Trabalho autónomo e diferenciação: potencialidades e problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Margarida Ferreira do Nascimento
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/6582
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_865a6af2ec07fa49392cff920bca36ca
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/6582
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Trabalho autónomo e diferenciação: potencialidades e problemasTrabalho autónomoDiferenciação pedagógicaRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioFeedbackAutonomous workPedagogical differentiationFeedbackMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoA existência de diversos ritmos de aprendizagem dentro de uma sala de aula é uma realidade comum a todos os profissionais da educação, constituindo uma preocupação constante na rotina de uma sala de aula. Este projeto de investigação procura compreender de que forma a implementação de uma nova área de trabalho, contendo ficheiros para que os alunos trabalhem sobre eles de forma autónoma, pode ser uma possível resposta ao problema enunciado e um contributo para as aprendizagens. Este espaço assume-se como promotor do trabalho autónomo dentro da sala de aula, sendo menos dirigido pelo professor e estando acessível aos alunos sempre que tenham terminado as suas atividades, permitindo compreender de que modo se poderia mudar a ordem e o ritmo de trabalho institucionalizado. O presente estudo insere-se numa abordagem qualitativa com metodologia próxima da Investigação-Ação, tendo como objetivo apresentar, interpretar e analisar todo o processo de construção do Cantinho do 2º A, a dinamização e utilização deste espaço e dos seus materiais. Os dados foram recolhidos através de entrevistas, observação participante, notas de campo, produções dos alunos e análise de documentos. Neste estudo participaram os 25 alunos da turma do 2º ano de escolaridade do contexto de estágio III, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A análise dos resultados obtidos permite compreender que a implementação deste espaço e o uso das fichas de trabalho permitiram o desenvolvimento do trabalho autónomo como um promotor da diferenciação pedagógica dentro da sala de aula, assim como uma forma de os alunos poderem regular as suas próprias aprendizagens. Além disto, o estudo mostra ainda o papel relevante do feedback para que este tipo de atividade tenha um impacto em termos de aprendizagem.The existence of different rates of learning in a classroom is a reality common to all education professionals, providing a constant concern in the routine of a classroom. This research project seeks to understand how the implementation of a new workspace containing files for students to work on them independently may be a possible answer to the problem statement and a contribution to their learning. This space is regarded as a promoter of independent work in the classroom, being less directed by the teacher and remaining accessible to students when they have completed their activities, allowing us to understand how it could change the order and pace of institutionalized work. The present study is part of a qualitative approach with a methodology close to research action, aiming to present, interpreting and analysing the whole process of building the Corner of the 2nd A, the stimulation and use of this space and its materials. Data was collected through interviews, participant observation, field notes, students' productions and document analysis. This study involved 25 students in the 2nd grade the context of stage III, as part of the Masters in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education. The analysis of the results leads us to understand that the implementation of this space and the use of worksheets allowed the development of autonomous work as a promoter of educational differentiation within the classroom, as well as a way students can lead their own learning. Moreover the study shows the important role of feedback for this type of activity has an impact on learning.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalPinto, JorgeRepositório ComumCorreia, Margarida Ferreira do Nascimento2014-07-18T17:05:23Z2014-062014-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/6582TID:201683415porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:50:48Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/6582Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:49.603679Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho autónomo e diferenciação: potencialidades e problemas
title Trabalho autónomo e diferenciação: potencialidades e problemas
spellingShingle Trabalho autónomo e diferenciação: potencialidades e problemas
Correia, Margarida Ferreira do Nascimento
Trabalho autónomo
Diferenciação pedagógica
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Feedback
Autonomous work
Pedagogical differentiation
Feedback
title_short Trabalho autónomo e diferenciação: potencialidades e problemas
title_full Trabalho autónomo e diferenciação: potencialidades e problemas
title_fullStr Trabalho autónomo e diferenciação: potencialidades e problemas
title_full_unstemmed Trabalho autónomo e diferenciação: potencialidades e problemas
title_sort Trabalho autónomo e diferenciação: potencialidades e problemas
author Correia, Margarida Ferreira do Nascimento
author_facet Correia, Margarida Ferreira do Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Jorge
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Margarida Ferreira do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho autónomo
Diferenciação pedagógica
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Feedback
Autonomous work
Pedagogical differentiation
Feedback
topic Trabalho autónomo
Diferenciação pedagógica
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Feedback
Autonomous work
Pedagogical differentiation
Feedback
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-18T17:05:23Z
2014-06
2014-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/6582
TID:201683415
url http://hdl.handle.net/10400.26/6582
identifier_str_mv TID:201683415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135323506081792