Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Matias Aires

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kelly, Laura Maria Parreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/30009
Resumo: O presente relatório teve como objetivo apresentar a experiência vivenciada no estágio pedagógico, realizado na Escola Secundária Matias Aires, no ano letivo de 2021/2022. Contém uma descrição, análise e reflexão do percurso de lecionação de aulas de educação física a uma turma do 9.º ano de escolaridade, da participação no desporto escolar, do acompanhamento da direção de turma e das atividades que marcaram esta experiência. Apresenta uma estrutura organizada cronologicamente, onde se interligam as quatro áreas de formação e atuação descritas no guia de estágio. Para além da reflexão crítica fica realçada a forma pessoal de pensar, de ser e de atuar nas diversas situações. A inexperiência num contexto como este favoreceu a dualidade de, por um lado aprender, como aluna, e, por outro, de ensinar, enquanto professora. No relatório fica também evidente que ser professor vai mais além do que a aplicação exclusiva de estratégias de organização e gestão de ensino, mais além do processo ensino-aprendizagem. Ser professor envolve lidar com um alargado espetro de situações inseridas num ambiente dinâmico e complexo, que é a comunidade educativa. A escrita deste documento possibilitou a identificação das competências a melhorar, para um futuro profissional de excelência e qualidade.
id RCAP_0f9b1669de0c9cccec9b3ab5ef3f1080
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/30009
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Matias AiresEducação FísicaEnsino-aprendizagemAvaliaçãoDiferenciaçãoFeedbackAdaptaçãoConduçãoReflexãoEstágioDesenvolvimentoPhysical EducationTeaching-learningAssessmentDifferentiationFeedbackAdaptationReflexionInternshipDevelopmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório teve como objetivo apresentar a experiência vivenciada no estágio pedagógico, realizado na Escola Secundária Matias Aires, no ano letivo de 2021/2022. Contém uma descrição, análise e reflexão do percurso de lecionação de aulas de educação física a uma turma do 9.º ano de escolaridade, da participação no desporto escolar, do acompanhamento da direção de turma e das atividades que marcaram esta experiência. Apresenta uma estrutura organizada cronologicamente, onde se interligam as quatro áreas de formação e atuação descritas no guia de estágio. Para além da reflexão crítica fica realçada a forma pessoal de pensar, de ser e de atuar nas diversas situações. A inexperiência num contexto como este favoreceu a dualidade de, por um lado aprender, como aluna, e, por outro, de ensinar, enquanto professora. No relatório fica também evidente que ser professor vai mais além do que a aplicação exclusiva de estratégias de organização e gestão de ensino, mais além do processo ensino-aprendizagem. Ser professor envolve lidar com um alargado espetro de situações inseridas num ambiente dinâmico e complexo, que é a comunidade educativa. A escrita deste documento possibilitou a identificação das competências a melhorar, para um futuro profissional de excelência e qualidade.The purpose of this final report was to present the lived experience during the pedagogical internship, held at Escola Secundária Matias Aires, in the academic year of 2021/2022. It provides a description, analysis, and reflection about teaching physical education to a 9th grade class, participating in school sports, monitoring class management, and engaging in activities that marked this experience. It presents a chronologically organized structure interconnecting the four areas described in the internship guide. In addition to the critical reflection, the personal way of thinking, being and acting in different situations is clearly marked. The inexperience in a context like this favoured the duality of, on one hand learning as a student, and on the other teaching as a teacher. It is also evident in this final report that being a teacher goes beyond the exclusive application of teaching organisation and management strategies, beyond the teaching-learning process. Being a teacher involves dealing with a wide spectrum of situations within a dynamic and complex environment, which is the educational community. The writing of this document has enabled the identification of the competences to be improved for a professional future with excellence and quality.Marques, Adilson Passos da CostaRepositório da Universidade de LisboaKelly, Laura Maria Parreira2024-01-30T15:59:08Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/30009TID:203457803porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-04T01:33:16Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/30009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:08:11.277121Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Matias Aires
title Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Matias Aires
spellingShingle Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Matias Aires
Kelly, Laura Maria Parreira
Educação Física
Ensino-aprendizagem
Avaliação
Diferenciação
Feedback
Adaptação
Condução
Reflexão
Estágio
Desenvolvimento
Physical Education
Teaching-learning
Assessment
Differentiation
Feedback
Adaptation
Reflexion
Internship
Development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Matias Aires
title_full Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Matias Aires
title_fullStr Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Matias Aires
title_full_unstemmed Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Matias Aires
title_sort Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Matias Aires
author Kelly, Laura Maria Parreira
author_facet Kelly, Laura Maria Parreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Adilson Passos da Costa
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Kelly, Laura Maria Parreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Ensino-aprendizagem
Avaliação
Diferenciação
Feedback
Adaptação
Condução
Reflexão
Estágio
Desenvolvimento
Physical Education
Teaching-learning
Assessment
Differentiation
Feedback
Adaptation
Reflexion
Internship
Development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Física
Ensino-aprendizagem
Avaliação
Diferenciação
Feedback
Adaptação
Condução
Reflexão
Estágio
Desenvolvimento
Physical Education
Teaching-learning
Assessment
Differentiation
Feedback
Adaptation
Reflexion
Internship
Development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório teve como objetivo apresentar a experiência vivenciada no estágio pedagógico, realizado na Escola Secundária Matias Aires, no ano letivo de 2021/2022. Contém uma descrição, análise e reflexão do percurso de lecionação de aulas de educação física a uma turma do 9.º ano de escolaridade, da participação no desporto escolar, do acompanhamento da direção de turma e das atividades que marcaram esta experiência. Apresenta uma estrutura organizada cronologicamente, onde se interligam as quatro áreas de formação e atuação descritas no guia de estágio. Para além da reflexão crítica fica realçada a forma pessoal de pensar, de ser e de atuar nas diversas situações. A inexperiência num contexto como este favoreceu a dualidade de, por um lado aprender, como aluna, e, por outro, de ensinar, enquanto professora. No relatório fica também evidente que ser professor vai mais além do que a aplicação exclusiva de estratégias de organização e gestão de ensino, mais além do processo ensino-aprendizagem. Ser professor envolve lidar com um alargado espetro de situações inseridas num ambiente dinâmico e complexo, que é a comunidade educativa. A escrita deste documento possibilitou a identificação das competências a melhorar, para um futuro profissional de excelência e qualidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-01-30T15:59:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/30009
TID:203457803
url http://hdl.handle.net/10400.5/30009
identifier_str_mv TID:203457803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137170309513216