O paradigma comunicativo e a presença da metodologia por projeto/tarefa no ensino-aprendizagem do português e do espanhol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/8153 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Ensino de Línguas no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Ensino de Português e Espanhol), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2015 |
id |
RCAP_1033e74b84a68a77db6abe368aeceef0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8153 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O paradigma comunicativo e a presença da metodologia por projeto/tarefa no ensino-aprendizagem do português e do espanholEnsino de línguasCompetência comunicativaAprendizagemPapel dos professoresAlunosEstratégias da aprendizagemDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Ensino de Línguas no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Ensino de Português e Espanhol), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2015A conceção do ensino de línguas nos dias de hoje é claramente diferente daquela que se praticava há duas décadas atrás. Visando preparar o aluno para as diferentes situações de comunicação na vida real, a sala de aula é agora encarada como uma extensão da realidade e o aluno é um agente social que se serve da língua em contexto de aula para replicar situações do quotidiano. Subjaz ao ensino do Português e do Espanhol a abordagem comunicativa, na qual professores e alunos desempenham novos papéis: o professor é o responsável por criar condições que propiciem a aprendizagem, é o organizador e gestor das atividades, é o facilitador da aprendizagem; o aluno é considerado o protagonista do processo de ensino-aprendizagem, a quem se exige uma postura ativa, reflexiva e responsável e a quem são proporcionadas ferramentas para aprender a aprender, tornando-o mais autónomo e eficiente na aprendizagem e no uso da língua objeto de estudo. Nesta nova forma de entender o ensino das línguas, a língua, veículo de aquisição e transmissão de conhecimentos, de representação da realidade e de expressão do eu, é usada de acordo com os diferentes elementos que nela intervêm, designadamente o contexto, os interlocutores e a situação comunicativa. Atendendo ao exposto, durante o meu estágio procurei implementar uma metodologia de ensino que respondesse às novas exigências educativas sem esquecer que o fim último da aprendizagem de uma língua é o desenvolvimento eficiente da competência comunicativa do aluno.Guerra, JoaquimZurita, MercedesSapientiaSantos, Sónia Cristina Madeira dos2016-05-06T07:56:26Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8153TID:201363089porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:23Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8153Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:23.381721Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O paradigma comunicativo e a presença da metodologia por projeto/tarefa no ensino-aprendizagem do português e do espanhol |
title |
O paradigma comunicativo e a presença da metodologia por projeto/tarefa no ensino-aprendizagem do português e do espanhol |
spellingShingle |
O paradigma comunicativo e a presença da metodologia por projeto/tarefa no ensino-aprendizagem do português e do espanhol Santos, Sónia Cristina Madeira dos Ensino de línguas Competência comunicativa Aprendizagem Papel dos professores Alunos Estratégias da aprendizagem Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O paradigma comunicativo e a presença da metodologia por projeto/tarefa no ensino-aprendizagem do português e do espanhol |
title_full |
O paradigma comunicativo e a presença da metodologia por projeto/tarefa no ensino-aprendizagem do português e do espanhol |
title_fullStr |
O paradigma comunicativo e a presença da metodologia por projeto/tarefa no ensino-aprendizagem do português e do espanhol |
title_full_unstemmed |
O paradigma comunicativo e a presença da metodologia por projeto/tarefa no ensino-aprendizagem do português e do espanhol |
title_sort |
O paradigma comunicativo e a presença da metodologia por projeto/tarefa no ensino-aprendizagem do português e do espanhol |
author |
Santos, Sónia Cristina Madeira dos |
author_facet |
Santos, Sónia Cristina Madeira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guerra, Joaquim Zurita, Mercedes Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sónia Cristina Madeira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de línguas Competência comunicativa Aprendizagem Papel dos professores Alunos Estratégias da aprendizagem Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino de línguas Competência comunicativa Aprendizagem Papel dos professores Alunos Estratégias da aprendizagem Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Ensino de Línguas no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Ensino de Português e Espanhol), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2015 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-05-06T07:56:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/8153 TID:201363089 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/8153 |
identifier_str_mv |
TID:201363089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133228278218752 |