Os princípios da abordagem centrada na pessoa em contexto escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/4210 |
Resumo: | O presente relatório procura descrever todo o trabalho realizado ao longo do período de estágio curricular, assim como pretende demonstrar também os vários tipos de intervenção que podem ser realizados por um Psicólogo numa equipa multidisciplinar de uma instituição pública sediada na Grande Lisboa. O enquadramento teórico pretende contextualizar as atividades desenvolvidas, o contexto onde foram realizadas e a população com quem foram efetuadas, assim como a abordagem de intervenção. Referir também a importância sobre a temática de uma educação inclusiva, que proporcione o crescimento a vários níveis de todos os alunos. As intervenções foram direcionadas para crianças, tendo as mesmas sido realizadas em contexto escolar, com uma vertente Clínica e Comunitária. A postura terapêutica mantida ao longo do estágio fundamentou-se nos princípios da Abordagem Centrada na Pessoa. Neste relatório pretende-se ainda demonstrar a grande variabilidade de áreas em que um Psicólogo pode intervir, a sua importância num contexto escolar, assim como a capacidade de adaptação que o mesmo deve ter. |
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O presente relatório procura descrever todo o trabalho realizado ao longo do período de estágio curricular, assim como pretende demonstrar também os vários tipos de intervenção que podem ser realizados por um Psicólogo numa equipa multidisciplinar de uma instituição pública sediada na Grande Lisboa. O enquadramento teórico pretende contextualizar as atividades desenvolvidas, o contexto onde foram realizadas e a população com quem foram efetuadas, assim como a abordagem de intervenção. Referir também a importância sobre a temática de uma educação inclusiva, que proporcione o crescimento a vários níveis de todos os alunos. As intervenções foram direcionadas para crianças, tendo as mesmas sido realizadas em contexto escolar, com uma vertente Clínica e Comunitária. A postura terapêutica mantida ao longo do estágio fundamentou-se nos princípios da Abordagem Centrada na Pessoa. Neste relatório pretende-se ainda demonstrar a grande variabilidade de áreas em que um Psicólogo pode intervir, a sua importância num contexto escolar, assim como a capacidade de adaptação que o mesmo deve ter. |
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