A aprendizagem cooperativa: perspetiva de docentes e crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.10839 |
Resumo: | O desenvolvimento de estratégias que promovam a aprendizagem cooperativa constitui uma metodologia favorecedora da promoção de atitudes e competências cooperativas nas crianças. Estas competências facilitam a aquisição de novos conhecimentos e tornam-se essenciais no desenvolvimento cognitivo e social das crianças. Nesta metodologia as crianças são os atores principais na construção dos seus conhecimentos, na exploração de novos conteúdos, culminando numa nova atitude perante o ato de aprender. O artigo apresentado surge de um exercício investigativo de caráter qualitativo, que pretendeu caracterizar a aprendizagem cooperativa na perspetiva dos educadores, professores do 1.º CEB e das próprias crianças; identificar o papel do educador/professor neste tipo de trabalho e apresentar alguns exemplos de estratégias de aprendizagem cooperativa. A recolha de dados envolveu a realização de entrevistas semiestruturadas a educadores, professores do 1.º ciclo do ensino básico e crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico. |
id |
RCAP_5a48d630bbabe7909d31b7bf5361d767 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/10839 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A aprendizagem cooperativa: perspetiva de docentes e criançasArtigosO desenvolvimento de estratégias que promovam a aprendizagem cooperativa constitui uma metodologia favorecedora da promoção de atitudes e competências cooperativas nas crianças. Estas competências facilitam a aquisição de novos conhecimentos e tornam-se essenciais no desenvolvimento cognitivo e social das crianças. Nesta metodologia as crianças são os atores principais na construção dos seus conhecimentos, na exploração de novos conteúdos, culminando numa nova atitude perante o ato de aprender. O artigo apresentado surge de um exercício investigativo de caráter qualitativo, que pretendeu caracterizar a aprendizagem cooperativa na perspetiva dos educadores, professores do 1.º CEB e das próprias crianças; identificar o papel do educador/professor neste tipo de trabalho e apresentar alguns exemplos de estratégias de aprendizagem cooperativa. A recolha de dados envolveu a realização de entrevistas semiestruturadas a educadores, professores do 1.º ciclo do ensino básico e crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2017-02-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.10839por1646-2335Cunha, FabianaUva, Martainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:39Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/10839Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:55.923197Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem cooperativa: perspetiva de docentes e crianças |
title |
A aprendizagem cooperativa: perspetiva de docentes e crianças |
spellingShingle |
A aprendizagem cooperativa: perspetiva de docentes e crianças Cunha, Fabiana Artigos |
title_short |
A aprendizagem cooperativa: perspetiva de docentes e crianças |
title_full |
A aprendizagem cooperativa: perspetiva de docentes e crianças |
title_fullStr |
A aprendizagem cooperativa: perspetiva de docentes e crianças |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem cooperativa: perspetiva de docentes e crianças |
title_sort |
A aprendizagem cooperativa: perspetiva de docentes e crianças |
author |
Cunha, Fabiana |
author_facet |
Cunha, Fabiana Uva, Marta |
author_role |
author |
author2 |
Uva, Marta |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Fabiana Uva, Marta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O desenvolvimento de estratégias que promovam a aprendizagem cooperativa constitui uma metodologia favorecedora da promoção de atitudes e competências cooperativas nas crianças. Estas competências facilitam a aquisição de novos conhecimentos e tornam-se essenciais no desenvolvimento cognitivo e social das crianças. Nesta metodologia as crianças são os atores principais na construção dos seus conhecimentos, na exploração de novos conteúdos, culminando numa nova atitude perante o ato de aprender. O artigo apresentado surge de um exercício investigativo de caráter qualitativo, que pretendeu caracterizar a aprendizagem cooperativa na perspetiva dos educadores, professores do 1.º CEB e das próprias crianças; identificar o papel do educador/professor neste tipo de trabalho e apresentar alguns exemplos de estratégias de aprendizagem cooperativa. A recolha de dados envolveu a realização de entrevistas semiestruturadas a educadores, professores do 1.º ciclo do ensino básico e crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.10839 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.10839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130950138855424 |