Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Matias Aires
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/30009 |
Resumo: | O presente relatório teve como objetivo apresentar a experiência vivenciada no estágio pedagógico, realizado na Escola Secundária Matias Aires, no ano letivo de 2021/2022. Contém uma descrição, análise e reflexão do percurso de lecionação de aulas de educação física a uma turma do 9.º ano de escolaridade, da participação no desporto escolar, do acompanhamento da direção de turma e das atividades que marcaram esta experiência. Apresenta uma estrutura organizada cronologicamente, onde se interligam as quatro áreas de formação e atuação descritas no guia de estágio. Para além da reflexão crítica fica realçada a forma pessoal de pensar, de ser e de atuar nas diversas situações. A inexperiência num contexto como este favoreceu a dualidade de, por um lado aprender, como aluna, e, por outro, de ensinar, enquanto professora. No relatório fica também evidente que ser professor vai mais além do que a aplicação exclusiva de estratégias de organização e gestão de ensino, mais além do processo ensino-aprendizagem. Ser professor envolve lidar com um alargado espetro de situações inseridas num ambiente dinâmico e complexo, que é a comunidade educativa. A escrita deste documento possibilitou a identificação das competências a melhorar, para um futuro profissional de excelência e qualidade. |
id |
RCAP_0f9b1669de0c9cccec9b3ab5ef3f1080 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/30009 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Matias AiresEducação FísicaEnsino-aprendizagemAvaliaçãoDiferenciaçãoFeedbackAdaptaçãoConduçãoReflexãoEstágioDesenvolvimentoPhysical EducationTeaching-learningAssessmentDifferentiationFeedbackAdaptationReflexionInternshipDevelopmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório teve como objetivo apresentar a experiência vivenciada no estágio pedagógico, realizado na Escola Secundária Matias Aires, no ano letivo de 2021/2022. Contém uma descrição, análise e reflexão do percurso de lecionação de aulas de educação física a uma turma do 9.º ano de escolaridade, da participação no desporto escolar, do acompanhamento da direção de turma e das atividades que marcaram esta experiência. Apresenta uma estrutura organizada cronologicamente, onde se interligam as quatro áreas de formação e atuação descritas no guia de estágio. Para além da reflexão crítica fica realçada a forma pessoal de pensar, de ser e de atuar nas diversas situações. A inexperiência num contexto como este favoreceu a dualidade de, por um lado aprender, como aluna, e, por outro, de ensinar, enquanto professora. No relatório fica também evidente que ser professor vai mais além do que a aplicação exclusiva de estratégias de organização e gestão de ensino, mais além do processo ensino-aprendizagem. Ser professor envolve lidar com um alargado espetro de situações inseridas num ambiente dinâmico e complexo, que é a comunidade educativa. A escrita deste documento possibilitou a identificação das competências a melhorar, para um futuro profissional de excelência e qualidade.The purpose of this final report was to present the lived experience during the pedagogical internship, held at Escola Secundária Matias Aires, in the academic year of 2021/2022. It provides a description, analysis, and reflection about teaching physical education to a 9th grade class, participating in school sports, monitoring class management, and engaging in activities that marked this experience. It presents a chronologically organized structure interconnecting the four areas described in the internship guide. In addition to the critical reflection, the personal way of thinking, being and acting in different situations is clearly marked. The inexperience in a context like this favoured the duality of, on one hand learning as a student, and on the other teaching as a teacher. It is also evident in this final report that being a teacher goes beyond the exclusive application of teaching organisation and management strategies, beyond the teaching-learning process. Being a teacher involves dealing with a wide spectrum of situations within a dynamic and complex environment, which is the educational community. The writing of this document has enabled the identification of the competences to be improved for a professional future with excellence and quality.Marques, Adilson Passos da CostaRepositório da Universidade de LisboaKelly, Laura Maria Parreira2024-01-30T15:59:08Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/30009TID:203457803porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-04T01:33:16Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/30009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:08:11.277121Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Matias Aires |
title |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Matias Aires |
spellingShingle |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Matias Aires Kelly, Laura Maria Parreira Educação Física Ensino-aprendizagem Avaliação Diferenciação Feedback Adaptação Condução Reflexão Estágio Desenvolvimento Physical Education Teaching-learning Assessment Differentiation Feedback Adaptation Reflexion Internship Development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Matias Aires |
title_full |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Matias Aires |
title_fullStr |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Matias Aires |
title_full_unstemmed |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Matias Aires |
title_sort |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Matias Aires |
author |
Kelly, Laura Maria Parreira |
author_facet |
Kelly, Laura Maria Parreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marques, Adilson Passos da Costa Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kelly, Laura Maria Parreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Ensino-aprendizagem Avaliação Diferenciação Feedback Adaptação Condução Reflexão Estágio Desenvolvimento Physical Education Teaching-learning Assessment Differentiation Feedback Adaptation Reflexion Internship Development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Física Ensino-aprendizagem Avaliação Diferenciação Feedback Adaptação Condução Reflexão Estágio Desenvolvimento Physical Education Teaching-learning Assessment Differentiation Feedback Adaptation Reflexion Internship Development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório teve como objetivo apresentar a experiência vivenciada no estágio pedagógico, realizado na Escola Secundária Matias Aires, no ano letivo de 2021/2022. Contém uma descrição, análise e reflexão do percurso de lecionação de aulas de educação física a uma turma do 9.º ano de escolaridade, da participação no desporto escolar, do acompanhamento da direção de turma e das atividades que marcaram esta experiência. Apresenta uma estrutura organizada cronologicamente, onde se interligam as quatro áreas de formação e atuação descritas no guia de estágio. Para além da reflexão crítica fica realçada a forma pessoal de pensar, de ser e de atuar nas diversas situações. A inexperiência num contexto como este favoreceu a dualidade de, por um lado aprender, como aluna, e, por outro, de ensinar, enquanto professora. No relatório fica também evidente que ser professor vai mais além do que a aplicação exclusiva de estratégias de organização e gestão de ensino, mais além do processo ensino-aprendizagem. Ser professor envolve lidar com um alargado espetro de situações inseridas num ambiente dinâmico e complexo, que é a comunidade educativa. A escrita deste documento possibilitou a identificação das competências a melhorar, para um futuro profissional de excelência e qualidade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-01-30T15:59:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/30009 TID:203457803 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/30009 |
identifier_str_mv |
TID:203457803 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137170309513216 |