O paradigma comunicativo e a presença da metodologia por projeto/tarefa no ensino-aprendizagem do português e do espanhol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sónia Cristina Madeira dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/8153
Resumo: Dissertação de mestrado, Ensino de Línguas no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Ensino de Português e Espanhol), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2015
id RCAP_1033e74b84a68a77db6abe368aeceef0
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8153
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O paradigma comunicativo e a presença da metodologia por projeto/tarefa no ensino-aprendizagem do português e do espanholEnsino de línguasCompetência comunicativaAprendizagemPapel dos professoresAlunosEstratégias da aprendizagemDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Ensino de Línguas no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Ensino de Português e Espanhol), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2015A conceção do ensino de línguas nos dias de hoje é claramente diferente daquela que se praticava há duas décadas atrás. Visando preparar o aluno para as diferentes situações de comunicação na vida real, a sala de aula é agora encarada como uma extensão da realidade e o aluno é um agente social que se serve da língua em contexto de aula para replicar situações do quotidiano. Subjaz ao ensino do Português e do Espanhol a abordagem comunicativa, na qual professores e alunos desempenham novos papéis: o professor é o responsável por criar condições que propiciem a aprendizagem, é o organizador e gestor das atividades, é o facilitador da aprendizagem; o aluno é considerado o protagonista do processo de ensino-aprendizagem, a quem se exige uma postura ativa, reflexiva e responsável e a quem são proporcionadas ferramentas para aprender a aprender, tornando-o mais autónomo e eficiente na aprendizagem e no uso da língua objeto de estudo. Nesta nova forma de entender o ensino das línguas, a língua, veículo de aquisição e transmissão de conhecimentos, de representação da realidade e de expressão do eu, é usada de acordo com os diferentes elementos que nela intervêm, designadamente o contexto, os interlocutores e a situação comunicativa. Atendendo ao exposto, durante o meu estágio procurei implementar uma metodologia de ensino que respondesse às novas exigências educativas sem esquecer que o fim último da aprendizagem de uma língua é o desenvolvimento eficiente da competência comunicativa do aluno.Guerra, JoaquimZurita, MercedesSapientiaSantos, Sónia Cristina Madeira dos2016-05-06T07:56:26Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8153TID:201363089porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:23Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8153Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:23.381721Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O paradigma comunicativo e a presença da metodologia por projeto/tarefa no ensino-aprendizagem do português e do espanhol
title O paradigma comunicativo e a presença da metodologia por projeto/tarefa no ensino-aprendizagem do português e do espanhol
spellingShingle O paradigma comunicativo e a presença da metodologia por projeto/tarefa no ensino-aprendizagem do português e do espanhol
Santos, Sónia Cristina Madeira dos
Ensino de línguas
Competência comunicativa
Aprendizagem
Papel dos professores
Alunos
Estratégias da aprendizagem
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O paradigma comunicativo e a presença da metodologia por projeto/tarefa no ensino-aprendizagem do português e do espanhol
title_full O paradigma comunicativo e a presença da metodologia por projeto/tarefa no ensino-aprendizagem do português e do espanhol
title_fullStr O paradigma comunicativo e a presença da metodologia por projeto/tarefa no ensino-aprendizagem do português e do espanhol
title_full_unstemmed O paradigma comunicativo e a presença da metodologia por projeto/tarefa no ensino-aprendizagem do português e do espanhol
title_sort O paradigma comunicativo e a presença da metodologia por projeto/tarefa no ensino-aprendizagem do português e do espanhol
author Santos, Sónia Cristina Madeira dos
author_facet Santos, Sónia Cristina Madeira dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guerra, Joaquim
Zurita, Mercedes
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sónia Cristina Madeira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de línguas
Competência comunicativa
Aprendizagem
Papel dos professores
Alunos
Estratégias da aprendizagem
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino de línguas
Competência comunicativa
Aprendizagem
Papel dos professores
Alunos
Estratégias da aprendizagem
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Ensino de Línguas no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Ensino de Português e Espanhol), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-05-06T07:56:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/8153
TID:201363089
url http://hdl.handle.net/10400.1/8153
identifier_str_mv TID:201363089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133228278218752