Prática de ensino supervisionada de inglês e de espanhol no ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/7661 |
Resumo: | Este relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, unidade curricular do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico e pretende dar conta das minhas experiências nas aulas implementadas, centrando-se a sua temática na utilização de canções para a aprendizagem de línguas estrangeiras. Este trabalho foi desenvolvido ao longo de um ano, aproximadamente, em turmas do Ensino Básico, em escolas de Ovar, S. João da Madeira e Albergaria. A primeira parte deste relatório representa o fruto de uma revisão teórica sobre o ensinoaprendizagem de Inglês e de Espanhol e aqui são tecidas algumas considerações relativamente ao uso de canções e aos seus benefícios no processo de aprendizagem de línguas estrangeiras. Na segunda parte, faz-se uma análise crítica de alguns momentos práticos do estágio. O relatório inclui, ainda, uma reflexão sobre algumas das opções tomadas e sobre o que se poderá aperfeiçoar no futuro, com o objetivo de melhorar o meu desempenho como professora de Inglês e de Espanhol. This report, presented to the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança, is the result of the Supervised Teaching Practice undertaken within the context of the Master Degree in the Teaching of English and Spanish in Basic School. It aims at accounting for my teaching experiences, focusing on the use of songs in foreign language learning. This work was developed over about a year in basic education classes in schools of Ovar, S. João da Madeira and Albergaria. The first part of this report is the outcome of a theoretical and practical research on teaching/learning English and Spanish, and here some considerations on the use of songs and their benefits in the process of learning foreign languages are discussed. The second part is a critical analysis of some moments of the teaching practice. The report also includes a reflection on some of the choices made and on what can be made in the future, in order to improve my performance as a teacher of English and Spanish. Este informe es parte de la instancia Maestría en la Enseñanza del Inglés y del Español en la Educación Básica y intenta transmitir mis experiencias en las clases realizadas en las Prácticas de Enseñanza Supervisada, centrándose en el tema del uso de canciones para aprender lenguas extranjeras. Este trabajo fue desarrollado durante aproximadamente un año en clases de educación básica, en escuelas, institutos y colegios de Ovar, S.João da Madeira y Albergaria. La primera parte del informe, es el resultado de una investigación teórica y práctica sobre la enseñanza del Inglés y del Español, y aquí hice algunas consideraciones sobre la utilización de canciones y sus beneficios en el proceso de aprendizaje de lenguas extranjeras. En la segunda parte, repasé algunos momentos de esas prácticas. El informe incluye también una reflexión sobre algunas de las opciones que tomé y lo que se puede intentar mejorar en el futuro, con el objetivo de perfeccionar mi desempeño como Profesora de Inglés y Español. |
id |
RCAP_1b8a437241cdf2e7f40f59ad29db3bb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7661 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada de inglês e de espanhol no ensino básicoCançãoAlunosCompetência comunicativaEste relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, unidade curricular do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico e pretende dar conta das minhas experiências nas aulas implementadas, centrando-se a sua temática na utilização de canções para a aprendizagem de línguas estrangeiras. Este trabalho foi desenvolvido ao longo de um ano, aproximadamente, em turmas do Ensino Básico, em escolas de Ovar, S. João da Madeira e Albergaria. A primeira parte deste relatório representa o fruto de uma revisão teórica sobre o ensinoaprendizagem de Inglês e de Espanhol e aqui são tecidas algumas considerações relativamente ao uso de canções e aos seus benefícios no processo de aprendizagem de línguas estrangeiras. Na segunda parte, faz-se uma análise crítica de alguns momentos práticos do estágio. O relatório inclui, ainda, uma reflexão sobre algumas das opções tomadas e sobre o que se poderá aperfeiçoar no futuro, com o objetivo de melhorar o meu desempenho como professora de Inglês e de Espanhol. This report, presented to the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança, is the result of the Supervised Teaching Practice undertaken within the context of the Master Degree in the Teaching of English and Spanish in Basic School. It aims at accounting for my teaching experiences, focusing on the use of songs in foreign language learning. This work was developed over about a year in basic education classes in schools of Ovar, S. João da Madeira and Albergaria. The first part of this report is the outcome of a theoretical and practical research on teaching/learning English and Spanish, and here some considerations on the use of songs and their benefits in the process of learning foreign languages are discussed. The second part is a critical analysis of some moments of the teaching practice. The report also includes a reflection on some of the choices made and on what can be made in the future, in order to improve my performance as a teacher of English and Spanish. Este informe es parte de la instancia Maestría en la Enseñanza del Inglés y del Español en la Educación Básica y intenta transmitir mis experiencias en las clases realizadas en las Prácticas de Enseñanza Supervisada, centrándose en el tema del uso de canciones para aprender lenguas extranjeras. Este trabajo fue desarrollado durante aproximadamente un año en clases de educación básica, en escuelas, institutos y colegios de Ovar, S.João da Madeira y Albergaria. La primera parte del informe, es el resultado de una investigación teórica y práctica sobre la enseñanza del Inglés y del Español, y aquí hice algunas consideraciones sobre la utilización de canciones y sus beneficios en el proceso de aprendizaje de lenguas extranjeras. En la segunda parte, repasé algunos momentos de esas prácticas. El informe incluye también una reflexión sobre algunas de las opciones que tomé y lo que se puede intentar mejorar en el futuro, con el objetivo de perfeccionar mi desempeño como Profesora de Inglés y Español.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoRocha, MárioParra, Nelson Luís de CastroBiblioteca Digital do IPBMuge, Anabela Valente2012-10-15T16:29:52Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/7661porMuge, Anabela Valente (2012). Prática de ensino supervisionada de inglês e de espanhol no ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:18:53Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7661Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:23.678146Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada de inglês e de espanhol no ensino básico |
title |
Prática de ensino supervisionada de inglês e de espanhol no ensino básico |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada de inglês e de espanhol no ensino básico Muge, Anabela Valente Canção Alunos Competência comunicativa |
title_short |
Prática de ensino supervisionada de inglês e de espanhol no ensino básico |
title_full |
Prática de ensino supervisionada de inglês e de espanhol no ensino básico |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada de inglês e de espanhol no ensino básico |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada de inglês e de espanhol no ensino básico |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada de inglês e de espanhol no ensino básico |
author |
Muge, Anabela Valente |
author_facet |
Muge, Anabela Valente |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rocha, Mário Parra, Nelson Luís de Castro Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muge, Anabela Valente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Canção Alunos Competência comunicativa |
topic |
Canção Alunos Competência comunicativa |
description |
Este relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, unidade curricular do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico e pretende dar conta das minhas experiências nas aulas implementadas, centrando-se a sua temática na utilização de canções para a aprendizagem de línguas estrangeiras. Este trabalho foi desenvolvido ao longo de um ano, aproximadamente, em turmas do Ensino Básico, em escolas de Ovar, S. João da Madeira e Albergaria. A primeira parte deste relatório representa o fruto de uma revisão teórica sobre o ensinoaprendizagem de Inglês e de Espanhol e aqui são tecidas algumas considerações relativamente ao uso de canções e aos seus benefícios no processo de aprendizagem de línguas estrangeiras. Na segunda parte, faz-se uma análise crítica de alguns momentos práticos do estágio. O relatório inclui, ainda, uma reflexão sobre algumas das opções tomadas e sobre o que se poderá aperfeiçoar no futuro, com o objetivo de melhorar o meu desempenho como professora de Inglês e de Espanhol. This report, presented to the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança, is the result of the Supervised Teaching Practice undertaken within the context of the Master Degree in the Teaching of English and Spanish in Basic School. It aims at accounting for my teaching experiences, focusing on the use of songs in foreign language learning. This work was developed over about a year in basic education classes in schools of Ovar, S. João da Madeira and Albergaria. The first part of this report is the outcome of a theoretical and practical research on teaching/learning English and Spanish, and here some considerations on the use of songs and their benefits in the process of learning foreign languages are discussed. The second part is a critical analysis of some moments of the teaching practice. The report also includes a reflection on some of the choices made and on what can be made in the future, in order to improve my performance as a teacher of English and Spanish. Este informe es parte de la instancia Maestría en la Enseñanza del Inglés y del Español en la Educación Básica y intenta transmitir mis experiencias en las clases realizadas en las Prácticas de Enseñanza Supervisada, centrándose en el tema del uso de canciones para aprender lenguas extranjeras. Este trabajo fue desarrollado durante aproximadamente un año en clases de educación básica, en escuelas, institutos y colegios de Ovar, S.João da Madeira y Albergaria. La primera parte del informe, es el resultado de una investigación teórica y práctica sobre la enseñanza del Inglés y del Español, y aquí hice algunas consideraciones sobre la utilización de canciones y sus beneficios en el proceso de aprendizaje de lenguas extranjeras. En la segunda parte, repasé algunos momentos de esas prácticas. El informe incluye también una reflexión sobre algunas de las opciones que tomé y lo que se puede intentar mejorar en el futuro, con el objetivo de perfeccionar mi desempeño como Profesora de Inglés y Español. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-15T16:29:52Z 2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/7661 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/7661 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Muge, Anabela Valente (2012). Prática de ensino supervisionada de inglês e de espanhol no ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135217428987904 |