O modelo TPACK na formação de professores para atuarem em educação à distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Priscilla Ramos Lara
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/52626
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022
id RCAP_0f76e33ecb83ab2f1486ad1f1136ac99
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/52626
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O modelo TPACK na formação de professores para atuarem em educação à distânciaProfessores - FormaçãoEducação à distância - BrasilTecnologias da informação e da comunicaçãoConhecimento tecnológicoEnsino-aprendizagemTeses de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022Este trabalho buscou investigar as contribuições do quadro Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) como referencial teórico para programas de formação de professores na área da Educação a Distância (EaD). Para tanto, assumiu como objetivo verificar o impacto de um curso de especialização voltado para a docência em EaD na autoavaliação do conhecimento TPACK dos cursistas e na integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em suas práticas docentes. Ademais, procurou identificar o perfil sociodemográfico dos participantes, relacionando-o aos níveis de confiança obtidos nos sete domínios TPACK. Inicialmente, foram discutidas as particularidades da EaD e as funções e competências do docente online para, então, trazer o quadro TPACK como alternativa de formação inicial e continuada. Optou-se por uma abordagem quantitativa, de natureza descritiva e exploratória, compreendendo a coleta de dados junto a 100 participantes do curso, utilizando-se da aplicação de uma escala organizada no formato de questionário, construída a partir de revisão bibliográfica e validada exclusivamente para o estudo. Os resultados encontrados evidenciam que os participantes (1) consideram a formação obtida como satisfatória; (2) apresentam os maiores níveis de confiança no domínio de conhecimento do conteúdo e suas intersecções; (3) sentem-se mais confortáveis em usar a tecnologia para fazer ciência do que para ensinar e (4) possuem a idade como único dado sociodemográfico que influencia o TPACK significativamente. Por fim, o contexto universitário de atuação dos participantes e as particularidades da pedagogia online mostraram-se elementos essenciais a serem considerados para uma formação de docentes em EaD mais efetiva.This work sought to investigate the contributions of the Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) frame as a theoretical point of reference to distance education teachers' training programs. To achieve that, the research aimed to verify the impacts of a distance learning teaching specialization course in the self-evaluation of the TPACK knowledge of the course's students and the integration of the Information and Communication Technologies (ICTs) in their teaching methods. The work also sought to identify the sociodemographic profile of the participants, associating it to the levels of confidence obtained in the seven TPACK constructs. Initially, the particularities of distance education and capabilities and functions of the online teacher were discussed; then, the TPACK frame was brought as an alternative to pre-service and in-service teacher education. An option was made for a qualitative approach, descriptive and exploratory as well, comprehending the collected data of 100 course participants using the application of an organized scale in the form of a questionnaire, built from a literature review, and validated solely for this work. The results found were clear in the sense that the participants (1) consider the obtained formation as satisfactory; (2) show the highest levels of confidence in the content knowledge construct and its intersections; (3) feel more comfortable using the technology to do science rather than teaching and (4) have their ages as the only sociodemographic data that influences TPACK significantly. Finally, the college background of the participant's professional activity and the online teaching particularities were revealed as essential elements to consider for a more effective distance teacher's education.Piedade, JoãoRepositório da Universidade de LisboaRibeiro, Priscilla Ramos Lara2022-05-02T15:21:22Z20222021-12-152022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52626TID:203060148porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:57:59Zoai:repositorio.ul.pt:10451/52626Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:42.587958Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O modelo TPACK na formação de professores para atuarem em educação à distância
title O modelo TPACK na formação de professores para atuarem em educação à distância
spellingShingle O modelo TPACK na formação de professores para atuarem em educação à distância
Ribeiro, Priscilla Ramos Lara
Professores - Formação
Educação à distância - Brasil
Tecnologias da informação e da comunicação
Conhecimento tecnológico
Ensino-aprendizagem
Teses de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O modelo TPACK na formação de professores para atuarem em educação à distância
title_full O modelo TPACK na formação de professores para atuarem em educação à distância
title_fullStr O modelo TPACK na formação de professores para atuarem em educação à distância
title_full_unstemmed O modelo TPACK na formação de professores para atuarem em educação à distância
title_sort O modelo TPACK na formação de professores para atuarem em educação à distância
author Ribeiro, Priscilla Ramos Lara
author_facet Ribeiro, Priscilla Ramos Lara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Piedade, João
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Priscilla Ramos Lara
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Educação à distância - Brasil
Tecnologias da informação e da comunicação
Conhecimento tecnológico
Ensino-aprendizagem
Teses de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Professores - Formação
Educação à distância - Brasil
Tecnologias da informação e da comunicação
Conhecimento tecnológico
Ensino-aprendizagem
Teses de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15
2022-05-02T15:21:22Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/52626
TID:203060148
url http://hdl.handle.net/10451/52626
identifier_str_mv TID:203060148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134587927920640