all children involved in this project have acquired some competences throughout the research work process, such as: logical thinking, creativity, cooperative work relationships and interdisciplinary as well. Regarding these facts, it is also possible to infer that robotics use in educational context has proved to be appropriated, and, as an educational tool, it might contribute to the children’s upbringing and learning in the twenty-first century, bearing in mind its transversality to any field of knowledge. Therefore, it is important to emphasize the importance of Information and Communication Technologies (ICT) teaching at public schools in order to fully achieve their (ICT’s) potential when responsibly used and taught, regarding each setting’s reality or other diverse circumstances.Bonifácio, EvangelinaMeirinhos, ManuelBiblioteca Digital do IPBRosa, Rita Sofia Silveira da2020-02-05T16:37:47Z201920182019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/20582TID:202358836porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:46:42Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/20582Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:25.049545Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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