Millenials on board and generation z taking off: um olhar sobre os fatores motivadores, a satisfação e o bem-estar das duas gerações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Pedro Henrique Mira Lopes dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/21559
Resumo: As gerações mais jovens que constituem ou estão a ingressar hoje a workforce, cresceram num mundo pautado por mudanças constantes e cada vez mais rápidas. Concretamente, as gerações Millennial (Y) e Z são exigentes com a sua motivação, satisfação e bem-estar. Nos últimos anos foram realizados vários estudos centrados nas gerações no contexto organizacional. A investigação que existe sobre os Millennials, revela que ainda é necessário compreender melhor questões relacionadas com fatores motivadores, satisfação e bem-estar e que, no caso da geração Z, o que se sabe é reduzido. O objetivo será caraterizar e diferenciar a geração Millennial e Z quanto a fatores motivadores, satisfação e bem-estar. Com efeito, realizou-se um estudo exploratório qualitativo a 24 jovens: 13 da geração Z e 11 da geração Millennial, utilizando entrevistas semiestruturadas. Para a análise de conteúdo, criou-se um sistema de categorias (template) através de uma abordagem indutiva e dedutiva apoiada no Software MaxQDA2020. Nos resultados foi possível identificar os principais fatores motivadores destacados foram: um bom equilíbrio vida-trabalho; relações com os outros e ambiente de trabalho positivos; o reconhecimento, sobretudo verbal, mas também monetário; e, com menor importância, um trabalho que contribua para o desenvolvimento e crescimento, pessoal e profissional e progressão de carreira. Sobre diferenças entre gerações, a geração Z exibe maior exigência com a generalidade dos fatores motivadores, satisfação e bem-estar e maior diversidade de fatores face aos Millennials, reforçando a ideia da dificuldade de corresponder às suas expetativas, em comparação aos Millennials. Por fim, contemplou-se sugestões para pesquisas futuras.
id RCAP_0f508fae74be548da045c3d82f380a5d
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21559
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Millenials on board and generation z taking off: um olhar sobre os fatores motivadores, a satisfação e o bem-estar das duas geraçõesGeração YGeração ZFatores motivadoresBem-estar -- WelfareSatisfação no trabalhoTurnoverGeneration YGeneration ZMotivational factorsJob satisfactionAs gerações mais jovens que constituem ou estão a ingressar hoje a workforce, cresceram num mundo pautado por mudanças constantes e cada vez mais rápidas. Concretamente, as gerações Millennial (Y) e Z são exigentes com a sua motivação, satisfação e bem-estar. Nos últimos anos foram realizados vários estudos centrados nas gerações no contexto organizacional. A investigação que existe sobre os Millennials, revela que ainda é necessário compreender melhor questões relacionadas com fatores motivadores, satisfação e bem-estar e que, no caso da geração Z, o que se sabe é reduzido. O objetivo será caraterizar e diferenciar a geração Millennial e Z quanto a fatores motivadores, satisfação e bem-estar. Com efeito, realizou-se um estudo exploratório qualitativo a 24 jovens: 13 da geração Z e 11 da geração Millennial, utilizando entrevistas semiestruturadas. Para a análise de conteúdo, criou-se um sistema de categorias (template) através de uma abordagem indutiva e dedutiva apoiada no Software MaxQDA2020. Nos resultados foi possível identificar os principais fatores motivadores destacados foram: um bom equilíbrio vida-trabalho; relações com os outros e ambiente de trabalho positivos; o reconhecimento, sobretudo verbal, mas também monetário; e, com menor importância, um trabalho que contribua para o desenvolvimento e crescimento, pessoal e profissional e progressão de carreira. Sobre diferenças entre gerações, a geração Z exibe maior exigência com a generalidade dos fatores motivadores, satisfação e bem-estar e maior diversidade de fatores face aos Millennials, reforçando a ideia da dificuldade de corresponder às suas expetativas, em comparação aos Millennials. Por fim, contemplou-se sugestões para pesquisas futuras.The younger generations that make up or are entering the workforce today, have grown up in a world marked by constant and evermore rapid change. To be specific, Millennial (Y) and Z generations are exigent with their motivation, satisfaction and well-being. Recently, several studies have been conducted focusing on generations in the organizational context. Research that already exists on Millennials, reveals that it is still necessary to better understand issues related to motivational factors, satisfaction and well-being and also that, in the case of generation Z, what is known is reduced. The aim will be to characterize and differentiate the Millennials and Z generation in terms of motivational factors, satisfaction and well-being. A qualitative exploratory study was carried out on 24 young people, 13 from generation Z and 11 from generation Millennial, using semi-structured interviews. For the content analysis, a category system (template) was created through an inductive and deductive approach supported by MaxQDA2020 software. In the results, the main motivational factors highlighted were a good work-life balance; positive relationships with others and work environment; recognition, mainly verbal, but also monetary; and, with less importance, work which contributes to personal and professional development and growth, and career progression. Regarding differences between generations, it was found that Z generation exhibits a greater exigency with the generality of motivational factors, satisfaction and well-being and a greater diversity of factors in comparison to Millennials, reinforcing the difficulty of meeting their expectations, in comparison to Millennials. Finally, suggestions for future research were considered.2021-01-26T14:31:38Z2020-12-15T00:00:00Z2020-12-152020-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/21559TID:202580547porSantos, Pedro Henrique Mira Lopes dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:02:15Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21559Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:33:30.239428Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Millenials on board and generation z taking off: um olhar sobre os fatores motivadores, a satisfação e o bem-estar das duas gerações
title Millenials on board and generation z taking off: um olhar sobre os fatores motivadores, a satisfação e o bem-estar das duas gerações
spellingShingle Millenials on board and generation z taking off: um olhar sobre os fatores motivadores, a satisfação e o bem-estar das duas gerações
Santos, Pedro Henrique Mira Lopes dos
Geração Y
Geração Z
Fatores motivadores
Bem-estar -- Welfare
Satisfação no trabalho
Turnover
Generation Y
Generation Z
Motivational factors
Job satisfaction
title_short Millenials on board and generation z taking off: um olhar sobre os fatores motivadores, a satisfação e o bem-estar das duas gerações
title_full Millenials on board and generation z taking off: um olhar sobre os fatores motivadores, a satisfação e o bem-estar das duas gerações
title_fullStr Millenials on board and generation z taking off: um olhar sobre os fatores motivadores, a satisfação e o bem-estar das duas gerações
title_full_unstemmed Millenials on board and generation z taking off: um olhar sobre os fatores motivadores, a satisfação e o bem-estar das duas gerações
title_sort Millenials on board and generation z taking off: um olhar sobre os fatores motivadores, a satisfação e o bem-estar das duas gerações
author Santos, Pedro Henrique Mira Lopes dos
author_facet Santos, Pedro Henrique Mira Lopes dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Pedro Henrique Mira Lopes dos
dc.subject.por.fl_str_mv Geração Y
Geração Z
Fatores motivadores
Bem-estar -- Welfare
Satisfação no trabalho
Turnover
Generation Y
Generation Z
Motivational factors
Job satisfaction
topic Geração Y
Geração Z
Fatores motivadores
Bem-estar -- Welfare
Satisfação no trabalho
Turnover
Generation Y
Generation Z
Motivational factors
Job satisfaction
description As gerações mais jovens que constituem ou estão a ingressar hoje a workforce, cresceram num mundo pautado por mudanças constantes e cada vez mais rápidas. Concretamente, as gerações Millennial (Y) e Z são exigentes com a sua motivação, satisfação e bem-estar. Nos últimos anos foram realizados vários estudos centrados nas gerações no contexto organizacional. A investigação que existe sobre os Millennials, revela que ainda é necessário compreender melhor questões relacionadas com fatores motivadores, satisfação e bem-estar e que, no caso da geração Z, o que se sabe é reduzido. O objetivo será caraterizar e diferenciar a geração Millennial e Z quanto a fatores motivadores, satisfação e bem-estar. Com efeito, realizou-se um estudo exploratório qualitativo a 24 jovens: 13 da geração Z e 11 da geração Millennial, utilizando entrevistas semiestruturadas. Para a análise de conteúdo, criou-se um sistema de categorias (template) através de uma abordagem indutiva e dedutiva apoiada no Software MaxQDA2020. Nos resultados foi possível identificar os principais fatores motivadores destacados foram: um bom equilíbrio vida-trabalho; relações com os outros e ambiente de trabalho positivos; o reconhecimento, sobretudo verbal, mas também monetário; e, com menor importância, um trabalho que contribua para o desenvolvimento e crescimento, pessoal e profissional e progressão de carreira. Sobre diferenças entre gerações, a geração Z exibe maior exigência com a generalidade dos fatores motivadores, satisfação e bem-estar e maior diversidade de fatores face aos Millennials, reforçando a ideia da dificuldade de corresponder às suas expetativas, em comparação aos Millennials. Por fim, contemplou-se sugestões para pesquisas futuras.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-15T00:00:00Z
2020-12-15
2020-10
2021-01-26T14:31:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/21559
TID:202580547
url http://hdl.handle.net/10071/21559
identifier_str_mv TID:202580547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134896549003264