A importância do imaginário na intertextualidade leitora
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1073 |
Resumo: | Esta investigação pretende promover a competência leitora em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, através da aplicação de uma pedagogia do imaginário, visando potenciar e enriquecer a intertextualidade dos participantes. Por outras palavras, partindo de diferentes textos literários infantis, tendo em conta as idades das crianças, é nossa intenção desenvolver competências de compreensão que implicam a activação de conhecimentos prévios, a antecipação de sentidos, bem como estabelecer relações entre leituras efectuadas. Os textos seleccionados tiveram em conta diferentes pressupostos que estão em consonância com a investigação que aqui se apresenta, pois revelam riqueza semântica, apelam à cooperação interpretativa dos seus leitores, potenciam a curiosidade dos seus leitores, despertam a capacidade de imaginar cenários diversos e prometem/ sugerem múltiplos percursos de leitura. |
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A importância do imaginário na intertextualidade leitoraIntertextualidadeImaginaçãoLeituraEsta investigação pretende promover a competência leitora em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, através da aplicação de uma pedagogia do imaginário, visando potenciar e enriquecer a intertextualidade dos participantes. Por outras palavras, partindo de diferentes textos literários infantis, tendo em conta as idades das crianças, é nossa intenção desenvolver competências de compreensão que implicam a activação de conhecimentos prévios, a antecipação de sentidos, bem como estabelecer relações entre leituras efectuadas. Os textos seleccionados tiveram em conta diferentes pressupostos que estão em consonância com a investigação que aqui se apresenta, pois revelam riqueza semântica, apelam à cooperação interpretativa dos seus leitores, potenciam a curiosidade dos seus leitores, despertam a capacidade de imaginar cenários diversos e prometem/ sugerem múltiplos percursos de leitura.This research aims to promote reading skills in children of the 1st cycle of Basic Education, through pedagogy of imagination, in order to enhance and enrich the intertextuality of the participants. In other words, using different literary texts for children and taking into account their ages, it is our intention to develop comprehension skills that involve the activation of prior knowledge, anticipation of senses, and to establish relationships among the readings. The selected texts took into account different assumptions that are consistent with this research, since they reveal semantic richness, appeal to the readers' interpretive cooperation, enhance the curiosity of the readers, arouse the ability to imagine different scenarios and promise / suggest multiple reading paths.2011-05-03T10:17:15Z2013-05-20T14:03:31Z2011-02-01T00:00:00Z2011-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1073porSANTOS, Cristina Maria da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:36Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1073Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:37.139081Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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