O projeto RADAR na Bosch
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/24249 |
Resumo: | O Radio Detection And Ranging (RADAR) é um elemento essencial na segurança automóvel nos dias que correm, sendo mesmo obrigatório nos novos veículos para assistência à travagem de emergência e condução autónoma. Por este motivo empresas como a Bosch em Braga, fabricam este produto para diversas marcas automóveis onde apesar da tecnologia ser igual, cada marca ou cliente da Bosch tem os seus próprios requisitos de software para implementar nas viaturas. Um eventual engano no envio de um produto para um determinado cliente, com configurações de outro cliente traria implicações incalculáveis a nível financeiro, logístico e mesmo ao nível da imagem da empresa para com os seus clientes. Quando surge um produto novo ou um já existente, mas sujeito a alguma alteração de software, é necessário configurar e testar esse produto para posteriormente enviar para aprovação do desenvolvimento e do cliente. Só depois de todas as fases de aprovação, o produto é autorizado ser produzido em serie. No estado atual, após a produção das primeiras unidades para enviar para aprovação, faz-se uma verificação do software instalado. Este processo é manual, onde se compara os dados em diversos servidores, existindo ao longo de todo este processo, a possibilidade de erro humano. Este erro será detetado posteriormente nas validações do desenvolvimento, mas requer a repetição de todo este processo, o que consome mais tempo de produção, mais recursos e pode atrasar o arranque de início de produção do produto. O expectável para colmatar estas falhas no processo, será a existência de um mecanismo que permita de uma forma rápida e não sujeita a erro humano, verificar que o software instalado numa determinada peça produzida, quando comparada com os requisitos de software para esse produto, consiga detetar se existe algum erro e alertar para o mesmo. Este mecanismo deve permitir ainda a fazer verificações periódicas, por exemplo, quando existe uma mudança de produção, verificar as primeiras peças produzidas. Nas mudanças de produção os dados do produto que vai ser produzido, são carregados para as máquinas da linha uma única vez e só voltam a ser atualizados quando ocorrer outra mudança de produção. Por isso, ao verificar as primeiras peças produzidas, indiretamente verificamos toda aquela produção. Para este efeito, foi desenvolvida uma metodologia que com ajuda de uma ferramenta também criada, permite ao ler uma peça produzida, de uma forma rápida, automática e sem margem para erros nas verificações no que ao software diz respeito, comparar os requisitos do cliente com o que realmente foi flashado na peça. Após esta verificação, o utilizador é informado se o resultado é bom ou mau e no caso de ser mau, é alertado para o erro e deve agir no sentido de impedir que que a produção continue e notificar os seus superiores e equipas técnicas do sucedido, para proceder às respetivas correções. |
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O projeto RADAR na BoschRADAR project in BoschRADARBosch Car MultimediaLead Plantsoftwarehardwareautonomous drivingDoppler effectemergency brakeDomínio/Área Científica::Engenharia e TecnologiaO Radio Detection And Ranging (RADAR) é um elemento essencial na segurança automóvel nos dias que correm, sendo mesmo obrigatório nos novos veículos para assistência à travagem de emergência e condução autónoma. Por este motivo empresas como a Bosch em Braga, fabricam este produto para diversas marcas automóveis onde apesar da tecnologia ser igual, cada marca ou cliente da Bosch tem os seus próprios requisitos de software para implementar nas viaturas. Um eventual engano no envio de um produto para um determinado cliente, com configurações de outro cliente traria implicações incalculáveis a nível financeiro, logístico e mesmo ao nível da imagem da empresa para com os seus clientes. Quando surge um produto novo ou um já existente, mas sujeito a alguma alteração de software, é necessário configurar e testar esse produto para posteriormente enviar para aprovação do desenvolvimento e do cliente. Só depois de todas as fases de aprovação, o produto é autorizado ser produzido em serie. No estado atual, após a produção das primeiras unidades para enviar para aprovação, faz-se uma verificação do software instalado. Este processo é manual, onde se compara os dados em diversos servidores, existindo ao longo de todo este processo, a possibilidade de erro humano. Este erro será detetado posteriormente nas validações do desenvolvimento, mas requer a repetição de todo este processo, o que consome mais tempo de produção, mais recursos e pode atrasar o arranque de início de produção do produto. O expectável para colmatar estas falhas no processo, será a existência de um mecanismo que permita de uma forma rápida e não sujeita a erro humano, verificar que o software instalado numa determinada peça produzida, quando comparada com os requisitos de software para esse produto, consiga detetar se existe algum erro e alertar para o mesmo. Este mecanismo deve permitir ainda a fazer verificações periódicas, por exemplo, quando existe uma mudança de produção, verificar as primeiras peças produzidas. Nas mudanças de produção os dados do produto que vai ser produzido, são carregados para as máquinas da linha uma única vez e só voltam a ser atualizados quando ocorrer outra mudança de produção. Por isso, ao verificar as primeiras peças produzidas, indiretamente verificamos toda aquela produção. Para este efeito, foi desenvolvida uma metodologia que com ajuda de uma ferramenta também criada, permite ao ler uma peça produzida, de uma forma rápida, automática e sem margem para erros nas verificações no que ao software diz respeito, comparar os requisitos do cliente com o que realmente foi flashado na peça. Após esta verificação, o utilizador é informado se o resultado é bom ou mau e no caso de ser mau, é alertado para o erro e deve agir no sentido de impedir que que a produção continue e notificar os seus superiores e equipas técnicas do sucedido, para proceder às respetivas correções.Radio Detection And Ranging (RADAR) is an essential part of vehicle safety these days and is also mandatory in new vehicles for emergency brake assistance and autonomous cycling. For this reason, companies like Bosch in Braga manufacture this product for various car brands, in which, although the technology is the same, every Bosch brand or customer has their own software requirements to be implemented in their vehicles. A possible mistake in shipping a product to a particular customer, with configurations of another customer, would have incalculable implications in terms of finance, logistics and even the image of the company towards its customers. When a new or existing product appears, but subject to some software change, this product has to be configured and tested, and then submitted for development and customer approval. The product is not permitted to be produced in series until all approval steps have been completed. In the current state, after the production of the first units to be submitted for approval, the installed software is checked. This process is manual, where the data is compared on different servers, and the possibility of human error exists throughout this process. In order to rectify these faults, it is expected that a mechanism will be in place to quickly check that the software installed on a given part is not subject to human error. compared to the software requirements for this product, you can detect if there is an error and warn about it. This mechanism should also make it possible to carry out periodic checks, e.g. when there is a change of production, to check the first parts produced. During production changes, the product data that is going to be produced will be uploaded to the machines of the line once and will only be updated again when another production change occurs. That’s why we indirectly check the entire production process when we inspect the first parts produced. To this end, a methodology has been developed which, using a tool that has also been created, enables quick, automatic, and error-free reading of a workpiece when checking the software, Compare customer requirements with that actually flashed on the workpiece. After this check, the user is informed of whether the result is good or bad and, if it is bad, is alerted to the error and must act to prevent.Felgueiras, Manuel Carlos Malheiro de CarvalhoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoForte, Luís Daniel Pereira2023-10-182026-10-18T00:00:00Z2023-10-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24249TID:203414080porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-20T01:57:17Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24249Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:55:12.748361Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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