The influence of factors on consumer intention to adopt electric/hybrid vehicles and its relevance to marketing strategies
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/29715 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Management |
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The influence of factors on consumer intention to adopt electric/hybrid vehicles and its relevance to marketing strategiesIntention to AdoptBattery Electric VehiclesElectric Charging InfrastructuresEcological ConcernsIntenção de AdoçãoVeículos Elétricos a BateriaInfraestruturas de Carregamento ElétricoPreocupações EcológicasMestrado Bolonha em ManagementOs carros elétricos e híbridos são cada vez mais uma realidade nos dias de hoje, ainda mais tendo em conta o rápido crescimento que este tipo de viaturas está a ter no mundo todo, não só em particulares como meio de deslocação próprio, mas também nas grandes entidades que já recorrem a transportes de grande porte com motores elétricos e empresas públicas que já têm na sua frota de transportes públicos autocarros elétricos, viaturas que perspetivam a longo prazo ter um custo operacional mais reduzido que veículos de combustão interna e paralelamente serem mais sustentáveis ambientalmente, conservadores do nosso planeta e dos seus recursos, tópico cada vez mais relevante. A presente dissertação tem como principal objetivo, com o auxílio de um questionário realizado via online e o qual a informação foi tratada com regressões lineares, perceber o que influencia um individuo a adquirir este tipo de viatura versus uma equivalente, mas propulsionada a um motor de combustão interna dependente de combustíveis fósseis, como é o caso do petróleo e gás natural. As principais conclusões demonstraram que algumas das variáveis estudadas têm impacto positivo na decisão de compra de um carro elétrico ou híbrido, mais propriamente a atitude em relação aos automóveis elétricos amigos do ambiente e as infraestruturas disponíveis, na qual a atitude tem como antecedente os cuidados ecológicos ou preocupação do indivíduo com o ambiente. A nível académico este estudo vem preencher lacunas e dar resposta a questões, tentando perceber os fatores que têm impacto na decisão de compra e de que forma podem ser aproveitados. A nível prático tem como objetivo divulgar as conclusões à indústria automóvel, tentando estimular as suas vendas neste mercado.Electric and hybrid cars are becoming more and more of a reality these days, even more so given the rapid growth of this type of vehicle worldwide, not only for private individuals as their own means of transportation, but also for large companies that are already using large transport vehicles with electric motors and public companies that already have electric buses in their public transport fleet. In the long term, these vehicles are expected to have lower operating costs than internal combustion vehicles and at the same time be more environmentally sustainable, conserving our planet and its resources, a topic that is increasingly relevant. The main objective of this dissertation is to understand, with the help of a questionnaire carried out online and the information treated with linear regressions, what influences an individual to purchase this type of vehicle versus an equivalent one powered by an internal combustion engine dependent on fossil fuels, such as oil and natural gas. The main conclusions show that some of the variables studied have an positive impact on the decision to buy an electric or hybrid car, more specifically the attitude towards eco-friendly electric cars and the infrastructure availability, in which the attitude is preceded by the individual's ecological care or concern for the environment. On an academic level, this study fills gaps and answers questions, trying to understand the factors that have impact on the purchasing decision and how they can be exploited. On a practical level, it aims to disseminate the conclusions to the car industry, trying to stimulate sales in this market.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaBarradas, Pedro Tomé2023-122023-12-01T00:00:00Z2024-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29715engBarradas, Pedro Tomé (2023). “The influence of factors on consumer intention to adopt electric/hybrid vehicles and its relevance to marketing strategies”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-07T01:37:14Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29715Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:30:37.313508Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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