A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO DAS CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Marisa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Constantino, Marina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19296
Resumo: O estudo teve como objetivo investigar se as atividades desenvolvidas com alunos do 5.º ano de escolaridade foram promotoras de aprendizagem cooperativa e em que medida essas atividades influenciaram as suas aprendizagens, no contexto da prática de ensino supervisionada em Ciências Naturais. Assim, optou-se por um estudo de natureza qualitativa assente numa investigação sobre a própria prática. Para o efeito procedeu-se à triangulação dos dados obtidos através de guiões das atividades promotoras de aprendizagem cooperativa, de grelhas de observação, das transcrições das entrevistas realizadas antes e após a intervenção em sala de aula, e das respostas dos alunos na ficha de avaliação de conhecimentos. A análise dos instrumentos de avaliação revelou que os alunos conseguiram adquirir conhecimentos e desenvolver competências sociais e cognitivas através do método de aprendizagem cooperativa. A análise das transcrições das entrevistas permitiu identificar fatores que condicionam o sucesso da aprendizagem cooperativa e constatar a evolução nas opiniões da professora cooperante e dos alunos entre os momentos pré e pós-intervenção. Os resultados obtidos demonstram ainda que a promoção da aprendizagem cooperativa implica a constituição criteriosa dos grupos e a atribuição de papéis aos alunos que os responsabilizem pelo decorrer das atividades.
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spelling A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO DAS CIÊNCIASA IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO DAS CIÊNCIASArtigosO estudo teve como objetivo investigar se as atividades desenvolvidas com alunos do 5.º ano de escolaridade foram promotoras de aprendizagem cooperativa e em que medida essas atividades influenciaram as suas aprendizagens, no contexto da prática de ensino supervisionada em Ciências Naturais. Assim, optou-se por um estudo de natureza qualitativa assente numa investigação sobre a própria prática. Para o efeito procedeu-se à triangulação dos dados obtidos através de guiões das atividades promotoras de aprendizagem cooperativa, de grelhas de observação, das transcrições das entrevistas realizadas antes e após a intervenção em sala de aula, e das respostas dos alunos na ficha de avaliação de conhecimentos. A análise dos instrumentos de avaliação revelou que os alunos conseguiram adquirir conhecimentos e desenvolver competências sociais e cognitivas através do método de aprendizagem cooperativa. A análise das transcrições das entrevistas permitiu identificar fatores que condicionam o sucesso da aprendizagem cooperativa e constatar a evolução nas opiniões da professora cooperante e dos alunos entre os momentos pré e pós-intervenção. Os resultados obtidos demonstram ainda que a promoção da aprendizagem cooperativa implica a constituição criteriosa dos grupos e a atribuição de papéis aos alunos que os responsabilizem pelo decorrer das atividades.The aim of this study was to investigate whether the activities carried out with 5th grade students promoted cooperative learning and to what extent these activities influenced students’ learning, in the context of supervised teaching practice in Natural Sciences. Thus, a qualitative study based on an investigation of the practice itself was chosen. For this purpose, the data obtained through the cooperative learning activities, observation grids, interview transcriptions conducted before and after the intervention in the classroom, and the students' test results. Analysis of assessment instruments revealed that students were able to acquire knowledge and develop social and cognitive skills through the cooperative learning method. Analysis of interview transcriptions allowed to identify factors that determine the success of cooperative learning and observe the evolution in teacher and students´ opinions before and after the intervention. Results also demonstrate that cooperative learning implies the careful formation of groups and assigning roles to the students to make them responsible for the course of the activities.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2020-01-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19296por2182-9608Correia, MarisaConstantino, Marinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:42Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/19296Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:02:04.944776Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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