Ensino-aprendizagem de programação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/27880 |
Resumo: | O presente trabalho foi elaborado para efeitos da Lição que o autor apresentou nas Provas Públicas de Avaliação da Competência Pedagógica e Técnico-científica, cujo tema escolhido foi “Ensino-Aprendizagem de Programação”. O seu conteúdo, a metodologia e as fontes que lhe serviram de base são da sua inteira responsabilidade e são o resultado da experiência acumulada nos mais de vinte anos que já leciona, no projeto internacional em que participou e na investigação conduzida no âmbito dos trabalhos de doutoramento. O ensino-aprendizagem de linguagens de programação é uma tarefa difícil reconhecida mundialmente. Várias têm sido as tentativas para atenuar esta dificuldade, nomeadamente, na adoção de novas metodologias de ensino, novas ferramentas de suporte e novas linguagens de programação. Na presente Lição são apresentados alguns dados obtidos num projeto internacional sobre esta temática envolvendo várias instituições de ensino superior de Portugal e da Sérvia em que o autor participou ativamente. Na lecionação das Unidades Curriculares (UCs) de Programação I e Programação II aos cursos de licenciatura em Engenharia Informática e Informática de Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTiG) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), foram percecionadas dificuldades evidenciadas pelos estudantes na apreensão e aplicação de determinados conceitos. Motivo que impulsionou o desenvolvimento de técnicas e metodologias potenciadoras da transferência de conhecimento e de aprendizagem. Assim, ao longo dos anos têm-se potenciado o ensino baseado na prática, com um envolvimento ativo e colaborativo dos estudantes. Naquelas UCs, após a explicação teórica dos conceitos envolvidos na programação é efetuada uma aplicação prática dos mesmos, envolvendo ativamente os estudantes. Em todas as aulas são usados os computadores dos laboratórios ou os portáteis pessoais dos estudantes na realização de exercícios distribuídos por fichas de trabalho que cobrem os diferentes assuntos do conteúdo programático de cada Unidade Curricular (UC). Nos últimos anos, têm sido introduzidas ferramentas online de suporte ao ensino da programação. A criação de um ambiente académico que permita a aquisição de soft skills por estudantes das Tecnologias da Informação é um desafio encorajador. Neste sentido, é apresentado nesta Lição um ambiente criado na Universidade do Minho que potencia a aquisição destas competências. Este ambiente tem por base o Ensino Baseado em Projetos (Project-Based Learning (PBL)), cujo autor desta lição participou como aluno de doutoramento. |
id |
RCAP_10243bb3130e794809fa74f541699efe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/27880 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino-aprendizagem de programaçãoEnsino de programaçãoEngenharia de software empíricaLinguagens de programaçãoO presente trabalho foi elaborado para efeitos da Lição que o autor apresentou nas Provas Públicas de Avaliação da Competência Pedagógica e Técnico-científica, cujo tema escolhido foi “Ensino-Aprendizagem de Programação”. O seu conteúdo, a metodologia e as fontes que lhe serviram de base são da sua inteira responsabilidade e são o resultado da experiência acumulada nos mais de vinte anos que já leciona, no projeto internacional em que participou e na investigação conduzida no âmbito dos trabalhos de doutoramento. O ensino-aprendizagem de linguagens de programação é uma tarefa difícil reconhecida mundialmente. Várias têm sido as tentativas para atenuar esta dificuldade, nomeadamente, na adoção de novas metodologias de ensino, novas ferramentas de suporte e novas linguagens de programação. Na presente Lição são apresentados alguns dados obtidos num projeto internacional sobre esta temática envolvendo várias instituições de ensino superior de Portugal e da Sérvia em que o autor participou ativamente. Na lecionação das Unidades Curriculares (UCs) de Programação I e Programação II aos cursos de licenciatura em Engenharia Informática e Informática de Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTiG) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), foram percecionadas dificuldades evidenciadas pelos estudantes na apreensão e aplicação de determinados conceitos. Motivo que impulsionou o desenvolvimento de técnicas e metodologias potenciadoras da transferência de conhecimento e de aprendizagem. Assim, ao longo dos anos têm-se potenciado o ensino baseado na prática, com um envolvimento ativo e colaborativo dos estudantes. Naquelas UCs, após a explicação teórica dos conceitos envolvidos na programação é efetuada uma aplicação prática dos mesmos, envolvendo ativamente os estudantes. Em todas as aulas são usados os computadores dos laboratórios ou os portáteis pessoais dos estudantes na realização de exercícios distribuídos por fichas de trabalho que cobrem os diferentes assuntos do conteúdo programático de cada Unidade Curricular (UC). Nos últimos anos, têm sido introduzidas ferramentas online de suporte ao ensino da programação. A criação de um ambiente académico que permita a aquisição de soft skills por estudantes das Tecnologias da Informação é um desafio encorajador. Neste sentido, é apresentado nesta Lição um ambiente criado na Universidade do Minho que potencia a aquisição destas competências. Este ambiente tem por base o Ensino Baseado em Projetos (Project-Based Learning (PBL)), cujo autor desta lição participou como aluno de doutoramento.Biblioteca Digital do IPBAlves, Luís M.2023-03-21T10:14:49Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/27880porAlves, Luís M. (2020). Ensino-aprendizagem de programação. Bragança, Portugal978-989-33-4480-4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T11:01:46Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/27880Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:18:12.690752Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem de programação |
title |
Ensino-aprendizagem de programação |
spellingShingle |
Ensino-aprendizagem de programação Alves, Luís M. Ensino de programação Engenharia de software empírica Linguagens de programação |
title_short |
Ensino-aprendizagem de programação |
title_full |
Ensino-aprendizagem de programação |
title_fullStr |
Ensino-aprendizagem de programação |
title_full_unstemmed |
Ensino-aprendizagem de programação |
title_sort |
Ensino-aprendizagem de programação |
author |
Alves, Luís M. |
author_facet |
Alves, Luís M. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Luís M. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de programação Engenharia de software empírica Linguagens de programação |
topic |
Ensino de programação Engenharia de software empírica Linguagens de programação |
description |
O presente trabalho foi elaborado para efeitos da Lição que o autor apresentou nas Provas Públicas de Avaliação da Competência Pedagógica e Técnico-científica, cujo tema escolhido foi “Ensino-Aprendizagem de Programação”. O seu conteúdo, a metodologia e as fontes que lhe serviram de base são da sua inteira responsabilidade e são o resultado da experiência acumulada nos mais de vinte anos que já leciona, no projeto internacional em que participou e na investigação conduzida no âmbito dos trabalhos de doutoramento. O ensino-aprendizagem de linguagens de programação é uma tarefa difícil reconhecida mundialmente. Várias têm sido as tentativas para atenuar esta dificuldade, nomeadamente, na adoção de novas metodologias de ensino, novas ferramentas de suporte e novas linguagens de programação. Na presente Lição são apresentados alguns dados obtidos num projeto internacional sobre esta temática envolvendo várias instituições de ensino superior de Portugal e da Sérvia em que o autor participou ativamente. Na lecionação das Unidades Curriculares (UCs) de Programação I e Programação II aos cursos de licenciatura em Engenharia Informática e Informática de Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTiG) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), foram percecionadas dificuldades evidenciadas pelos estudantes na apreensão e aplicação de determinados conceitos. Motivo que impulsionou o desenvolvimento de técnicas e metodologias potenciadoras da transferência de conhecimento e de aprendizagem. Assim, ao longo dos anos têm-se potenciado o ensino baseado na prática, com um envolvimento ativo e colaborativo dos estudantes. Naquelas UCs, após a explicação teórica dos conceitos envolvidos na programação é efetuada uma aplicação prática dos mesmos, envolvendo ativamente os estudantes. Em todas as aulas são usados os computadores dos laboratórios ou os portáteis pessoais dos estudantes na realização de exercícios distribuídos por fichas de trabalho que cobrem os diferentes assuntos do conteúdo programático de cada Unidade Curricular (UC). Nos últimos anos, têm sido introduzidas ferramentas online de suporte ao ensino da programação. A criação de um ambiente académico que permita a aquisição de soft skills por estudantes das Tecnologias da Informação é um desafio encorajador. Neste sentido, é apresentado nesta Lição um ambiente criado na Universidade do Minho que potencia a aquisição destas competências. Este ambiente tem por base o Ensino Baseado em Projetos (Project-Based Learning (PBL)), cujo autor desta lição participou como aluno de doutoramento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2023-03-21T10:14:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/27880 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/27880 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Alves, Luís M. (2020). Ensino-aprendizagem de programação. Bragança, Portugal 978-989-33-4480-4 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135476750221312 |