Biblioteca escolar e trabalho colaborativo: a formação de professores no projeto Jornadas Literárias Ler (n)o Douro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/9924 |
Resumo: | As bibliotecas escolares têm vindo a assumir, nas últimas décadas, um papel cada vez mais relevante na promoção da leitura e na formação de leitores, em particular no desenvolvimento das competências de literacia implicadas na aprendizagem e na construção do conhecimento, essenciais ao cidadão do século XXI. Contudo, o pleno cumprimento deste desígnio requer que a ação da biblioteca escolar seja contextualizada na abordagem do currículo e integrada em projetos de enriquecimento curricular, o que exige, por sua vez, e entre outros aspetos, trabalhar colaborativamente. No cumprimento deste propósito surgiu o projeto Jornadas Literárias Ler (n)o Douro, aliando a promoção da leitura e a formação nas literacias ao desenvolvimento de trabalho colaborativo. O seu desenho e execução exigiram uma orientação específica relativamente aos procedimentos e estratégias a adotar na sua implementação, implicando, portanto, a formação dos participantes, nomeadamente dos professores. Por esta razão, implementouse o curso de formação Biblioteca Escolar e trabalho colaborativo – um contributo para as Jornadas Literárias Ler (n)o Douro, transversal à operacionalização do referido Projeto, que orientou a planificação e o desenvolvimento das atividades nele realizadas, fornecendo os pressupostos teóricos fundamentais e norteando as ações levadas a cabo. Esta formação constituiu o objeto do estudo desta investigação e a avaliação do seu impacto no desenvolvimento de trabalho colaborativo entre professores e biblioteca escolar o seu principal objetivo. Pudemos concluir que a orientação e o acompanhamento que a mesma proporcionou, e subsequente implementação de projetos interdisciplinares realizados em parceria, com professores, alunos e outros agentes educativos, potenciou de forma positiva e inequívoca o desenvolvimento de trabalho colaborativo entre biblioteca escolar e professores, contribuindo significativamente para o sucesso das Jornadas Literárias Ler (n)o Douro, coadjuvando na construção das aprendizagens necessárias ao sucesso educativo. |
id |
RCAP_0f7e78a514609b585a052810c6017a7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9924 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Biblioteca escolar e trabalho colaborativo: a formação de professores no projeto Jornadas Literárias Ler (n)o DouroBibliotecas escolaresTrabalho colaborativoFormação de professoresProjetos interdisciplinaresSchool libraryCollaborative workCross-disciplinary projectsTeachers’ trainingODS::04:Educação de QualidadeAs bibliotecas escolares têm vindo a assumir, nas últimas décadas, um papel cada vez mais relevante na promoção da leitura e na formação de leitores, em particular no desenvolvimento das competências de literacia implicadas na aprendizagem e na construção do conhecimento, essenciais ao cidadão do século XXI. Contudo, o pleno cumprimento deste desígnio requer que a ação da biblioteca escolar seja contextualizada na abordagem do currículo e integrada em projetos de enriquecimento curricular, o que exige, por sua vez, e entre outros aspetos, trabalhar colaborativamente. No cumprimento deste propósito surgiu o projeto Jornadas Literárias Ler (n)o Douro, aliando a promoção da leitura e a formação nas literacias ao desenvolvimento de trabalho colaborativo. O seu desenho e execução exigiram uma orientação específica relativamente aos procedimentos e estratégias a adotar na sua implementação, implicando, portanto, a formação dos participantes, nomeadamente dos professores. Por esta razão, implementouse o curso de formação Biblioteca Escolar e trabalho colaborativo – um contributo para as Jornadas Literárias Ler (n)o Douro, transversal à operacionalização do referido Projeto, que orientou a planificação e o desenvolvimento das atividades nele realizadas, fornecendo os pressupostos teóricos fundamentais e norteando as ações levadas a cabo. Esta formação constituiu o objeto do estudo desta investigação e a avaliação do seu impacto no desenvolvimento de trabalho colaborativo entre professores e biblioteca escolar o seu principal objetivo. Pudemos concluir que a orientação e o acompanhamento que a mesma proporcionou, e subsequente implementação de projetos interdisciplinares realizados em parceria, com professores, alunos e outros agentes educativos, potenciou de forma positiva e inequívoca o desenvolvimento de trabalho colaborativo entre biblioteca escolar e professores, contribuindo significativamente para o sucesso das Jornadas Literárias Ler (n)o Douro, coadjuvando na construção das aprendizagens necessárias ao sucesso educativo.These past decades, school libraries have been taking on a more relevant role in promoting reading and in readers’ training, namely in the development of literacy skills that are present in the learning process and the construction of knowledge, both crucial elements for the 21st century citizen. Nevertheless, fulfilling this purpose requires that the action of school library be contextualized in the curriculum approach and integrated in curricular enrichment, which, in turn demands collaborative work among other aspects. The project Jornadas Literárias Ler (n) o Douro was created to fulfil such purpose by combining the promotion of reading, training within literacies and the development of collaborative work. The project’s design and execution demanded a specific orientation regarding procedures and strategies to be adopted during its implementation, implying therefore the participants’ training, namely that of teachers. For this reason, the training course Biblioteca Escolar e trabalho colaborativo – um contributo para as Jornadas Literárias Ler (n)o Douro was implemented, crosscutting the operationalization of the mentioned project that supported the planning and the development of activities performed within it, providing the key theoretical assumptions and guiding the actions performed. This training is the study subject of this research and the assessment of its impact in the development of collaborative work between teachers and school libraries its main goal. We concluded that guidance and support provided in the training, and the subsequent implementation of cross-disciplinary projects, performed through partnerships with teachers, students and other educational agents, positively and clearly boosted the development of collaborative work between the school library and teachers, substantially contributing to the success of Jornadas Literárias Ler (n)o Douro and assisting in the learning needed to achieve educational success.Cardoso, Teresa Margarida LoureiroRepositório AbertoRodrigues, Maria de Fátima Macedo2023-06-18T00:30:18Z2020-06-182020-08-052020-06-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9924TID:202509885porRodrigues, Maria de Fátima Macedo - Biblioteca escolar e trabalho colaborativo [Em linha]: a formação de professores no projeto Jornadas Literárias Ler (n)o Douro. [S.l.]: [s.n.], 2020. 119 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:33:58Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9924Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:36.105529Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Biblioteca escolar e trabalho colaborativo: a formação de professores no projeto Jornadas Literárias Ler (n)o Douro |
title |
Biblioteca escolar e trabalho colaborativo: a formação de professores no projeto Jornadas Literárias Ler (n)o Douro |
spellingShingle |
Biblioteca escolar e trabalho colaborativo: a formação de professores no projeto Jornadas Literárias Ler (n)o Douro Rodrigues, Maria de Fátima Macedo Bibliotecas escolares Trabalho colaborativo Formação de professores Projetos interdisciplinares School library Collaborative work Cross-disciplinary projects Teachers’ training ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
Biblioteca escolar e trabalho colaborativo: a formação de professores no projeto Jornadas Literárias Ler (n)o Douro |
title_full |
Biblioteca escolar e trabalho colaborativo: a formação de professores no projeto Jornadas Literárias Ler (n)o Douro |
title_fullStr |
Biblioteca escolar e trabalho colaborativo: a formação de professores no projeto Jornadas Literárias Ler (n)o Douro |
title_full_unstemmed |
Biblioteca escolar e trabalho colaborativo: a formação de professores no projeto Jornadas Literárias Ler (n)o Douro |
title_sort |
Biblioteca escolar e trabalho colaborativo: a formação de professores no projeto Jornadas Literárias Ler (n)o Douro |
author |
Rodrigues, Maria de Fátima Macedo |
author_facet |
Rodrigues, Maria de Fátima Macedo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Maria de Fátima Macedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bibliotecas escolares Trabalho colaborativo Formação de professores Projetos interdisciplinares School library Collaborative work Cross-disciplinary projects Teachers’ training ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
Bibliotecas escolares Trabalho colaborativo Formação de professores Projetos interdisciplinares School library Collaborative work Cross-disciplinary projects Teachers’ training ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
As bibliotecas escolares têm vindo a assumir, nas últimas décadas, um papel cada vez mais relevante na promoção da leitura e na formação de leitores, em particular no desenvolvimento das competências de literacia implicadas na aprendizagem e na construção do conhecimento, essenciais ao cidadão do século XXI. Contudo, o pleno cumprimento deste desígnio requer que a ação da biblioteca escolar seja contextualizada na abordagem do currículo e integrada em projetos de enriquecimento curricular, o que exige, por sua vez, e entre outros aspetos, trabalhar colaborativamente. No cumprimento deste propósito surgiu o projeto Jornadas Literárias Ler (n)o Douro, aliando a promoção da leitura e a formação nas literacias ao desenvolvimento de trabalho colaborativo. O seu desenho e execução exigiram uma orientação específica relativamente aos procedimentos e estratégias a adotar na sua implementação, implicando, portanto, a formação dos participantes, nomeadamente dos professores. Por esta razão, implementouse o curso de formação Biblioteca Escolar e trabalho colaborativo – um contributo para as Jornadas Literárias Ler (n)o Douro, transversal à operacionalização do referido Projeto, que orientou a planificação e o desenvolvimento das atividades nele realizadas, fornecendo os pressupostos teóricos fundamentais e norteando as ações levadas a cabo. Esta formação constituiu o objeto do estudo desta investigação e a avaliação do seu impacto no desenvolvimento de trabalho colaborativo entre professores e biblioteca escolar o seu principal objetivo. Pudemos concluir que a orientação e o acompanhamento que a mesma proporcionou, e subsequente implementação de projetos interdisciplinares realizados em parceria, com professores, alunos e outros agentes educativos, potenciou de forma positiva e inequívoca o desenvolvimento de trabalho colaborativo entre biblioteca escolar e professores, contribuindo significativamente para o sucesso das Jornadas Literárias Ler (n)o Douro, coadjuvando na construção das aprendizagens necessárias ao sucesso educativo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-18 2020-08-05 2020-06-18T00:00:00Z 2023-06-18T00:30:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/9924 TID:202509885 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/9924 |
identifier_str_mv |
TID:202509885 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Maria de Fátima Macedo - Biblioteca escolar e trabalho colaborativo [Em linha]: a formação de professores no projeto Jornadas Literárias Ler (n)o Douro. [S.l.]: [s.n.], 2020. 119 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135081441263616 |