O desenvolvimento da produção oral na aula de espanhol língua estrangeira numa perspectiva comunicativo-funcional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Sancha Romana Marinheiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/15761
Resumo: O presente trabalho propõe-se descrever e refletir sobre os diferentes passos levados a cabo na elaboração de um projeto de investigação-ação relativo a uma abordagem comunicativa do desenvolvimento da produção oral na aula de Espanhol Língua Estrangeira. Neste estudo, pretende-se, como ponto de partida, evidenciar e contextualizar a importância dada à oralidade no ensino-aprendizagem de línguas, sobretudo à luz do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Por outro lado, através da implementação deste projeto numa turma de 9ºano, almeja-se evidenciar boas práticas que conduzem ao desenvolvimento da produção oral dos alunos em língua espanhola e, consequentemente, melhoram o seu desempenho escolar no âmbito das aulas de língua estrangeira. A análise dos resultados obtidos através do recurso a diversos instrumentos de recolha de dados mostra que práticas, materiais, atividades e estratégias de índole comunicativo-funcional, favorecem as aprendizagens dos alunos e fomentam o desenvolvimento da produção oral de cidadãos ativos numa sociedade cada vez mais intercultural e plurilingue.
id RCAP_22484e23ea1bb29ddb5548a1a7f7adbc
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/15761
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento da produção oral na aula de espanhol língua estrangeira numa perspectiva comunicativo-funcionalEnsino de uma segunda línguaLíngua inglesaLíngua espanholaOralidadeComunicação oralEstratégias da aprendizagemCompetência comunicativaO presente trabalho propõe-se descrever e refletir sobre os diferentes passos levados a cabo na elaboração de um projeto de investigação-ação relativo a uma abordagem comunicativa do desenvolvimento da produção oral na aula de Espanhol Língua Estrangeira. Neste estudo, pretende-se, como ponto de partida, evidenciar e contextualizar a importância dada à oralidade no ensino-aprendizagem de línguas, sobretudo à luz do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Por outro lado, através da implementação deste projeto numa turma de 9ºano, almeja-se evidenciar boas práticas que conduzem ao desenvolvimento da produção oral dos alunos em língua espanhola e, consequentemente, melhoram o seu desempenho escolar no âmbito das aulas de língua estrangeira. A análise dos resultados obtidos através do recurso a diversos instrumentos de recolha de dados mostra que práticas, materiais, atividades e estratégias de índole comunicativo-funcional, favorecem as aprendizagens dos alunos e fomentam o desenvolvimento da produção oral de cidadãos ativos numa sociedade cada vez mais intercultural e plurilingue.The present work aims to describe and reflect about the different steps taken during the elaboration of a research investigation on a communicative approach of the development of the speaking skill in the Spanish class. In this study it is intended, on one hand, to make evidence and put into context the importance given to the spoken language in the Common European Framework of References for Languages. On the other hand, through the implementation of this project in a 9th grade class it is aimed to make evidence that good practice leads to the development of the students’ Spanish speaking skill thus improving their school performance as far as foreign languages are concerned. The analysis of the data obtained through the use of different data collectors shows that communicative and functional practises, materials, activities and strategies promote the development of active citizens’ speaking skills in a increasing intercultural and multilingual society.Este trabajo se propone describir y reflexionar sobre los diferentes pasos llevados a cabo en la elaboración de un proyecto de investigación-acción referente a un abordaje comunicativo del desarrollo de la producción oral en la clase de español como lengua extranjera. En este estudio se pretende, como punto inicial, poner en evidencia y contextualizar la importancia dada a la oralidad en la enseñanza y aprendizaje de lenguas, sobre todo a la luz del Marco Común Europeo de Referencia para las Lenguas. Por otro lado, a través de la aplicación de este proyecto en un grupo de noveno curso, se pretende demostrar que unas buenas prácticas conllevan el desarrollo de la producción oral del alumnado en lengua española y, por consecuencia, mejoran el desempeño escolar en el ámbito de las clases de lengua extranjera. El análisis de los resultados obtenidos con recurso a distintos instrumentos de recogida de datos muestra que prácticas, materiales, actividades y estrategias de naturaleza comunicativo-funcional benefician el aprendizaje de los alumnos y fomentan el desarrollo de la producción oral de ciudadanos activos en una sociedad más y más intercultural y plurilingüe.Universidade de Aveiro2016-06-20T10:42:43Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/15761porSantiago, Sancha Romana Marinheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:29:14Zoai:ria.ua.pt:10773/15761Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:51:03.912014Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da produção oral na aula de espanhol língua estrangeira numa perspectiva comunicativo-funcional
title O desenvolvimento da produção oral na aula de espanhol língua estrangeira numa perspectiva comunicativo-funcional
spellingShingle O desenvolvimento da produção oral na aula de espanhol língua estrangeira numa perspectiva comunicativo-funcional
Santiago, Sancha Romana Marinheiro
Ensino de uma segunda língua
Língua inglesa
Língua espanhola
Oralidade
Comunicação oral
Estratégias da aprendizagem
Competência comunicativa
title_short O desenvolvimento da produção oral na aula de espanhol língua estrangeira numa perspectiva comunicativo-funcional
title_full O desenvolvimento da produção oral na aula de espanhol língua estrangeira numa perspectiva comunicativo-funcional
title_fullStr O desenvolvimento da produção oral na aula de espanhol língua estrangeira numa perspectiva comunicativo-funcional
title_full_unstemmed O desenvolvimento da produção oral na aula de espanhol língua estrangeira numa perspectiva comunicativo-funcional
title_sort O desenvolvimento da produção oral na aula de espanhol língua estrangeira numa perspectiva comunicativo-funcional
author Santiago, Sancha Romana Marinheiro
author_facet Santiago, Sancha Romana Marinheiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Sancha Romana Marinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de uma segunda língua
Língua inglesa
Língua espanhola
Oralidade
Comunicação oral
Estratégias da aprendizagem
Competência comunicativa
topic Ensino de uma segunda língua
Língua inglesa
Língua espanhola
Oralidade
Comunicação oral
Estratégias da aprendizagem
Competência comunicativa
description O presente trabalho propõe-se descrever e refletir sobre os diferentes passos levados a cabo na elaboração de um projeto de investigação-ação relativo a uma abordagem comunicativa do desenvolvimento da produção oral na aula de Espanhol Língua Estrangeira. Neste estudo, pretende-se, como ponto de partida, evidenciar e contextualizar a importância dada à oralidade no ensino-aprendizagem de línguas, sobretudo à luz do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Por outro lado, através da implementação deste projeto numa turma de 9ºano, almeja-se evidenciar boas práticas que conduzem ao desenvolvimento da produção oral dos alunos em língua espanhola e, consequentemente, melhoram o seu desempenho escolar no âmbito das aulas de língua estrangeira. A análise dos resultados obtidos através do recurso a diversos instrumentos de recolha de dados mostra que práticas, materiais, atividades e estratégias de índole comunicativo-funcional, favorecem as aprendizagens dos alunos e fomentam o desenvolvimento da produção oral de cidadãos ativos numa sociedade cada vez mais intercultural e plurilingue.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-06-20T10:42:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/15761
url http://hdl.handle.net/10773/15761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137560164827136