Aquisição da linguagem oral : relação e risco para a linguagem escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Marcio Pezzini
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Wolff, Clarice Lehnen, Moojen, Sônia, Rotta, Newra Tellechea
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/21897
Resumo: Este estudo relaciona a aquisição da linguagem oral com o desenvolvimento da escrita em 236 crianças provenientes de escola particular, da cidade de Porto Alegre, RS, Brasil. O objetivo desta pesquisa foi identificar fatores não-lingüisticos envolvidos na aquisição fonológica e descrever a relação da aquisição fonológica com alterações de escrita.Aos 6 anos de idade, os estudantes do jardim de infância foram divididos em 2 grupos, com base no teste de Avaliação Fonológica da Criança. No seguimento, aos 9 anos de idade, foram avaliados através de Ditado Balanceado e produção textual. Ao comparar os resultados dos grupos casos e controles houve diferença estatisticamente significativa na quantidade de erros cometidos na avaliação da escrita, apontando para a aquisição da linguagem oral como fator preditivo para o desenvolvimento ortográfico.
id UFRGS-2_d3aea25db271300a8420212295a49df7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21897
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling França, Marcio PezziniWolff, Clarice LehnenMoojen, SôniaRotta, Newra Tellechea2010-05-12T04:16:38Z20040004-282Xhttp://hdl.handle.net/10183/21897000520625Este estudo relaciona a aquisição da linguagem oral com o desenvolvimento da escrita em 236 crianças provenientes de escola particular, da cidade de Porto Alegre, RS, Brasil. O objetivo desta pesquisa foi identificar fatores não-lingüisticos envolvidos na aquisição fonológica e descrever a relação da aquisição fonológica com alterações de escrita.Aos 6 anos de idade, os estudantes do jardim de infância foram divididos em 2 grupos, com base no teste de Avaliação Fonológica da Criança. No seguimento, aos 9 anos de idade, foram avaliados através de Ditado Balanceado e produção textual. Ao comparar os resultados dos grupos casos e controles houve diferença estatisticamente significativa na quantidade de erros cometidos na avaliação da escrita, apontando para a aquisição da linguagem oral como fator preditivo para o desenvolvimento ortográfico.The present study relates the acquisition of oral language to the development of writing in 236 children of a private school in the city of Porto Alegre, Brazil.The objective of this research was to identify non-linguistic factors involved in phonological acquisition and to describe the relation of phonological acquisition with alterations of writing. At the age of 6 years, kindergarten students were divided into 2 groups, based on the test of Phonological Evaluation of Children. In the follow-up, at 9 years of age, students were evaluated by means of Balanced Dictation and textual production. The comparison of results from case and control groups showed statistically significant difference as to the number of mistakes made in writing, pointing to the acquisition of oral language as a predictive factor for the development of spelling.application/pdfporArquivos de neuro-psiquiatria. Vol. 62, n. 2B (2004), p. 469-472LinguagemDeficiências da aprendizagemEscrita manualOral languageLearning disabilitiesWritingAquisição da linguagem oral : relação e risco para a linguagem escritaOral language acquisition : relation and risk for written languageinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000520625.pdf000520625.pdfTexto completoapplication/pdf39096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21897/1/000520625.pdf6adceaf99e4f7f790978ecf24c9e194dMD51TEXT000520625.pdf.txt000520625.pdf.txtExtracted Texttext/plain16716http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21897/2/000520625.pdf.txt6658372c169c07f5dfbaa51bd207da27MD52THUMBNAIL000520625.pdf.jpg000520625.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1870http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21897/3/000520625.pdf.jpg540076529224213b0f3c8cdbb327d41eMD5310183/218972023-10-01 03:37:44.594493oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21897Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-01T06:37:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aquisição da linguagem oral : relação e risco para a linguagem escrita
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Oral language acquisition : relation and risk for written language
title Aquisição da linguagem oral : relação e risco para a linguagem escrita
spellingShingle Aquisição da linguagem oral : relação e risco para a linguagem escrita
França, Marcio Pezzini
Linguagem
Deficiências da aprendizagem
Escrita manual
Oral language
Learning disabilities
Writing
title_short Aquisição da linguagem oral : relação e risco para a linguagem escrita
title_full Aquisição da linguagem oral : relação e risco para a linguagem escrita
title_fullStr Aquisição da linguagem oral : relação e risco para a linguagem escrita
title_full_unstemmed Aquisição da linguagem oral : relação e risco para a linguagem escrita
title_sort Aquisição da linguagem oral : relação e risco para a linguagem escrita
author França, Marcio Pezzini
author_facet França, Marcio Pezzini
Wolff, Clarice Lehnen
Moojen, Sônia
Rotta, Newra Tellechea
author_role author
author2 Wolff, Clarice Lehnen
Moojen, Sônia
Rotta, Newra Tellechea
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Marcio Pezzini
Wolff, Clarice Lehnen
Moojen, Sônia
Rotta, Newra Tellechea
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Deficiências da aprendizagem
Escrita manual
topic Linguagem
Deficiências da aprendizagem
Escrita manual
Oral language
Learning disabilities
Writing
dc.subject.eng.fl_str_mv Oral language
Learning disabilities
Writing
description Este estudo relaciona a aquisição da linguagem oral com o desenvolvimento da escrita em 236 crianças provenientes de escola particular, da cidade de Porto Alegre, RS, Brasil. O objetivo desta pesquisa foi identificar fatores não-lingüisticos envolvidos na aquisição fonológica e descrever a relação da aquisição fonológica com alterações de escrita.Aos 6 anos de idade, os estudantes do jardim de infância foram divididos em 2 grupos, com base no teste de Avaliação Fonológica da Criança. No seguimento, aos 9 anos de idade, foram avaliados através de Ditado Balanceado e produção textual. Ao comparar os resultados dos grupos casos e controles houve diferença estatisticamente significativa na quantidade de erros cometidos na avaliação da escrita, apontando para a aquisição da linguagem oral como fator preditivo para o desenvolvimento ortográfico.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-05-12T04:16:38Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/21897
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0004-282X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000520625
identifier_str_mv 0004-282X
000520625
url http://hdl.handle.net/10183/21897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Arquivos de neuro-psiquiatria. Vol. 62, n. 2B (2004), p. 469-472
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21897/1/000520625.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21897/2/000520625.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21897/3/000520625.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6adceaf99e4f7f790978ecf24c9e194d
6658372c169c07f5dfbaa51bd207da27
540076529224213b0f3c8cdbb327d41e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447409362206720