Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na escola regular: perceções de professores do ensino primário na Região Académica IV - Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomás, Garcia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/40962
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
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spelling Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na escola regular: perceções de professores do ensino primário na Região Académica IV - AngolaInclusãoEducação especialNecessidades educativas especiaisProfessoresInclusionSpecial educationSpecial educational needsTeachersCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)O presente trabalho tem como finalidade conhecer, descrever e caracterizar as perceções de professores do Ensino Primário - estudantes dos cursos de Ciências da Educação de quatro instituições do ensino superior circunscritas na área geográfica da Região Académica IV, Angola, acerca da inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) na escola regular. Os dados foram recolhidos com um questionário, junto de uma amostra de 506 participantes e analisados e apresentados através de estatística descritiva e inferencial. O conhecimento obtido é sistematizado nas seguintes conclusões: a) a maioria dos professores concorda que os alunos com NEE devem ser educados em escolas regulares, mas em turmas separadas, discordando com a inclusão destes alunos em turmas regulares; b) os professores consideram que a inclusão é benéfica para alunos com NEE moderadas ou ligeiras e não acham que é benéfica para alunos com NEE graves; c) os professores consideram que a inclusão nas turmas regulares é benéfica para a sociedade angolana e para as famílias destes alunos, mas não é benéfica nem para os outros alunos nem para os professores; d) os professores consideram que a inclusão de alunos com NEE visual, auditiva e comportamental não é benéfica para estes alunos, sendo, no entanto, de opinião que a inclusão em turmas regulares de alunos com NEE física ou com dislexia é benéfica; e) não existem diferenças nas perceções dos professores do género masculino e do género feminino no que respeita ao ambiente onde os alunos com NEE devem ensinados; f) existem diferenças nas perceções dos professores das diferentes instituições de Ensino Superior ao que respeita o ambiente onde os alunos com NEE devem ensinados; g) pouco mais de metade dos professores são de opinião que a inclusão é um direito dos alunos com NEE.This study aims to understand, describe and characterize the perceptions of primary school teachers and students involved in Education Sciences courses of four institutions of higher education in a circumscribed geographical area of the Academic Region IV, Angola, regarding the inclusion of students with special education needs (SEN) in regular schools. Data were collected by way of a questionnaire with a sample of 506 participants, and analyzed and presented using descriptive and inferential statistics. The knowledge obtained is systematized in the following conclusions: a) most teachers agree that pupils with SEN should be educated in mainstream education program, but in separate classes which is in disagreement with the current notion that these students should be included in regular classes; b) teachers consider that inclusion is beneficial for students with moderate or minor SEN although not beneficial for students with severe SEN; c) teachers also consider that inclusion in regular classes is beneficial to the Angolan society and to the families of these students, but not beneficial to other students or for teachers; d) teachers are also of the opinion that the inclusion of students with visual, hearing and behavioural SEN is not beneficial for these students however, they share the view that the inclusion of students with physical disabilities or dyslexia in regular mainstream education classes is beneficial; e) the perceptions of both male and females teachers are equal regarding the environment where pupils with SEN are taught; f) the perceptions of teachers of different institutions of higher education are not equal with regards to the environment where pupils with SEN is taught; g) just over half of the teachers are of the opinion that inclusion is a right for students with SEN.Martins, Ana Paula LouçãoUniversidade do MinhoTomás, Garcia20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/40962por201512874info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:00:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40962Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:50:10.425369Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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