Teatro, audiovisual e streaming: uma análise sobre o fazer teatral em tempos de incerteza pandêmica na experiência pós-dramática da peça Esperando Godette: Theater, Audiovisual and Streaming: an Analysis of Theater-Making in Times of Pandemic Uncertainty in the Post-Dramatic Experience of the Play Waiting for Godette

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wexel, Juliana
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34623/sxc1-he90
Resumo: A pandemia evidenciou a necessidade imediata dos artistas de teatro de se adaptarem, em parte, ao circuito do online, a produções cênicas em audiovisual e à transmissão assíncrona. Numa condição forçosa pela contingência global, artistas do mundo inteiro tem criado novos pontos de contato em termos estéticos e funcionais entre a linguagem teatral e a linguagem audiovisual a partir de multiplataformas e recursos digitais. Ao mesmo tempo em que discussões de ordem pública acirram-se no que tange à subsistência do teatro presencial, seja este pós-dramático ou não, das políticas de incentivo à cultura e sobre o futuro do teatro enquanto ofício nas condições globais atuais, artistas e investigadores ocupam-se em problematizar as implicações conceituais e estéticas que envolvem estas (novas) práticas e sobre em que medida é possível fazer “teatro de fato” em ambientes online; ou, ainda, de que maneira é possível manter a condição cênica em registros audiovisuais transmitidos via streaming ao vivo ou em espaços repositórios. Este texto propõe discutir parte destas complexidades em um breve relato sobre a experiência de realização da obra Esperando Godette, contemplada pelo edital da primeira edição do Ciclo de Teatro e Artes Performativas Mimesis da Universidade de Coimbra, em Portugal, realizado em comemoração aos 730 anos de existência da instituição. A peça também integrou o repertório de espetáculos online do Fair Saturday Festival entre os meses de novembro e dezembro de 2020. Pretende-se analisar neste artigo algumas idiossincrasias da montagem em si, o leitmotiv das decisões tomadas ao longo do processo de concepção e adaptação da peça que acabou por tornar-se um espetáculo em registro audiovisual, além de suscitar outras reflexões que correlacionam o fazer teatral, o audiovisual e as tecnologias digitais.
id RCAP_103563ba6bd292193ebc8a9892cbaf11
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/24
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Teatro, audiovisual e streaming: uma análise sobre o fazer teatral em tempos de incerteza pandêmica na experiência pós-dramática da peça Esperando Godette: Theater, Audiovisual and Streaming: an Analysis of Theater-Making in Times of Pandemic Uncertainty in the Post-Dramatic Experience of the Play Waiting for GodetteAudiovisualEstéticaPandemiaTeatroVirtualA pandemia evidenciou a necessidade imediata dos artistas de teatro de se adaptarem, em parte, ao circuito do online, a produções cênicas em audiovisual e à transmissão assíncrona. Numa condição forçosa pela contingência global, artistas do mundo inteiro tem criado novos pontos de contato em termos estéticos e funcionais entre a linguagem teatral e a linguagem audiovisual a partir de multiplataformas e recursos digitais. Ao mesmo tempo em que discussões de ordem pública acirram-se no que tange à subsistência do teatro presencial, seja este pós-dramático ou não, das políticas de incentivo à cultura e sobre o futuro do teatro enquanto ofício nas condições globais atuais, artistas e investigadores ocupam-se em problematizar as implicações conceituais e estéticas que envolvem estas (novas) práticas e sobre em que medida é possível fazer “teatro de fato” em ambientes online; ou, ainda, de que maneira é possível manter a condição cênica em registros audiovisuais transmitidos via streaming ao vivo ou em espaços repositórios. Este texto propõe discutir parte destas complexidades em um breve relato sobre a experiência de realização da obra Esperando Godette, contemplada pelo edital da primeira edição do Ciclo de Teatro e Artes Performativas Mimesis da Universidade de Coimbra, em Portugal, realizado em comemoração aos 730 anos de existência da instituição. A peça também integrou o repertório de espetáculos online do Fair Saturday Festival entre os meses de novembro e dezembro de 2020. Pretende-se analisar neste artigo algumas idiossincrasias da montagem em si, o leitmotiv das decisões tomadas ao longo do processo de concepção e adaptação da peça que acabou por tornar-se um espetáculo em registro audiovisual, além de suscitar outras reflexões que correlacionam o fazer teatral, o audiovisual e as tecnologias digitais.CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação2021-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://doi.org/10.34623/sxc1-he90oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/24Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; n. 1 (2021): Filme e Videojogo; 39-462184-8661reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/24https://doi.org/10.34623/sxc1-he90https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/24/7https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/24/35Direitos de Autor (c) 2021 Juliana Wexelhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessWexel, Juliana2022-09-20T15:24:45Zoai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/24Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:51:05.991585Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Teatro, audiovisual e streaming: uma análise sobre o fazer teatral em tempos de incerteza pandêmica na experiência pós-dramática da peça Esperando Godette: Theater, Audiovisual and Streaming: an Analysis of Theater-Making in Times of Pandemic Uncertainty in the Post-Dramatic Experience of the Play Waiting for Godette
title Teatro, audiovisual e streaming: uma análise sobre o fazer teatral em tempos de incerteza pandêmica na experiência pós-dramática da peça Esperando Godette: Theater, Audiovisual and Streaming: an Analysis of Theater-Making in Times of Pandemic Uncertainty in the Post-Dramatic Experience of the Play Waiting for Godette
spellingShingle Teatro, audiovisual e streaming: uma análise sobre o fazer teatral em tempos de incerteza pandêmica na experiência pós-dramática da peça Esperando Godette: Theater, Audiovisual and Streaming: an Analysis of Theater-Making in Times of Pandemic Uncertainty in the Post-Dramatic Experience of the Play Waiting for Godette
Wexel, Juliana
Audiovisual
Estética
Pandemia
Teatro
Virtual
title_short Teatro, audiovisual e streaming: uma análise sobre o fazer teatral em tempos de incerteza pandêmica na experiência pós-dramática da peça Esperando Godette: Theater, Audiovisual and Streaming: an Analysis of Theater-Making in Times of Pandemic Uncertainty in the Post-Dramatic Experience of the Play Waiting for Godette
title_full Teatro, audiovisual e streaming: uma análise sobre o fazer teatral em tempos de incerteza pandêmica na experiência pós-dramática da peça Esperando Godette: Theater, Audiovisual and Streaming: an Analysis of Theater-Making in Times of Pandemic Uncertainty in the Post-Dramatic Experience of the Play Waiting for Godette
title_fullStr Teatro, audiovisual e streaming: uma análise sobre o fazer teatral em tempos de incerteza pandêmica na experiência pós-dramática da peça Esperando Godette: Theater, Audiovisual and Streaming: an Analysis of Theater-Making in Times of Pandemic Uncertainty in the Post-Dramatic Experience of the Play Waiting for Godette
title_full_unstemmed Teatro, audiovisual e streaming: uma análise sobre o fazer teatral em tempos de incerteza pandêmica na experiência pós-dramática da peça Esperando Godette: Theater, Audiovisual and Streaming: an Analysis of Theater-Making in Times of Pandemic Uncertainty in the Post-Dramatic Experience of the Play Waiting for Godette
title_sort Teatro, audiovisual e streaming: uma análise sobre o fazer teatral em tempos de incerteza pandêmica na experiência pós-dramática da peça Esperando Godette: Theater, Audiovisual and Streaming: an Analysis of Theater-Making in Times of Pandemic Uncertainty in the Post-Dramatic Experience of the Play Waiting for Godette
author Wexel, Juliana
author_facet Wexel, Juliana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wexel, Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv Audiovisual
Estética
Pandemia
Teatro
Virtual
topic Audiovisual
Estética
Pandemia
Teatro
Virtual
description A pandemia evidenciou a necessidade imediata dos artistas de teatro de se adaptarem, em parte, ao circuito do online, a produções cênicas em audiovisual e à transmissão assíncrona. Numa condição forçosa pela contingência global, artistas do mundo inteiro tem criado novos pontos de contato em termos estéticos e funcionais entre a linguagem teatral e a linguagem audiovisual a partir de multiplataformas e recursos digitais. Ao mesmo tempo em que discussões de ordem pública acirram-se no que tange à subsistência do teatro presencial, seja este pós-dramático ou não, das políticas de incentivo à cultura e sobre o futuro do teatro enquanto ofício nas condições globais atuais, artistas e investigadores ocupam-se em problematizar as implicações conceituais e estéticas que envolvem estas (novas) práticas e sobre em que medida é possível fazer “teatro de fato” em ambientes online; ou, ainda, de que maneira é possível manter a condição cênica em registros audiovisuais transmitidos via streaming ao vivo ou em espaços repositórios. Este texto propõe discutir parte destas complexidades em um breve relato sobre a experiência de realização da obra Esperando Godette, contemplada pelo edital da primeira edição do Ciclo de Teatro e Artes Performativas Mimesis da Universidade de Coimbra, em Portugal, realizado em comemoração aos 730 anos de existência da instituição. A peça também integrou o repertório de espetáculos online do Fair Saturday Festival entre os meses de novembro e dezembro de 2020. Pretende-se analisar neste artigo algumas idiossincrasias da montagem em si, o leitmotiv das decisões tomadas ao longo do processo de concepção e adaptação da peça que acabou por tornar-se um espetáculo em registro audiovisual, além de suscitar outras reflexões que correlacionam o fazer teatral, o audiovisual e as tecnologias digitais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34623/sxc1-he90
oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/24
url https://doi.org/10.34623/sxc1-he90
identifier_str_mv oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/24
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/24
https://doi.org/10.34623/sxc1-he90
https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/24/7
https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/24/35
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2021 Juliana Wexel
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2021 Juliana Wexel
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/epub+zip
dc.publisher.none.fl_str_mv CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; n. 1 (2021): Filme e Videojogo; 39-46
2184-8661
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130374734872576