Desenvolvendo a intertextualidade a partir de smartphones : leituras compartilhadas na formação do leitor contemporâneo
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Data de Publicação: | 2021 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40794 |
Resumo: | Nesta pesquisa, articulamos uma discussão acerca do uso de dispositivos tecnológicos com vistas ao desenvolvimento da intertextualidade para a construção de sentido e compreensão textual, em contexto escolar. Nosso objetivo principal foi analisar o uso das tecnologias digitais no estudo da intertextualidade como mecanismo indispensável à leitura proficiente em uma turma final do Ensino Médio, numa escola pública da Região Metropolitana do Recife. Especificamente, analisamos como se deu a apropriação do mecanismo da intertextualidade como estratégia para o desenvolvimento da leitura mediada por uma plataforma online para tecnologias digitais, sobretudo o smartphone. Investigamos também o desempenho dos estudantes voluntários ao realizar as atividades inseridas na plataforma online. Frente a isso, esta pesquisa alinhou-se à perspectiva da Linguística Textual, por compreender o texto como um evento irrepetível e constituído pela combinação de diferentes sistemas semióticos (CAVALCANTE et. al., 2019), bem como à Pedagogia dos Multiletramentos, que entende a escola como locus do desenvolvimento das habilidades e competências dos sujeitos diante das novas formas de ler e escrever, oriundas da diversidade de linguagens e pluralidade cultural. Para tanto, recorremos à concepção de texto e ensino de leitura posto em Marcuschi (2008, [1983]2012), Koch ([2002]2015, [1997]2018, [2004]2020), Cavalcante (2012), Koch e Elias ([2006]2018) Adam (2017), Elias (2017), Ferrarezi Jr. e Carvalho (2017) e Kleiman ([1992]2016). Quanto à noção das intertextualidades, adotamos a proposta de Carvalho (2018), que apresenta um reagrupamento das categorias analíticas dos recursos intertextuais, considerando a diversidade de linguagens presentes nos textos contemporâneos. Além disso, no que diz respeito às concepções de hipertexto, tecnologias digitais a favor da aprendizagem e multiletramentos, lançamos mão, principalmente, das contribuições de Xavier (2002, 2006, 2009, 2013a, 2013b), Rojo (2012, 2013a, 2013b) Rojo e Barbosa (2015), Rojo e Moura (2019), New London Group (2000), Cope e Kalantzis (2000a, 2000b) e Kess (2000, 2003). Empregando uma abordagem qualitativa, este trabalho constituiu-se como uma pesquisa-ação e a fim de torná-la exequível foi construída e proposta uma plataforma online, intitulada “Leituras Compartilhadas”, através da qual os estudantes tivera acesso à textos previamente selecionados e, em seguida, responderam os questionários propostos. O resultado confirmou nossa hipótese de que o uso da tecnologia digital, por possibilitar a leitura de hipertextos, é contributivo no desenvolvimento das intertextualidades enquanto mecanismo inerente à construção de sentido do texto. |
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LINS, Anderson de Santanahttp://lattes.cnpq.br/3309869033470988http://lattes.cnpq.br/7621453362859742XAVIER, Antônio Carlos dos Santos2021-08-06T12:55:40Z2021-08-06T12:55:40Z2021-03-09LINS, Anderson de Santana. Desenvolvendo a intertextualidade a partir de smartphones: leituras compartilhadas na formação do leitor contemporâneo. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40794ark:/64986/001300000m8k2Nesta pesquisa, articulamos uma discussão acerca do uso de dispositivos tecnológicos com vistas ao desenvolvimento da intertextualidade para a construção de sentido e compreensão textual, em contexto escolar. Nosso objetivo principal foi analisar o uso das tecnologias digitais no estudo da intertextualidade como mecanismo indispensável à leitura proficiente em uma turma final do Ensino Médio, numa escola pública da Região Metropolitana do Recife. Especificamente, analisamos como se deu a apropriação do mecanismo da intertextualidade como estratégia para o desenvolvimento da leitura mediada por uma plataforma online para tecnologias digitais, sobretudo o smartphone. Investigamos também o desempenho dos estudantes voluntários ao realizar as atividades inseridas na plataforma online. Frente a isso, esta pesquisa alinhou-se à perspectiva da Linguística Textual, por compreender o texto como um evento irrepetível e constituído pela combinação de diferentes sistemas semióticos (CAVALCANTE et. al., 2019), bem como à Pedagogia dos Multiletramentos, que entende a escola como locus do desenvolvimento das habilidades e competências dos sujeitos diante das novas formas de ler e escrever, oriundas da diversidade de linguagens e pluralidade cultural. Para tanto, recorremos à concepção de texto e ensino de leitura posto em Marcuschi (2008, [1983]2012), Koch ([2002]2015, [1997]2018, [2004]2020), Cavalcante (2012), Koch e Elias ([2006]2018) Adam (2017), Elias (2017), Ferrarezi Jr. e Carvalho (2017) e Kleiman ([1992]2016). Quanto à noção das intertextualidades, adotamos a proposta de Carvalho (2018), que apresenta um reagrupamento das categorias analíticas dos recursos intertextuais, considerando a diversidade de linguagens presentes nos textos contemporâneos. Além disso, no que diz respeito às concepções de hipertexto, tecnologias digitais a favor da aprendizagem e multiletramentos, lançamos mão, principalmente, das contribuições de Xavier (2002, 2006, 2009, 2013a, 2013b), Rojo (2012, 2013a, 2013b) Rojo e Barbosa (2015), Rojo e Moura (2019), New London Group (2000), Cope e Kalantzis (2000a, 2000b) e Kess (2000, 2003). Empregando uma abordagem qualitativa, este trabalho constituiu-se como uma pesquisa-ação e a fim de torná-la exequível foi construída e proposta uma plataforma online, intitulada “Leituras Compartilhadas”, através da qual os estudantes tivera acesso à textos previamente selecionados e, em seguida, responderam os questionários propostos. O resultado confirmou nossa hipótese de que o uso da tecnologia digital, por possibilitar a leitura de hipertextos, é contributivo no desenvolvimento das intertextualidades enquanto mecanismo inerente à construção de sentido do texto.En esta investigación, articulamos uma discusión acerca del uso de dispositivos tecnológicos con vistas al dasarrollo de la intertextualidad para una construcción de sentido y comprensión textual, en el ámbito de la escuela. Nuestro principal objetivo para el análisis del uso de la tecnología digital es un estudio de la intertextualidad como mecanismo indispensable a la lectura proficiente en una clase de estudiantes de la Enseñanza Media, en una escuela pública de la Región Metropolitana de la ciudad de Recife. Especificamente, analizamos como ocurrió la apropriación del mecanismo de la intertextualidad como estratégia para el desarrollo de la lectura mediada por uma plataforma online para tecnologías digitales, sobretodo el smartphone. Investigamos también el desempeño de los estudiantes voluntários que hicieron algunas actividades insertadas en la plataforma online. Ante eso, esta pesquisa se alínea a la perspectiva de la Linguística Textual, por comprender el texto como hecho irrepetible y constituído por la combinación de diferentes sistemas semióticos (CAVALCANTE et. al., 2019), así como a la Pedagogia de Multiletramentos, que comprende la escuela como locus del desarrollo de las habilidades y competências de los sujetos ante a las nuevas formas de leer y escribir, originadas de la diversidad de lenguajes y pluralidad cultural. Por lo tanto, recurrimos a la concepción de texto y enseñanza de lectura puesta en Marcuschi (2008, [1983] 2012), Koch ([2002] 2015, [1997] 2018, [2004] 2020), Cavalcante (2012), Koch e Elias ([2006] 2018) Adam (2017), Elias (2017), Ferrarezi Jr. e Carvalho (2017) y Kleiman ([1992] 2016). Con relación al concepto de intertextualidades, adoptamos la propuesta de Carvalho (2018), que presenta una reagrupación de las categorías de análisis de los recursos intertextuales, considerando la diversidad de lenguajes presente en los textos contemporáneos. Además, referente a las concepciones de hipertexto, tecnologias digitales en favor del aprendizaje y multiletramentos, utilizamos, principalmente, las contribuiciones de Xavier (2002, 2006, 2009, 2013a, 2013b), Rojo (2012, 2013a, 2013b) Rojo e Barbosa (2015), Rojo e Moura (2019), New London Group (2000), Cope e Kalantzis (2000a, 2000b) y Kess (2000, 2003). Adoptando un abordaje cualitativo, esta investigación se construyó como una pesquisa-ación y con el objetivo de hacerla factible fue construída y propuesta una plataforma online, titulada “Leituras Compartilhadas”, a través de la cual los estudiantes tuvieron acceso a textos previamente seleccionados y, después, contestaron los cuestionarios propuestos. El resultado confirmó nuestra hipótesis de que el uso de la tecnologia digital, por posibilitar la lectura de hipertextos, tiene contribución en el desarrollo de las intertextualidades mientras funciona como mecanismo inherente a la construcción del sentido del texto.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLeituraIntertextualidadesTecnologias digitaisDesenvolvendo a intertextualidade a partir de smartphones : leituras compartilhadas na formação do leitor contemporâneoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40794/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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Nesta pesquisa, articulamos uma discussão acerca do uso de dispositivos tecnológicos com vistas ao desenvolvimento da intertextualidade para a construção de sentido e compreensão textual, em contexto escolar. Nosso objetivo principal foi analisar o uso das tecnologias digitais no estudo da intertextualidade como mecanismo indispensável à leitura proficiente em uma turma final do Ensino Médio, numa escola pública da Região Metropolitana do Recife. Especificamente, analisamos como se deu a apropriação do mecanismo da intertextualidade como estratégia para o desenvolvimento da leitura mediada por uma plataforma online para tecnologias digitais, sobretudo o smartphone. Investigamos também o desempenho dos estudantes voluntários ao realizar as atividades inseridas na plataforma online. Frente a isso, esta pesquisa alinhou-se à perspectiva da Linguística Textual, por compreender o texto como um evento irrepetível e constituído pela combinação de diferentes sistemas semióticos (CAVALCANTE et. al., 2019), bem como à Pedagogia dos Multiletramentos, que entende a escola como locus do desenvolvimento das habilidades e competências dos sujeitos diante das novas formas de ler e escrever, oriundas da diversidade de linguagens e pluralidade cultural. Para tanto, recorremos à concepção de texto e ensino de leitura posto em Marcuschi (2008, [1983]2012), Koch ([2002]2015, [1997]2018, [2004]2020), Cavalcante (2012), Koch e Elias ([2006]2018) Adam (2017), Elias (2017), Ferrarezi Jr. e Carvalho (2017) e Kleiman ([1992]2016). Quanto à noção das intertextualidades, adotamos a proposta de Carvalho (2018), que apresenta um reagrupamento das categorias analíticas dos recursos intertextuais, considerando a diversidade de linguagens presentes nos textos contemporâneos. Além disso, no que diz respeito às concepções de hipertexto, tecnologias digitais a favor da aprendizagem e multiletramentos, lançamos mão, principalmente, das contribuições de Xavier (2002, 2006, 2009, 2013a, 2013b), Rojo (2012, 2013a, 2013b) Rojo e Barbosa (2015), Rojo e Moura (2019), New London Group (2000), Cope e Kalantzis (2000a, 2000b) e Kess (2000, 2003). Empregando uma abordagem qualitativa, este trabalho constituiu-se como uma pesquisa-ação e a fim de torná-la exequível foi construída e proposta uma plataforma online, intitulada “Leituras Compartilhadas”, através da qual os estudantes tivera acesso à textos previamente selecionados e, em seguida, responderam os questionários propostos. O resultado confirmou nossa hipótese de que o uso da tecnologia digital, por possibilitar a leitura de hipertextos, é contributivo no desenvolvimento das intertextualidades enquanto mecanismo inerente à construção de sentido do texto. |
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