Relatório de estágio de qualificação profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/3881 |
Resumo: | Relatório final de Estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. |
id |
RCAP_2e129cd937b0815a3ba3dd54cee228d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/3881 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio de qualificação profissionalEducação de infânciaInvestigação-açãoPrática reflexivaDesenvolvimento profissionalEarly Childhood educationResearch-actionReflective practiceProfessional developmentRelatório final de Estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar.No seguimento do plano de ação traçado ao longo da unidade curricular (UC) de Prática Pedagógica Supervisionada, foi proposta a realização do presente relatório de estágio, o qual concretiza uma análise reflexiva do percurso de formação profissional da estagiária que, por sua vez, foi desenvolvido em contexto de creche e de educação pré-escolar, no Infantário Monfortinhos de Real e no Jardim de Infância Aurélia de Sousa, respetivamente. A experiência em contexto educativo, complementada pelas aulas teórico-práticas lecionadas no âmbito da referida UC, contribuiu para o desenvolvimento de competências profissionais intrínsecas à prática docente, como é exemplo a articulação teoria-prática; saber pensar e agir nos contextos educativos; construção de uma prática reflexiva sobre, na e para a ação; co-construir saberes profissionais junto da comunidade educativa; problematizar as exigências da prática profissional, promovendo a adequabilidade das planificações (adaptado de Ribeiro & Araújo, 2012, p.1). Ao longo de toda a prática pedagógica supervisionada, a estagiária teve em consideração a metodologia investigação-ação enquanto “processo em que os participantes analisam as suas próprias práticas educativas de uma forma sistemática e aprofundada” (Coutinho et al., 2009, p.360). Assim, a referida metodologia foi desenvolvida através do envolvimento da estagiária nas diversas etapas do processo educativo (Ministério da Educação, 1997), revelando-se facilitadora da análise reflexiva da sua prática pedagógica.Following the action plan drawn along the course (UC) Supervised Pedagogic Practice, it was proposed to write out this professional qualification report, which performs a reflective analysis of the course of training experienced by the student, which was developed in the contexts of day care and pre-school education, in Monfortinhos Real nursery and in Aurélia de Sousa kindergarten, respectively. The experience lived in an educational context, complemented by the practical classes taught under that UC, contributed to the development of professional skills intrinsic to teaching practice, as exemplified by the articulation between theory and practice, how to think and act in educational contexts; building a reflective practice on, in and for the action, co-build professional knowledge within the educational community; discuss the requirements of professional practice, promoting the suitability of daily plans (adapted from Ribeiro & Araújo, 2012, p.1). Throughout the supervised teaching practice, the student took into account the methodology of action research as "a process in which participants examine their own educational practice in a systematic and thorough manner" (Coutinho et al., 2009, p.360). Thus, this methodology has been developed through the involvement of the student in the different stages of the educational process (Ministry of Education, 1997), favoring the reflective analysis of her practice.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sara de BarrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRocha, Sara Leonor Oliveira2014-02-13T12:22:56Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/3881TID:202767264porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:46:47Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/3881Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:24:51.936266Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio de qualificação profissional |
title |
Relatório de estágio de qualificação profissional |
spellingShingle |
Relatório de estágio de qualificação profissional Rocha, Sara Leonor Oliveira Educação de infância Investigação-ação Prática reflexiva Desenvolvimento profissional Early Childhood education Research-action Reflective practice Professional development |
title_short |
Relatório de estágio de qualificação profissional |
title_full |
Relatório de estágio de qualificação profissional |
title_fullStr |
Relatório de estágio de qualificação profissional |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio de qualificação profissional |
title_sort |
Relatório de estágio de qualificação profissional |
author |
Rocha, Sara Leonor Oliveira |
author_facet |
Rocha, Sara Leonor Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araújo, Sara de Barros Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Sara Leonor Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de infância Investigação-ação Prática reflexiva Desenvolvimento profissional Early Childhood education Research-action Reflective practice Professional development |
topic |
Educação de infância Investigação-ação Prática reflexiva Desenvolvimento profissional Early Childhood education Research-action Reflective practice Professional development |
description |
Relatório final de Estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2014-02-13T12:22:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/3881 TID:202767264 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/3881 |
identifier_str_mv |
TID:202767264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131341382483968 |