Relatório de estágio desenvolvido no Colégio Salesiano de Mogofores junto da turma B do 7º ano no ano letivo 2015-2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vitor Bruno Cardoso
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/43321
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_0f799aa2d156c2e530f26016ef461371
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/43321
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio desenvolvido no Colégio Salesiano de Mogofores junto da turma B do 7º ano no ano letivo 2015-2016Ensino da educação físicaIndisciplinaRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraO presente Relatório Final de Estágio Pedagógico está inserido na unidade curricular com o mesmo nome, pertencente ao 4º semestre do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O documento em causa espelha o trabalho efetuado no âmbito do Estágio Pedagógico, o qual foi desenvolvido no Colégio Salesiano de Mogofores, com o acompanhamento da turma B do 7º ano do Ensino Básico, no ano letivo de 2015/2016. Assim, o documento é composto por três capítulos essenciais: i) Contextualização da Prática Desenvolvida; ii) Análise Reflexiva sobre a Prática Pedagógica; e iii) Aprofundamento do Tema-Problema. O primeiro expõe as expectativas iniciais do estagiário para o desenrolar do Estágio Pedagógico, e a caracterização das condições em que o mesmo se iria desenvolver. Já no segundo capítulo, é onde se identificam as decisões tomadas e se reflete acerca da sua validade e pertinência, dando lugar a um processo de análise crítica do trabalho desenvolvido. No último é aprofundado o Tema Problema – “A Visão dos Docentes acerca da Indisciplina no Ensino Básico” desenvolvido paralelamente com o decorrer do Estágio Pedagógico, onde é analisada a perceção da indisciplina na visão dos docentes do Colégio Salesiano de Mogofores, e de que forma respondem perante tais situações. Desta forma, este relatório expõe o trabalho realizado ao longo do ano letivo, onde foram colocados em prática os conhecimentos adquiridos ao longo de toda uma vasta e rica formação académica, aplicando em contexto real aquilo que até então era teoria, permitindo assim o desenvolvimento de competências necessárias ao desempenho das funções de docente. This Pedagogical Internship’s Final Report is inserted on the curricular unit with the same name, which belong to the 4th semester of the Master Degree in Teaching Physical Education for Elementary and High School. The document in question reflects the work done within the Pedagogical Internship, which was developed at Colégio Salesiano de Mogofores with the monitoring of the B class of the 7th grade of the basic education, in the 2015/2016 academic year. Thus, this document is composed by three main chapters: i) Context of Developed Practice; ii) Reflexive Analysis of Teaching Practice; and iii) The intensified study of the Theme-problem. The first exposes the initial expectations of the trainee of the trainee for the Pedagogical Internship’s progress, and explain the conditions in which it would develop. In the second chapter, it’s where the decisions made are identified and reflected about its validity and its relevance, resulting in a process of critical analysis of the work developed. In the last chapter, the Theme-problem “The Teachers Vision about Indiscipline in Basic Education”, which was developed in parallel with the Pedagogical Internship, it’s further elaborated, analysing the perception of indiscipline in the view of the Colégio Salesiano de Mogofores’s teachers and their reaction to such situations. Therefore, this report presents the work developed during the academic year, where have been applied the knowledge acquired throughout a vast and rich academic education, implementing in real context, what was theory until then, allowing the development of important skills necessary to perform the teaching duties.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/43321http://hdl.handle.net/10316/43321porSantos, Vitor Bruno Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-21T17:34:36Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/43321Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:21.039712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio desenvolvido no Colégio Salesiano de Mogofores junto da turma B do 7º ano no ano letivo 2015-2016
title Relatório de estágio desenvolvido no Colégio Salesiano de Mogofores junto da turma B do 7º ano no ano letivo 2015-2016
spellingShingle Relatório de estágio desenvolvido no Colégio Salesiano de Mogofores junto da turma B do 7º ano no ano letivo 2015-2016
Santos, Vitor Bruno Cardoso
Ensino da educação física
Indisciplina
title_short Relatório de estágio desenvolvido no Colégio Salesiano de Mogofores junto da turma B do 7º ano no ano letivo 2015-2016
title_full Relatório de estágio desenvolvido no Colégio Salesiano de Mogofores junto da turma B do 7º ano no ano letivo 2015-2016
title_fullStr Relatório de estágio desenvolvido no Colégio Salesiano de Mogofores junto da turma B do 7º ano no ano letivo 2015-2016
title_full_unstemmed Relatório de estágio desenvolvido no Colégio Salesiano de Mogofores junto da turma B do 7º ano no ano letivo 2015-2016
title_sort Relatório de estágio desenvolvido no Colégio Salesiano de Mogofores junto da turma B do 7º ano no ano letivo 2015-2016
author Santos, Vitor Bruno Cardoso
author_facet Santos, Vitor Bruno Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Vitor Bruno Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da educação física
Indisciplina
topic Ensino da educação física
Indisciplina
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/43321
http://hdl.handle.net/10316/43321
url http://hdl.handle.net/10316/43321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133665459961856