Experiências de portefólios digitais no ensino superior: perspetivas de professores e estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/41214 |
Resumo: | Neste artigo, sistematizamos a experiência decorrente de um projecto de investigação e desenvolvimento, centrado no uso de portefólios digitais como estratégia de aprendizagem e de avaliação no ensino superior Português, realizado no âmbito do programa europeu Erasmus+ KA2. No contexto nacional, o projeto desenvolveu-se numa instituição de ensino superior público politécnico, tendo-se realizado um estudo piloto com dupla finalidade: compreender as perspectivas dos estudantes e dos professores face às suas experiências com portefólios digitais; e desenvolver estratégias de aprendizagem e avaliação suportadas na sua utilização. O estudo, de natureza qualitativa − investigação-ação −, mobilizou inquéritos por questionário e por entrevista. As conclusões evidenciam contributos significativos do uso de portefólios digitais pelos estudantes, como o desenvolvimento de competências digitais e de autonomia, criatividade e responsabilidade, sendo igualmente reconhecido como estratégia de aprendizagem e avaliação significativa e motivadora. Por outro lado, apesar de uma parte significativa dos docentes já possuírem experiência com portefólios e de utilizarem suportes digitais, constatou-se que os portfefólios digitais são ainda pouco explorados como estratégia de ensino-aprendizagem e de avaliação. Assim, propuseram-se um conjunto de acções com vista à melhoria da situação, criando condições para que os professores possam ser os produtores do seu próprio conhecimento e profissão. |
id |
RCAP_0fd2e042d95e21e2aed3b728a1cbfbf0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41214 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Experiências de portefólios digitais no ensino superior: perspetivas de professores e estudantesPedagogia no ensino superiorPortefólios digitaisInvestigação-acçãoPedagogy in higher educationDigital portfoliosAction-researchPedagogía en la educación superiorPortafolios digitalesInvestigación-acciónNeste artigo, sistematizamos a experiência decorrente de um projecto de investigação e desenvolvimento, centrado no uso de portefólios digitais como estratégia de aprendizagem e de avaliação no ensino superior Português, realizado no âmbito do programa europeu Erasmus+ KA2. No contexto nacional, o projeto desenvolveu-se numa instituição de ensino superior público politécnico, tendo-se realizado um estudo piloto com dupla finalidade: compreender as perspectivas dos estudantes e dos professores face às suas experiências com portefólios digitais; e desenvolver estratégias de aprendizagem e avaliação suportadas na sua utilização. O estudo, de natureza qualitativa − investigação-ação −, mobilizou inquéritos por questionário e por entrevista. As conclusões evidenciam contributos significativos do uso de portefólios digitais pelos estudantes, como o desenvolvimento de competências digitais e de autonomia, criatividade e responsabilidade, sendo igualmente reconhecido como estratégia de aprendizagem e avaliação significativa e motivadora. Por outro lado, apesar de uma parte significativa dos docentes já possuírem experiência com portefólios e de utilizarem suportes digitais, constatou-se que os portfefólios digitais são ainda pouco explorados como estratégia de ensino-aprendizagem e de avaliação. Assim, propuseram-se um conjunto de acções com vista à melhoria da situação, criando condições para que os professores possam ser os produtores do seu próprio conhecimento e profissão.We systematize in this article the experience resulting from a research and development project, centred on the use of digital portfolios as a learning and assessment strategy in Portuguese higher education, carried out under the European Erasmus + KA2 program. In the national context, the project was developed in a public polytechnic institution, and a pilot study was carried out with a dual purpose: to understand the perspectives of students and teachers regarding their experiences with digital portfolios, and to develop learning andevaluation strategies using this tool. The qualitative study – action-research – used questionnaires and interviews to collect data. The conclusions show significant contributions from the use of digital portfolios by students, such as the development of digital and procedural skills, and it is also recognized as a meaningful and motivating learning and assessment strategy. On the other hand, even though a significant part of the teachers already have experience with portfolios and use digital supports, it was found that digital portfolios are still little explored as a teaching-learning and assessment strategy. Thus, a set of actions was proposed with a view to improving the situation, creating conditions for teachers to be able to produce their own knowledge and profession.En este articulo, sistematizamos la experiencia resultante de un proyecto de investigación y desarrollo, centrado en el uso de portafolios digitales como estrategia de aprendizaje y evaluación en la educación superior portuguesa, llevado a cabo en el marco del programa europeo Erasmus + KA2. En el contexto nacional, el proyecto se desarrolló en una institución de educación superior pública politécnica, habiéndose realizado un estudio piloto con un doble propósito: comprender las perspectivas de estudiantes y docentes sobre sus experiencias con los portafolios digitales; y desarrollar aprendizajes y evaluaciones apoyados en su uso. El estudio, de naturaleza cualitativa − investigación-acción − utilizó cuestionarios y encuestas de entrevistas para recolectar datos. Las conclusiones muestran contribuciones significativas del uso de portafolios digitales por parte de los estudiantes, como el desarrollo de habilidades digitales y procedimentales, siendo igualmente reconocidas como una estrategia de aprendizaje y evaluación significativa y motivadora. Por otro lado, a pesar de que una parte importante de los docentes ya tiene experiencia con portafolios y uso de medios digitales, se encontró que los portafolios digitales aún son poco explorados como estrategia de enseñanza-aprendizaje y evaluación. Así, se propuso un conjunto de acciones con miras a mejorar la situación, creando las condiciones para que los docentes sean productores de su propio conocimiento y profesión.Universidade Católica Dom BoscoRepositório ComumOliveira Pires, Ana LuisaRodrigues, Maria Rosário2022-06-29T10:00:38Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41214porOliveira Pires, A. L., & Rodrigues, M. R. (2022). Experiências de portefólios digitais no ensino superior: Perspetivas de professores e estudantes. Série Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, 27(59), 285-300.2318-1982info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:02Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41214Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:26.642348Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências de portefólios digitais no ensino superior: perspetivas de professores e estudantes |
title |
Experiências de portefólios digitais no ensino superior: perspetivas de professores e estudantes |
spellingShingle |
Experiências de portefólios digitais no ensino superior: perspetivas de professores e estudantes Oliveira Pires, Ana Luisa Pedagogia no ensino superior Portefólios digitais Investigação-acção Pedagogy in higher education Digital portfolios Action-research Pedagogía en la educación superior Portafolios digitales Investigación-acción |
title_short |
Experiências de portefólios digitais no ensino superior: perspetivas de professores e estudantes |
title_full |
Experiências de portefólios digitais no ensino superior: perspetivas de professores e estudantes |
title_fullStr |
Experiências de portefólios digitais no ensino superior: perspetivas de professores e estudantes |
title_full_unstemmed |
Experiências de portefólios digitais no ensino superior: perspetivas de professores e estudantes |
title_sort |
Experiências de portefólios digitais no ensino superior: perspetivas de professores e estudantes |
author |
Oliveira Pires, Ana Luisa |
author_facet |
Oliveira Pires, Ana Luisa Rodrigues, Maria Rosário |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Maria Rosário |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Pires, Ana Luisa Rodrigues, Maria Rosário |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia no ensino superior Portefólios digitais Investigação-acção Pedagogy in higher education Digital portfolios Action-research Pedagogía en la educación superior Portafolios digitales Investigación-acción |
topic |
Pedagogia no ensino superior Portefólios digitais Investigação-acção Pedagogy in higher education Digital portfolios Action-research Pedagogía en la educación superior Portafolios digitales Investigación-acción |
description |
Neste artigo, sistematizamos a experiência decorrente de um projecto de investigação e desenvolvimento, centrado no uso de portefólios digitais como estratégia de aprendizagem e de avaliação no ensino superior Português, realizado no âmbito do programa europeu Erasmus+ KA2. No contexto nacional, o projeto desenvolveu-se numa instituição de ensino superior público politécnico, tendo-se realizado um estudo piloto com dupla finalidade: compreender as perspectivas dos estudantes e dos professores face às suas experiências com portefólios digitais; e desenvolver estratégias de aprendizagem e avaliação suportadas na sua utilização. O estudo, de natureza qualitativa − investigação-ação −, mobilizou inquéritos por questionário e por entrevista. As conclusões evidenciam contributos significativos do uso de portefólios digitais pelos estudantes, como o desenvolvimento de competências digitais e de autonomia, criatividade e responsabilidade, sendo igualmente reconhecido como estratégia de aprendizagem e avaliação significativa e motivadora. Por outro lado, apesar de uma parte significativa dos docentes já possuírem experiência com portefólios e de utilizarem suportes digitais, constatou-se que os portfefólios digitais são ainda pouco explorados como estratégia de ensino-aprendizagem e de avaliação. Assim, propuseram-se um conjunto de acções com vista à melhoria da situação, criando condições para que os professores possam ser os produtores do seu próprio conhecimento e profissão. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-29T10:00:38Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/41214 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/41214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Oliveira Pires, A. L., & Rodrigues, M. R. (2022). Experiências de portefólios digitais no ensino superior: Perspetivas de professores e estudantes. Série Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, 27(59), 285-300. 2318-1982 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Dom Bosco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Dom Bosco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135397176934400 |