Biblioteca Municipal / Biblioteca Escolar: trabalho colaborativo em literacia da informação.

Bibliographic Details
Main Author: Gaspar, Maria Anunciação Ferreira Coutinho
Publication Date: 2013
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/11328/610
Summary: A investigação visa a implementação de um programa continuado de desenvolvimento de técnicas de trabalho intelectual, colaborativamente desenvolvido entre a Biblioteca Municipal de Lousada e a Escola Secundária de Lousada, contribuindo para a resolução de dificuldades na realização de trabalhos escolares da pesquisa, análise e organização da informação, envolvendo uma turma do 10º ano do ensino secundário. Realizamos dois estudos exploratórios envolvendo as bibliotecas municipais do Vale do Sousa, assim como os alunos do 10º ano do ensino regular da Escola Secundária de Lousada, para contextualizar e servir de norte a um estudo de caso. A estratégia metodológica definida combina a análise qualitativa (apoiada em entrevistas e análise documental), centrada nos bibliotecários do Vale do Sousa, para aferição do estado da arte relativamente às práticas de trabalho colaborativos continuado, entre bibliotecas municipais e bibliotecas escolares e a análise quantitativa semiestruturada (questionário de diagnose) aos alunos do 10º Ano do ensino regular da Escola Secundária de Lousada, para realização de ponto de situação de praticas de literacia da informação envolvidas nas realização de trabalhos escolares, metodologia também aplicada aos alunos do 10ºD, que participaram no trabalho prático, no final do estudo, cujos resultados revelam que as práticas dos alunos na pesquisa, análise e organização da informação ainda estão aquém do desejável para uma plena integração no nível de ensino seguinte ou, num contexto de vida ativa, que requer competências necessárias para a formação ao longo da vida. Concluímos que as dificuldades sinalizadas no contexto em estudo podem ser minoradas pela implementação de programas continuados, integrados no currículo escolar, desenvolvidos colaborativamente por profissionais da informação de bibliotecas de distintas tipologias, ao longo do tempo. The research aims to implement a rolling program for the development of intellectual work techniques, improved collaboratively between the public library and the Secondary School of Lousada, contributing to the resolution of difficulties in performing school research, analysis and information organization, involving a group of 10th grade students of the secondary school. We conducted two exploratory studies involving the municipal libraries of the Vale do Sousa region as well as 10th grade students of the secondary education to contextualize a case study. The strategy set combines qualitative analysis (supported by interviews and document analysis) centred on the Vale do Sousa librarians, to estimate the state of the art with regard to continued collaborative working practices between public libraries and school libraries and quantitative analyses semistructered (questionnaire diagnosis) directed to 10th grade students of the regular secondary school to find out the current situation of information literacy practices involved in performing schoolwork, methodology also applied to the students of the 10th D, participating in practical work at the end of the study. The results reveal that the practices of students in research, analysis and information organization are below desired levels for a full integration into the next level of education, as well as in a context of active live, which requires prerequisites for training throughout life. We conclude that the marked difficulties in the context under consideration can be lightened by implementing continuous programs, integrated into the curriculum, developed collaboratively by information professionals from libraries of different types.
id RCAP_7b0067b78dde786cea56676cc7dbec79
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/610
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Biblioteca Municipal / Biblioteca Escolar: trabalho colaborativo em literacia da informação.Literacia da informaçãoBibliotecas municipaisBibliotecas escolaresTrabalho colaborativoProjeto aluno investigadorInformation literacyPublic librariesSchool libraryCollaborative workCooperatve workTMEBA investigação visa a implementação de um programa continuado de desenvolvimento de técnicas de trabalho intelectual, colaborativamente desenvolvido entre a Biblioteca Municipal de Lousada e a Escola Secundária de Lousada, contribuindo para a resolução de dificuldades na realização de trabalhos escolares da pesquisa, análise e organização da informação, envolvendo uma turma do 10º ano do ensino secundário. Realizamos dois estudos exploratórios envolvendo as bibliotecas municipais do Vale do Sousa, assim como os alunos do 10º ano do ensino regular da Escola Secundária de Lousada, para contextualizar e servir de norte a um estudo de caso. A estratégia metodológica definida combina a análise qualitativa (apoiada em entrevistas e análise documental), centrada nos bibliotecários do Vale do Sousa, para aferição do estado da arte relativamente às práticas de trabalho colaborativos continuado, entre bibliotecas municipais e bibliotecas escolares e a análise quantitativa semiestruturada (questionário de diagnose) aos alunos do 10º Ano do ensino regular da Escola Secundária de Lousada, para realização de ponto de situação de praticas de literacia da informação envolvidas nas realização de trabalhos escolares, metodologia também aplicada aos alunos do 10ºD, que participaram no trabalho prático, no final do estudo, cujos resultados revelam que as práticas dos alunos na pesquisa, análise e organização da informação ainda estão aquém do desejável para uma plena integração no nível de ensino seguinte ou, num contexto de vida ativa, que requer competências necessárias para a formação ao longo da vida. Concluímos que as dificuldades sinalizadas no contexto em estudo podem ser minoradas pela implementação de programas continuados, integrados no currículo escolar, desenvolvidos colaborativamente por profissionais da informação de bibliotecas de distintas tipologias, ao longo do tempo. The research aims to implement a rolling program for the development of intellectual work techniques, improved collaboratively between the public library and the Secondary School of Lousada, contributing to the resolution of difficulties in performing school research, analysis and information organization, involving a group of 10th grade students of the secondary school. We conducted two exploratory studies involving the municipal libraries of the Vale do Sousa region as well as 10th grade students of the secondary education to contextualize a case study. The strategy set combines qualitative analysis (supported by interviews and document analysis) centred on the Vale do Sousa librarians, to estimate the state of the art with regard to continued collaborative working practices between public libraries and school libraries and quantitative analyses semistructered (questionnaire diagnosis) directed to 10th grade students of the regular secondary school to find out the current situation of information literacy practices involved in performing schoolwork, methodology also applied to the students of the 10th D, participating in practical work at the end of the study. The results reveal that the practices of students in research, analysis and information organization are below desired levels for a full integration into the next level of education, as well as in a context of active live, which requires prerequisites for training throughout life. We conclude that the marked difficulties in the context under consideration can be lightened by implementing continuous programs, integrated into the curriculum, developed collaboratively by information professionals from libraries of different types.2013-05-03T17:02:39Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/610porGaspar, Maria Anunciação Ferreira Coutinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:51ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Biblioteca Municipal / Biblioteca Escolar: trabalho colaborativo em literacia da informação.
title Biblioteca Municipal / Biblioteca Escolar: trabalho colaborativo em literacia da informação.
spellingShingle Biblioteca Municipal / Biblioteca Escolar: trabalho colaborativo em literacia da informação.
Gaspar, Maria Anunciação Ferreira Coutinho
Literacia da informação
Bibliotecas municipais
Bibliotecas escolares
Trabalho colaborativo
Projeto aluno investigador
Information literacy
Public libraries
School library
Collaborative work
Cooperatve work
TMEB
title_short Biblioteca Municipal / Biblioteca Escolar: trabalho colaborativo em literacia da informação.
title_full Biblioteca Municipal / Biblioteca Escolar: trabalho colaborativo em literacia da informação.
title_fullStr Biblioteca Municipal / Biblioteca Escolar: trabalho colaborativo em literacia da informação.
title_full_unstemmed Biblioteca Municipal / Biblioteca Escolar: trabalho colaborativo em literacia da informação.
title_sort Biblioteca Municipal / Biblioteca Escolar: trabalho colaborativo em literacia da informação.
author Gaspar, Maria Anunciação Ferreira Coutinho
author_facet Gaspar, Maria Anunciação Ferreira Coutinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaspar, Maria Anunciação Ferreira Coutinho
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia da informação
Bibliotecas municipais
Bibliotecas escolares
Trabalho colaborativo
Projeto aluno investigador
Information literacy
Public libraries
School library
Collaborative work
Cooperatve work
TMEB
topic Literacia da informação
Bibliotecas municipais
Bibliotecas escolares
Trabalho colaborativo
Projeto aluno investigador
Information literacy
Public libraries
School library
Collaborative work
Cooperatve work
TMEB
description A investigação visa a implementação de um programa continuado de desenvolvimento de técnicas de trabalho intelectual, colaborativamente desenvolvido entre a Biblioteca Municipal de Lousada e a Escola Secundária de Lousada, contribuindo para a resolução de dificuldades na realização de trabalhos escolares da pesquisa, análise e organização da informação, envolvendo uma turma do 10º ano do ensino secundário. Realizamos dois estudos exploratórios envolvendo as bibliotecas municipais do Vale do Sousa, assim como os alunos do 10º ano do ensino regular da Escola Secundária de Lousada, para contextualizar e servir de norte a um estudo de caso. A estratégia metodológica definida combina a análise qualitativa (apoiada em entrevistas e análise documental), centrada nos bibliotecários do Vale do Sousa, para aferição do estado da arte relativamente às práticas de trabalho colaborativos continuado, entre bibliotecas municipais e bibliotecas escolares e a análise quantitativa semiestruturada (questionário de diagnose) aos alunos do 10º Ano do ensino regular da Escola Secundária de Lousada, para realização de ponto de situação de praticas de literacia da informação envolvidas nas realização de trabalhos escolares, metodologia também aplicada aos alunos do 10ºD, que participaram no trabalho prático, no final do estudo, cujos resultados revelam que as práticas dos alunos na pesquisa, análise e organização da informação ainda estão aquém do desejável para uma plena integração no nível de ensino seguinte ou, num contexto de vida ativa, que requer competências necessárias para a formação ao longo da vida. Concluímos que as dificuldades sinalizadas no contexto em estudo podem ser minoradas pela implementação de programas continuados, integrados no currículo escolar, desenvolvidos colaborativamente por profissionais da informação de bibliotecas de distintas tipologias, ao longo do tempo. The research aims to implement a rolling program for the development of intellectual work techniques, improved collaboratively between the public library and the Secondary School of Lousada, contributing to the resolution of difficulties in performing school research, analysis and information organization, involving a group of 10th grade students of the secondary school. We conducted two exploratory studies involving the municipal libraries of the Vale do Sousa region as well as 10th grade students of the secondary education to contextualize a case study. The strategy set combines qualitative analysis (supported by interviews and document analysis) centred on the Vale do Sousa librarians, to estimate the state of the art with regard to continued collaborative working practices between public libraries and school libraries and quantitative analyses semistructered (questionnaire diagnosis) directed to 10th grade students of the regular secondary school to find out the current situation of information literacy practices involved in performing schoolwork, methodology also applied to the students of the 10th D, participating in practical work at the end of the study. The results reveal that the practices of students in research, analysis and information organization are below desired levels for a full integration into the next level of education, as well as in a context of active live, which requires prerequisites for training throughout life. We conclude that the marked difficulties in the context under consideration can be lightened by implementing continuous programs, integrated into the curriculum, developed collaboratively by information professionals from libraries of different types.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-03T17:02:39Z
2013-01-01T00:00:00Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/610
url http://hdl.handle.net/11328/610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302547522912256