Os princípios da abordagem centrada na pessoa em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rente, Tiago Alexandre Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/4210
Resumo: O presente relatório procura descrever todo o trabalho realizado ao longo do período de estágio curricular, assim como pretende demonstrar também os vários tipos de intervenção que podem ser realizados por um Psicólogo numa equipa multidisciplinar de uma instituição pública sediada na Grande Lisboa. O enquadramento teórico pretende contextualizar as atividades desenvolvidas, o contexto onde foram realizadas e a população com quem foram efetuadas, assim como a abordagem de intervenção. Referir também a importância sobre a temática de uma educação inclusiva, que proporcione o crescimento a vários níveis de todos os alunos. As intervenções foram direcionadas para crianças, tendo as mesmas sido realizadas em contexto escolar, com uma vertente Clínica e Comunitária. A postura terapêutica mantida ao longo do estágio fundamentou-se nos princípios da Abordagem Centrada na Pessoa. Neste relatório pretende-se ainda demonstrar a grande variabilidade de áreas em que um Psicólogo pode intervir, a sua importância num contexto escolar, assim como a capacidade de adaptação que o mesmo deve ter.
id RCAP_10344f3f73ee51a2c13d888d59515e7d
oai_identifier_str oai:repositorio.ual.pt:11144/4210
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os princípios da abordagem centrada na pessoa em contexto escolarPsicologia ClínicaComunidadeEscola InclusivaLudoterapia Centrada na CriançaO presente relatório procura descrever todo o trabalho realizado ao longo do período de estágio curricular, assim como pretende demonstrar também os vários tipos de intervenção que podem ser realizados por um Psicólogo numa equipa multidisciplinar de uma instituição pública sediada na Grande Lisboa. O enquadramento teórico pretende contextualizar as atividades desenvolvidas, o contexto onde foram realizadas e a população com quem foram efetuadas, assim como a abordagem de intervenção. Referir também a importância sobre a temática de uma educação inclusiva, que proporcione o crescimento a vários níveis de todos os alunos. As intervenções foram direcionadas para crianças, tendo as mesmas sido realizadas em contexto escolar, com uma vertente Clínica e Comunitária. A postura terapêutica mantida ao longo do estágio fundamentou-se nos princípios da Abordagem Centrada na Pessoa. Neste relatório pretende-se ainda demonstrar a grande variabilidade de áreas em que um Psicólogo pode intervir, a sua importância num contexto escolar, assim como a capacidade de adaptação que o mesmo deve ter.2019-05-23T11:54:00Z2019-05-03T00:00:00Z2019-05-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/4210TID:202242471porRente, Tiago Alexandre Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:17:54Zoai:repositorio.ual.pt:11144/4210Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:33:32.941516Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os princípios da abordagem centrada na pessoa em contexto escolar
title Os princípios da abordagem centrada na pessoa em contexto escolar
spellingShingle Os princípios da abordagem centrada na pessoa em contexto escolar
Rente, Tiago Alexandre Silva
Psicologia Clínica
Comunidade
Escola Inclusiva
Ludoterapia Centrada na Criança
title_short Os princípios da abordagem centrada na pessoa em contexto escolar
title_full Os princípios da abordagem centrada na pessoa em contexto escolar
title_fullStr Os princípios da abordagem centrada na pessoa em contexto escolar
title_full_unstemmed Os princípios da abordagem centrada na pessoa em contexto escolar
title_sort Os princípios da abordagem centrada na pessoa em contexto escolar
author Rente, Tiago Alexandre Silva
author_facet Rente, Tiago Alexandre Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rente, Tiago Alexandre Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia Clínica
Comunidade
Escola Inclusiva
Ludoterapia Centrada na Criança
topic Psicologia Clínica
Comunidade
Escola Inclusiva
Ludoterapia Centrada na Criança
description O presente relatório procura descrever todo o trabalho realizado ao longo do período de estágio curricular, assim como pretende demonstrar também os vários tipos de intervenção que podem ser realizados por um Psicólogo numa equipa multidisciplinar de uma instituição pública sediada na Grande Lisboa. O enquadramento teórico pretende contextualizar as atividades desenvolvidas, o contexto onde foram realizadas e a população com quem foram efetuadas, assim como a abordagem de intervenção. Referir também a importância sobre a temática de uma educação inclusiva, que proporcione o crescimento a vários níveis de todos os alunos. As intervenções foram direcionadas para crianças, tendo as mesmas sido realizadas em contexto escolar, com uma vertente Clínica e Comunitária. A postura terapêutica mantida ao longo do estágio fundamentou-se nos princípios da Abordagem Centrada na Pessoa. Neste relatório pretende-se ainda demonstrar a grande variabilidade de áreas em que um Psicólogo pode intervir, a sua importância num contexto escolar, assim como a capacidade de adaptação que o mesmo deve ter.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-23T11:54:00Z
2019-05-03T00:00:00Z
2019-05-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11144/4210
TID:202242471
url http://hdl.handle.net/11144/4210
identifier_str_mv TID:202242471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136813960396800