Biblioteca escolar e trabalho colaborativo: a formação de professores no projeto Jornadas Literárias Ler (n)o Douro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria de Fátima Macedo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/9924
Resumo: As bibliotecas escolares têm vindo a assumir, nas últimas décadas, um papel cada vez mais relevante na promoção da leitura e na formação de leitores, em particular no desenvolvimento das competências de literacia implicadas na aprendizagem e na construção do conhecimento, essenciais ao cidadão do século XXI. Contudo, o pleno cumprimento deste desígnio requer que a ação da biblioteca escolar seja contextualizada na abordagem do currículo e integrada em projetos de enriquecimento curricular, o que exige, por sua vez, e entre outros aspetos, trabalhar colaborativamente. No cumprimento deste propósito surgiu o projeto Jornadas Literárias Ler (n)o Douro, aliando a promoção da leitura e a formação nas literacias ao desenvolvimento de trabalho colaborativo. O seu desenho e execução exigiram uma orientação específica relativamente aos procedimentos e estratégias a adotar na sua implementação, implicando, portanto, a formação dos participantes, nomeadamente dos professores. Por esta razão, implementouse o curso de formação Biblioteca Escolar e trabalho colaborativo – um contributo para as Jornadas Literárias Ler (n)o Douro, transversal à operacionalização do referido Projeto, que orientou a planificação e o desenvolvimento das atividades nele realizadas, fornecendo os pressupostos teóricos fundamentais e norteando as ações levadas a cabo. Esta formação constituiu o objeto do estudo desta investigação e a avaliação do seu impacto no desenvolvimento de trabalho colaborativo entre professores e biblioteca escolar o seu principal objetivo. Pudemos concluir que a orientação e o acompanhamento que a mesma proporcionou, e subsequente implementação de projetos interdisciplinares realizados em parceria, com professores, alunos e outros agentes educativos, potenciou de forma positiva e inequívoca o desenvolvimento de trabalho colaborativo entre biblioteca escolar e professores, contribuindo significativamente para o sucesso das Jornadas Literárias Ler (n)o Douro, coadjuvando na construção das aprendizagens necessárias ao sucesso educativo.
id RCAP_0f7e78a514609b585a052810c6017a7e
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9924
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Biblioteca escolar e trabalho colaborativo: a formação de professores no projeto Jornadas Literárias Ler (n)o DouroBibliotecas escolaresTrabalho colaborativoFormação de professoresProjetos interdisciplinaresSchool libraryCollaborative workCross-disciplinary projectsTeachers’ trainingODS::04:Educação de QualidadeAs bibliotecas escolares têm vindo a assumir, nas últimas décadas, um papel cada vez mais relevante na promoção da leitura e na formação de leitores, em particular no desenvolvimento das competências de literacia implicadas na aprendizagem e na construção do conhecimento, essenciais ao cidadão do século XXI. Contudo, o pleno cumprimento deste desígnio requer que a ação da biblioteca escolar seja contextualizada na abordagem do currículo e integrada em projetos de enriquecimento curricular, o que exige, por sua vez, e entre outros aspetos, trabalhar colaborativamente. No cumprimento deste propósito surgiu o projeto Jornadas Literárias Ler (n)o Douro, aliando a promoção da leitura e a formação nas literacias ao desenvolvimento de trabalho colaborativo. O seu desenho e execução exigiram uma orientação específica relativamente aos procedimentos e estratégias a adotar na sua implementação, implicando, portanto, a formação dos participantes, nomeadamente dos professores. Por esta razão, implementouse o curso de formação Biblioteca Escolar e trabalho colaborativo – um contributo para as Jornadas Literárias Ler (n)o Douro, transversal à operacionalização do referido Projeto, que orientou a planificação e o desenvolvimento das atividades nele realizadas, fornecendo os pressupostos teóricos fundamentais e norteando as ações levadas a cabo. Esta formação constituiu o objeto do estudo desta investigação e a avaliação do seu impacto no desenvolvimento de trabalho colaborativo entre professores e biblioteca escolar o seu principal objetivo. Pudemos concluir que a orientação e o acompanhamento que a mesma proporcionou, e subsequente implementação de projetos interdisciplinares realizados em parceria, com professores, alunos e outros agentes educativos, potenciou de forma positiva e inequívoca o desenvolvimento de trabalho colaborativo entre biblioteca escolar e professores, contribuindo significativamente para o sucesso das Jornadas Literárias Ler (n)o Douro, coadjuvando na construção das aprendizagens necessárias ao sucesso educativo.These past decades, school libraries have been taking on a more relevant role in promoting reading and in readers’ training, namely in the development of literacy skills that are present in the learning process and the construction of knowledge, both crucial elements for the 21st century citizen. Nevertheless, fulfilling this purpose requires that the action of school library be contextualized in the curriculum approach and integrated in curricular enrichment, which, in turn demands collaborative work among other aspects. The project Jornadas Literárias Ler (n) o Douro was created to fulfil such purpose by combining the promotion of reading, training within literacies and the development of collaborative work. The project’s design and execution demanded a specific orientation regarding procedures and strategies to be adopted during its implementation, implying therefore the participants’ training, namely that of teachers. For this reason, the training course Biblioteca Escolar e trabalho colaborativo – um contributo para as Jornadas Literárias Ler (n)o Douro was implemented, crosscutting the operationalization of the mentioned project that supported the planning and the development of activities performed within it, providing the key theoretical assumptions and guiding the actions performed. This training is the study subject of this research and the assessment of its impact in the development of collaborative work between teachers and school libraries its main goal. We concluded that guidance and support provided in the training, and the subsequent implementation of cross-disciplinary projects, performed through partnerships with teachers, students and other educational agents, positively and clearly boosted the development of collaborative work between the school library and teachers, substantially contributing to the success of Jornadas Literárias Ler (n)o Douro and assisting in the learning needed to achieve educational success.Cardoso, Teresa Margarida LoureiroRepositório AbertoRodrigues, Maria de Fátima Macedo2023-06-18T00:30:18Z2020-06-182020-08-052020-06-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9924TID:202509885porRodrigues, Maria de Fátima Macedo - Biblioteca escolar e trabalho colaborativo [Em linha]: a formação de professores no projeto Jornadas Literárias Ler (n)o Douro. [S.l.]: [s.n.], 2020. 119 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:33:58Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9924Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:36.105529Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Biblioteca escolar e trabalho colaborativo: a formação de professores no projeto Jornadas Literárias Ler (n)o Douro
title Biblioteca escolar e trabalho colaborativo: a formação de professores no projeto Jornadas Literárias Ler (n)o Douro
spellingShingle Biblioteca escolar e trabalho colaborativo: a formação de professores no projeto Jornadas Literárias Ler (n)o Douro
Rodrigues, Maria de Fátima Macedo
Bibliotecas escolares
Trabalho colaborativo
Formação de professores
Projetos interdisciplinares
School library
Collaborative work
Cross-disciplinary projects
Teachers’ training
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Biblioteca escolar e trabalho colaborativo: a formação de professores no projeto Jornadas Literárias Ler (n)o Douro
title_full Biblioteca escolar e trabalho colaborativo: a formação de professores no projeto Jornadas Literárias Ler (n)o Douro
title_fullStr Biblioteca escolar e trabalho colaborativo: a formação de professores no projeto Jornadas Literárias Ler (n)o Douro
title_full_unstemmed Biblioteca escolar e trabalho colaborativo: a formação de professores no projeto Jornadas Literárias Ler (n)o Douro
title_sort Biblioteca escolar e trabalho colaborativo: a formação de professores no projeto Jornadas Literárias Ler (n)o Douro
author Rodrigues, Maria de Fátima Macedo
author_facet Rodrigues, Maria de Fátima Macedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Maria de Fátima Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas escolares
Trabalho colaborativo
Formação de professores
Projetos interdisciplinares
School library
Collaborative work
Cross-disciplinary projects
Teachers’ training
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Bibliotecas escolares
Trabalho colaborativo
Formação de professores
Projetos interdisciplinares
School library
Collaborative work
Cross-disciplinary projects
Teachers’ training
ODS::04:Educação de Qualidade
description As bibliotecas escolares têm vindo a assumir, nas últimas décadas, um papel cada vez mais relevante na promoção da leitura e na formação de leitores, em particular no desenvolvimento das competências de literacia implicadas na aprendizagem e na construção do conhecimento, essenciais ao cidadão do século XXI. Contudo, o pleno cumprimento deste desígnio requer que a ação da biblioteca escolar seja contextualizada na abordagem do currículo e integrada em projetos de enriquecimento curricular, o que exige, por sua vez, e entre outros aspetos, trabalhar colaborativamente. No cumprimento deste propósito surgiu o projeto Jornadas Literárias Ler (n)o Douro, aliando a promoção da leitura e a formação nas literacias ao desenvolvimento de trabalho colaborativo. O seu desenho e execução exigiram uma orientação específica relativamente aos procedimentos e estratégias a adotar na sua implementação, implicando, portanto, a formação dos participantes, nomeadamente dos professores. Por esta razão, implementouse o curso de formação Biblioteca Escolar e trabalho colaborativo – um contributo para as Jornadas Literárias Ler (n)o Douro, transversal à operacionalização do referido Projeto, que orientou a planificação e o desenvolvimento das atividades nele realizadas, fornecendo os pressupostos teóricos fundamentais e norteando as ações levadas a cabo. Esta formação constituiu o objeto do estudo desta investigação e a avaliação do seu impacto no desenvolvimento de trabalho colaborativo entre professores e biblioteca escolar o seu principal objetivo. Pudemos concluir que a orientação e o acompanhamento que a mesma proporcionou, e subsequente implementação de projetos interdisciplinares realizados em parceria, com professores, alunos e outros agentes educativos, potenciou de forma positiva e inequívoca o desenvolvimento de trabalho colaborativo entre biblioteca escolar e professores, contribuindo significativamente para o sucesso das Jornadas Literárias Ler (n)o Douro, coadjuvando na construção das aprendizagens necessárias ao sucesso educativo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-18
2020-08-05
2020-06-18T00:00:00Z
2023-06-18T00:30:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/9924
TID:202509885
url http://hdl.handle.net/10400.2/9924
identifier_str_mv TID:202509885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, Maria de Fátima Macedo - Biblioteca escolar e trabalho colaborativo [Em linha]: a formação de professores no projeto Jornadas Literárias Ler (n)o Douro. [S.l.]: [s.n.], 2020. 119 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135081441263616