Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Marlene Patrícia da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8312
Resumo: Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório de estágio de qualificação profissional foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho foi reflexo de um percurso de formação profissional, pautado por uma constante análise reflexiva, realizado em contexto de educação pré-escolar. Os conteúdos abordados nas aulas desta unidade curricular bem como o estágio desenvolvido, permitiram ter um conhecimento mais aprofundado deste contexto e desenvolver e construir saberes profissionais adequados a este nível de ensino. Assim, este relatório evidencia as competências desenvolvidas pela estagiária, nomeadamente: a mobilização de saberes adquiridos nas diversas unidades curriculares do curso; o saber pensar e agir nos contextos educativos; a atitude profissional reflexiva e investigativa; a problematização das exigências inerentes à prática profissional; e a coconstrução de saberes profissionais e a cooperação entre diferentes intervenientes do contexto educativo (adaptado Ribeiro, 2013). O caminho percorrido pela mestranda teve por base a metodologia de investigação-ação: observação, planificação, ação e reflexão. Estas etapas foram fundamentais para a construção de planificações, que fossem ao encontro das exigências da realidade e das necessidades e interesses evidenciadas pelo grupo. As reflexões críticas realizadas com o par, com a educadora cooperante e com o supervisor revelaram-se fundamentais, pois permitiu desenvolver competências essenciais para a futura profissão.
id RCAP_0fb97da75ce44a583b63da00b42daf66
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8312
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)Relatório de estágioEducação pré-escolarInvestigação-açãoSocioconstrutuvismoDesenvolvimento profissionalPreschool educationAction researchSocial constructivismProfessional developmentEducaçãoPrática reflexivaEducationReflective practiceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório de estágio de qualificação profissional foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho foi reflexo de um percurso de formação profissional, pautado por uma constante análise reflexiva, realizado em contexto de educação pré-escolar. Os conteúdos abordados nas aulas desta unidade curricular bem como o estágio desenvolvido, permitiram ter um conhecimento mais aprofundado deste contexto e desenvolver e construir saberes profissionais adequados a este nível de ensino. Assim, este relatório evidencia as competências desenvolvidas pela estagiária, nomeadamente: a mobilização de saberes adquiridos nas diversas unidades curriculares do curso; o saber pensar e agir nos contextos educativos; a atitude profissional reflexiva e investigativa; a problematização das exigências inerentes à prática profissional; e a coconstrução de saberes profissionais e a cooperação entre diferentes intervenientes do contexto educativo (adaptado Ribeiro, 2013). O caminho percorrido pela mestranda teve por base a metodologia de investigação-ação: observação, planificação, ação e reflexão. Estas etapas foram fundamentais para a construção de planificações, que fossem ao encontro das exigências da realidade e das necessidades e interesses evidenciadas pelo grupo. As reflexões críticas realizadas com o par, com a educadora cooperante e com o supervisor revelaram-se fundamentais, pois permitiu desenvolver competências essenciais para a futura profissão.Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: The present report stage qualification was developed within the course of Supervised Pedagogical Practice, integrated on Masters in Preschool Education and Teaching 1.º Cycle of Basic Education. This work represents a course of vocational training, guided by a constant reflective analysis, performed at context of preschool education. The issues discussed in the lessons of this course as well as the developed stage, have allowed a better understanding of this context and build appropriate knowledge to this grade level professional. So, this report highlights the skills developed by the trainee, such as: application knowledge acquired in the various courses of the course; the ability to know how to think and act in educational contexts; professional attitude when reflective and investigative was needed; know to face the demands of professional practice; and build professional knowledge and cooperate between various stakeholders in the educational context (adapted Ribeiro, 2013). The way taken by the trainee was based the methodology of action research: observation, planning, action and reflection. These steps were essential to build unfolds, because they allowed to reach the demands of reality and the needs and interests discovered by the group. The critical thoughts performed with the pair, with the cooperating teacher and the supervisor were essential, as it allowed to develop essential skills for the future profession.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente trabalho foi elaborado tendo por base o plano de ação desenvolvido ao longo da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, integrada no Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório espelha assim o caminho percorrido pela mestranda ao longo do estágio em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo deste trabalho foram mobilizados os referenciais teóricos e legais que sustentaram as práticas educativas desenvolvidas pela mestranda e que foram fundamentais para proporcionar um ensino adequado às especificidades da turma. Assim, a experiência desenvolvida em contexto de estágio juntamente com os conhecimentos teóricos mobilizados na unidade curricular, permitiu o desenvolvimento de competências profissionais que são fundamentais para o futuro docente. Neste relatório será dado relevância ao ciclo de investigação-ação: observação, reflexão, planificação e ação, uma vez que, foi a metodologia de investigação-ação que orientou todo o processo de ensino e aprendizagem. Todas estas fases foram imprescindíveis para desenvolver práticas educativas que fossem ao encontro das reais necessidades e interesses dos alunos, promovendo assim aprendizagens significativas.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: The present paper was prepared on the basis of the plan of action developed along the course of Pedagogical Practice Supervised, integrated into the Master's Degree in Preschool Education Training and teaching of the 1st Cycle of Basic Education. This report reflects that the path taken by graduate student throughout the internship in context of Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education. Throughout this work were mobilized the theoretical and legal references that supported the educational practices developed by graduate student and who were instrumental in providing an appropriate education to the specificities of the class. So, the experience developed in the context of stage along with the theoretical knowledge mobilised on curricular unit, has enabled the development of professional skills which are fundamental to the future teacher. This report will be given relevance to the action research cycle: observation, reflection, action, planning and action, once, was the action research methodology that guided all the teaching and learning process. All these phases were indispensable to develop educational practices that meet the real needs and interests of students, thus promoting significant learnings.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoCorreia, Carlos Jorge de Sá PintoSá, Susana MarquesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGomes, Marlene Patrícia da Silva2016-06-09T16:44:21Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8312TID:201275449porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:33Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8312Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:10.080510Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)
Relatório de estágio
title Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)
spellingShingle Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)
Gomes, Marlene Patrícia da Silva
Educação pré-escolar
Investigação-ação
Socioconstrutuvismo
Desenvolvimento profissional
Preschool education
Action research
Social constructivism
Professional development
Educação
Prática reflexiva
Education
Reflective practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)
title_full Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)
title_fullStr Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)
title_full_unstemmed Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)
title_sort Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)
author Gomes, Marlene Patrícia da Silva
author_facet Gomes, Marlene Patrícia da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
Correia, Carlos Jorge de Sá Pinto
Sá, Susana Marques
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Marlene Patrícia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Investigação-ação
Socioconstrutuvismo
Desenvolvimento profissional
Preschool education
Action research
Social constructivism
Professional development
Educação
Prática reflexiva
Education
Reflective practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação pré-escolar
Investigação-ação
Socioconstrutuvismo
Desenvolvimento profissional
Preschool education
Action research
Social constructivism
Professional development
Educação
Prática reflexiva
Education
Reflective practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório de estágio de qualificação profissional foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho foi reflexo de um percurso de formação profissional, pautado por uma constante análise reflexiva, realizado em contexto de educação pré-escolar. Os conteúdos abordados nas aulas desta unidade curricular bem como o estágio desenvolvido, permitiram ter um conhecimento mais aprofundado deste contexto e desenvolver e construir saberes profissionais adequados a este nível de ensino. Assim, este relatório evidencia as competências desenvolvidas pela estagiária, nomeadamente: a mobilização de saberes adquiridos nas diversas unidades curriculares do curso; o saber pensar e agir nos contextos educativos; a atitude profissional reflexiva e investigativa; a problematização das exigências inerentes à prática profissional; e a coconstrução de saberes profissionais e a cooperação entre diferentes intervenientes do contexto educativo (adaptado Ribeiro, 2013). O caminho percorrido pela mestranda teve por base a metodologia de investigação-ação: observação, planificação, ação e reflexão. Estas etapas foram fundamentais para a construção de planificações, que fossem ao encontro das exigências da realidade e das necessidades e interesses evidenciadas pelo grupo. As reflexões críticas realizadas com o par, com a educadora cooperante e com o supervisor revelaram-se fundamentais, pois permitiu desenvolver competências essenciais para a futura profissão.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-06-09T16:44:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8312
TID:201275449
url http://hdl.handle.net/10400.22/8312
identifier_str_mv TID:201275449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131388099690496