O modelo TPACK na formação de professores para atuarem em educação à distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/52626 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022 |
id |
RCAP_0f76e33ecb83ab2f1486ad1f1136ac99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/52626 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O modelo TPACK na formação de professores para atuarem em educação à distânciaProfessores - FormaçãoEducação à distância - BrasilTecnologias da informação e da comunicaçãoConhecimento tecnológicoEnsino-aprendizagemTeses de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022Este trabalho buscou investigar as contribuições do quadro Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) como referencial teórico para programas de formação de professores na área da Educação a Distância (EaD). Para tanto, assumiu como objetivo verificar o impacto de um curso de especialização voltado para a docência em EaD na autoavaliação do conhecimento TPACK dos cursistas e na integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em suas práticas docentes. Ademais, procurou identificar o perfil sociodemográfico dos participantes, relacionando-o aos níveis de confiança obtidos nos sete domínios TPACK. Inicialmente, foram discutidas as particularidades da EaD e as funções e competências do docente online para, então, trazer o quadro TPACK como alternativa de formação inicial e continuada. Optou-se por uma abordagem quantitativa, de natureza descritiva e exploratória, compreendendo a coleta de dados junto a 100 participantes do curso, utilizando-se da aplicação de uma escala organizada no formato de questionário, construída a partir de revisão bibliográfica e validada exclusivamente para o estudo. Os resultados encontrados evidenciam que os participantes (1) consideram a formação obtida como satisfatória; (2) apresentam os maiores níveis de confiança no domínio de conhecimento do conteúdo e suas intersecções; (3) sentem-se mais confortáveis em usar a tecnologia para fazer ciência do que para ensinar e (4) possuem a idade como único dado sociodemográfico que influencia o TPACK significativamente. Por fim, o contexto universitário de atuação dos participantes e as particularidades da pedagogia online mostraram-se elementos essenciais a serem considerados para uma formação de docentes em EaD mais efetiva.This work sought to investigate the contributions of the Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) frame as a theoretical point of reference to distance education teachers' training programs. To achieve that, the research aimed to verify the impacts of a distance learning teaching specialization course in the self-evaluation of the TPACK knowledge of the course's students and the integration of the Information and Communication Technologies (ICTs) in their teaching methods. The work also sought to identify the sociodemographic profile of the participants, associating it to the levels of confidence obtained in the seven TPACK constructs. Initially, the particularities of distance education and capabilities and functions of the online teacher were discussed; then, the TPACK frame was brought as an alternative to pre-service and in-service teacher education. An option was made for a qualitative approach, descriptive and exploratory as well, comprehending the collected data of 100 course participants using the application of an organized scale in the form of a questionnaire, built from a literature review, and validated solely for this work. The results found were clear in the sense that the participants (1) consider the obtained formation as satisfactory; (2) show the highest levels of confidence in the content knowledge construct and its intersections; (3) feel more comfortable using the technology to do science rather than teaching and (4) have their ages as the only sociodemographic data that influences TPACK significantly. Finally, the college background of the participant's professional activity and the online teaching particularities were revealed as essential elements to consider for a more effective distance teacher's education.Piedade, JoãoRepositório da Universidade de LisboaRibeiro, Priscilla Ramos Lara2022-05-02T15:21:22Z20222021-12-152022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52626TID:203060148porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:57:59Zoai:repositorio.ul.pt:10451/52626Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:42.587958Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O modelo TPACK na formação de professores para atuarem em educação à distância |
title |
O modelo TPACK na formação de professores para atuarem em educação à distância |
spellingShingle |
O modelo TPACK na formação de professores para atuarem em educação à distância Ribeiro, Priscilla Ramos Lara Professores - Formação Educação à distância - Brasil Tecnologias da informação e da comunicação Conhecimento tecnológico Ensino-aprendizagem Teses de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O modelo TPACK na formação de professores para atuarem em educação à distância |
title_full |
O modelo TPACK na formação de professores para atuarem em educação à distância |
title_fullStr |
O modelo TPACK na formação de professores para atuarem em educação à distância |
title_full_unstemmed |
O modelo TPACK na formação de professores para atuarem em educação à distância |
title_sort |
O modelo TPACK na formação de professores para atuarem em educação à distância |
author |
Ribeiro, Priscilla Ramos Lara |
author_facet |
Ribeiro, Priscilla Ramos Lara |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Piedade, João Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Priscilla Ramos Lara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Educação à distância - Brasil Tecnologias da informação e da comunicação Conhecimento tecnológico Ensino-aprendizagem Teses de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Professores - Formação Educação à distância - Brasil Tecnologias da informação e da comunicação Conhecimento tecnológico Ensino-aprendizagem Teses de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-15 2022-05-02T15:21:22Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/52626 TID:203060148 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/52626 |
identifier_str_mv |
TID:203060148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134587927920640 |