A importância do imaginário na intertextualidade leitora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Cristina Maria da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1073
Resumo: Esta investigação pretende promover a competência leitora em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, através da aplicação de uma pedagogia do imaginário, visando potenciar e enriquecer a intertextualidade dos participantes. Por outras palavras, partindo de diferentes textos literários infantis, tendo em conta as idades das crianças, é nossa intenção desenvolver competências de compreensão que implicam a activação de conhecimentos prévios, a antecipação de sentidos, bem como estabelecer relações entre leituras efectuadas. Os textos seleccionados tiveram em conta diferentes pressupostos que estão em consonância com a investigação que aqui se apresenta, pois revelam riqueza semântica, apelam à cooperação interpretativa dos seus leitores, potenciam a curiosidade dos seus leitores, despertam a capacidade de imaginar cenários diversos e prometem/ sugerem múltiplos percursos de leitura.
id RCAP_0f68177442fbf4aa1cffe1d3c348060a
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1073
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do imaginário na intertextualidade leitoraIntertextualidadeImaginaçãoLeituraEsta investigação pretende promover a competência leitora em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, através da aplicação de uma pedagogia do imaginário, visando potenciar e enriquecer a intertextualidade dos participantes. Por outras palavras, partindo de diferentes textos literários infantis, tendo em conta as idades das crianças, é nossa intenção desenvolver competências de compreensão que implicam a activação de conhecimentos prévios, a antecipação de sentidos, bem como estabelecer relações entre leituras efectuadas. Os textos seleccionados tiveram em conta diferentes pressupostos que estão em consonância com a investigação que aqui se apresenta, pois revelam riqueza semântica, apelam à cooperação interpretativa dos seus leitores, potenciam a curiosidade dos seus leitores, despertam a capacidade de imaginar cenários diversos e prometem/ sugerem múltiplos percursos de leitura.This research aims to promote reading skills in children of the 1st cycle of Basic Education, through pedagogy of imagination, in order to enhance and enrich the intertextuality of the participants. In other words, using different literary texts for children and taking into account their ages, it is our intention to develop comprehension skills that involve the activation of prior knowledge, anticipation of senses, and to establish relationships among the readings. The selected texts took into account different assumptions that are consistent with this research, since they reveal semantic richness, appeal to the readers' interpretive cooperation, enhance the curiosity of the readers, arouse the ability to imagine different scenarios and promise / suggest multiple reading paths.2011-05-03T10:17:15Z2013-05-20T14:03:31Z2011-02-01T00:00:00Z2011-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1073porSANTOS, Cristina Maria da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:36Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1073Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:37.139081Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do imaginário na intertextualidade leitora
title A importância do imaginário na intertextualidade leitora
spellingShingle A importância do imaginário na intertextualidade leitora
SANTOS, Cristina Maria da Silva
Intertextualidade
Imaginação
Leitura
title_short A importância do imaginário na intertextualidade leitora
title_full A importância do imaginário na intertextualidade leitora
title_fullStr A importância do imaginário na intertextualidade leitora
title_full_unstemmed A importância do imaginário na intertextualidade leitora
title_sort A importância do imaginário na intertextualidade leitora
author SANTOS, Cristina Maria da Silva
author_facet SANTOS, Cristina Maria da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Cristina Maria da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Intertextualidade
Imaginação
Leitura
topic Intertextualidade
Imaginação
Leitura
description Esta investigação pretende promover a competência leitora em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, através da aplicação de uma pedagogia do imaginário, visando potenciar e enriquecer a intertextualidade dos participantes. Por outras palavras, partindo de diferentes textos literários infantis, tendo em conta as idades das crianças, é nossa intenção desenvolver competências de compreensão que implicam a activação de conhecimentos prévios, a antecipação de sentidos, bem como estabelecer relações entre leituras efectuadas. Os textos seleccionados tiveram em conta diferentes pressupostos que estão em consonância com a investigação que aqui se apresenta, pois revelam riqueza semântica, apelam à cooperação interpretativa dos seus leitores, potenciam a curiosidade dos seus leitores, despertam a capacidade de imaginar cenários diversos e prometem/ sugerem múltiplos percursos de leitura.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-03T10:17:15Z
2011-02-01T00:00:00Z
2011-02
2013-05-20T14:03:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1073
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131619918872576