Experiências de portefólios digitais no ensino superior: perspetivas de professores e estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Pires, Ana Luisa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rodrigues, Maria Rosário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41214
Resumo: Neste artigo, sistematizamos a experiência decorrente de um projecto de investigação e desenvolvimento, centrado no uso de portefólios digitais como estratégia de aprendizagem e de avaliação no ensino superior Português, realizado no âmbito do programa europeu Erasmus+ KA2. No contexto nacional, o projeto desenvolveu-se numa instituição de ensino superior público politécnico, tendo-se realizado um estudo piloto com dupla finalidade: compreender as perspectivas dos estudantes e dos professores face às suas experiências com portefólios digitais; e desenvolver estratégias de aprendizagem e avaliação suportadas na sua utilização. O estudo, de natureza qualitativa − investigação-ação −, mobilizou inquéritos por questionário e por entrevista. As conclusões evidenciam contributos significativos do uso de portefólios digitais pelos estudantes, como o desenvolvimento de competências digitais e de autonomia, criatividade e responsabilidade, sendo igualmente reconhecido como estratégia de aprendizagem e avaliação significativa e motivadora. Por outro lado, apesar de uma parte significativa dos docentes já possuírem experiência com portefólios e de utilizarem suportes digitais, constatou-se que os portfefólios digitais são ainda pouco explorados como estratégia de ensino-aprendizagem e de avaliação. Assim, propuseram-se um conjunto de acções com vista à melhoria da situação, criando condições para que os professores possam ser os produtores do seu próprio conhecimento e profissão.
id RCAP_0fd2e042d95e21e2aed3b728a1cbfbf0
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41214
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Experiências de portefólios digitais no ensino superior: perspetivas de professores e estudantesPedagogia no ensino superiorPortefólios digitaisInvestigação-acçãoPedagogy in higher educationDigital portfoliosAction-researchPedagogía en la educación superiorPortafolios digitalesInvestigación-acciónNeste artigo, sistematizamos a experiência decorrente de um projecto de investigação e desenvolvimento, centrado no uso de portefólios digitais como estratégia de aprendizagem e de avaliação no ensino superior Português, realizado no âmbito do programa europeu Erasmus+ KA2. No contexto nacional, o projeto desenvolveu-se numa instituição de ensino superior público politécnico, tendo-se realizado um estudo piloto com dupla finalidade: compreender as perspectivas dos estudantes e dos professores face às suas experiências com portefólios digitais; e desenvolver estratégias de aprendizagem e avaliação suportadas na sua utilização. O estudo, de natureza qualitativa − investigação-ação −, mobilizou inquéritos por questionário e por entrevista. As conclusões evidenciam contributos significativos do uso de portefólios digitais pelos estudantes, como o desenvolvimento de competências digitais e de autonomia, criatividade e responsabilidade, sendo igualmente reconhecido como estratégia de aprendizagem e avaliação significativa e motivadora. Por outro lado, apesar de uma parte significativa dos docentes já possuírem experiência com portefólios e de utilizarem suportes digitais, constatou-se que os portfefólios digitais são ainda pouco explorados como estratégia de ensino-aprendizagem e de avaliação. Assim, propuseram-se um conjunto de acções com vista à melhoria da situação, criando condições para que os professores possam ser os produtores do seu próprio conhecimento e profissão.We systematize in this article the experience resulting from a research and development project, centred on the use of digital portfolios as a learning and assessment strategy in Portuguese higher education, carried out under the European Erasmus + KA2 program. In the national context, the project was developed in a public polytechnic institution, and a pilot study was carried out with a dual purpose: to understand the perspectives of students and teachers regarding their experiences with digital portfolios, and to develop learning andevaluation strategies using this tool. The qualitative study – action-research – used questionnaires and interviews to collect data. The conclusions show significant contributions from the use of digital portfolios by students, such as the development of digital and procedural skills, and it is also recognized as a meaningful and motivating learning and assessment strategy. On the other hand, even though a significant part of the teachers already have experience with portfolios and use digital supports, it was found that digital portfolios are still little explored as a teaching-learning and assessment strategy. Thus, a set of actions was proposed with a view to improving the situation, creating conditions for teachers to be able to produce their own knowledge and profession.En este articulo, sistematizamos la experiencia resultante de un proyecto de investigación y desarrollo, centrado en el uso de portafolios digitales como estrategia de aprendizaje y evaluación en la educación superior portuguesa, llevado a cabo en el marco del programa europeo Erasmus + KA2. En el contexto nacional, el proyecto se desarrolló en una institución de educación superior pública politécnica, habiéndose realizado un estudio piloto con un doble propósito: comprender las perspectivas de estudiantes y docentes sobre sus experiencias con los portafolios digitales; y desarrollar aprendizajes y evaluaciones apoyados en su uso. El estudio, de naturaleza cualitativa − investigación-acción − utilizó cuestionarios y encuestas de entrevistas para recolectar datos. Las conclusiones muestran contribuciones significativas del uso de portafolios digitales por parte de los estudiantes, como el desarrollo de habilidades digitales y procedimentales, siendo igualmente reconocidas como una estrategia de aprendizaje y evaluación significativa y motivadora. Por otro lado, a pesar de que una parte importante de los docentes ya tiene experiencia con portafolios y uso de medios digitales, se encontró que los portafolios digitales aún son poco explorados como estrategia de enseñanza-aprendizaje y evaluación. Así, se propuso un conjunto de acciones con miras a mejorar la situación, creando las condiciones para que los docentes sean productores de su propio conocimiento y profesión.Universidade Católica Dom BoscoRepositório ComumOliveira Pires, Ana LuisaRodrigues, Maria Rosário2022-06-29T10:00:38Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41214porOliveira Pires, A. L., & Rodrigues, M. R. (2022). Experiências de portefólios digitais no ensino superior: Perspetivas de professores e estudantes. Série Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, 27(59), 285-300.2318-1982info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:02Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41214Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:26.642348Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Experiências de portefólios digitais no ensino superior: perspetivas de professores e estudantes
title Experiências de portefólios digitais no ensino superior: perspetivas de professores e estudantes
spellingShingle Experiências de portefólios digitais no ensino superior: perspetivas de professores e estudantes
Oliveira Pires, Ana Luisa
Pedagogia no ensino superior
Portefólios digitais
Investigação-acção
Pedagogy in higher education
Digital portfolios
Action-research
Pedagogía en la educación superior
Portafolios digitales
Investigación-acción
title_short Experiências de portefólios digitais no ensino superior: perspetivas de professores e estudantes
title_full Experiências de portefólios digitais no ensino superior: perspetivas de professores e estudantes
title_fullStr Experiências de portefólios digitais no ensino superior: perspetivas de professores e estudantes
title_full_unstemmed Experiências de portefólios digitais no ensino superior: perspetivas de professores e estudantes
title_sort Experiências de portefólios digitais no ensino superior: perspetivas de professores e estudantes
author Oliveira Pires, Ana Luisa
author_facet Oliveira Pires, Ana Luisa
Rodrigues, Maria Rosário
author_role author
author2 Rodrigues, Maria Rosário
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Pires, Ana Luisa
Rodrigues, Maria Rosário
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia no ensino superior
Portefólios digitais
Investigação-acção
Pedagogy in higher education
Digital portfolios
Action-research
Pedagogía en la educación superior
Portafolios digitales
Investigación-acción
topic Pedagogia no ensino superior
Portefólios digitais
Investigação-acção
Pedagogy in higher education
Digital portfolios
Action-research
Pedagogía en la educación superior
Portafolios digitales
Investigación-acción
description Neste artigo, sistematizamos a experiência decorrente de um projecto de investigação e desenvolvimento, centrado no uso de portefólios digitais como estratégia de aprendizagem e de avaliação no ensino superior Português, realizado no âmbito do programa europeu Erasmus+ KA2. No contexto nacional, o projeto desenvolveu-se numa instituição de ensino superior público politécnico, tendo-se realizado um estudo piloto com dupla finalidade: compreender as perspectivas dos estudantes e dos professores face às suas experiências com portefólios digitais; e desenvolver estratégias de aprendizagem e avaliação suportadas na sua utilização. O estudo, de natureza qualitativa − investigação-ação −, mobilizou inquéritos por questionário e por entrevista. As conclusões evidenciam contributos significativos do uso de portefólios digitais pelos estudantes, como o desenvolvimento de competências digitais e de autonomia, criatividade e responsabilidade, sendo igualmente reconhecido como estratégia de aprendizagem e avaliação significativa e motivadora. Por outro lado, apesar de uma parte significativa dos docentes já possuírem experiência com portefólios e de utilizarem suportes digitais, constatou-se que os portfefólios digitais são ainda pouco explorados como estratégia de ensino-aprendizagem e de avaliação. Assim, propuseram-se um conjunto de acções com vista à melhoria da situação, criando condições para que os professores possam ser os produtores do seu próprio conhecimento e profissão.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-29T10:00:38Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/41214
url http://hdl.handle.net/10400.26/41214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira Pires, A. L., & Rodrigues, M. R. (2022). Experiências de portefólios digitais no ensino superior: Perspetivas de professores e estudantes. Série Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, 27(59), 285-300.
2318-1982
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Dom Bosco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Dom Bosco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135397176934400