O trabalho emocional em enfermagem pediátrica face às repercussões da COVID-19 na infância e adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Bruna Hinnah Borges Martins de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costa, Ana Inês Lourenço da, Diogo, Paula Manuela Jorge, Gaíva, Maria Aparecida Munhoz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110509
Resumo: Objetivo: Refletir sobre o trabalho emocional em enfermagem pediátrica face às repercussões da COVID-19 na infância e adolescência. Método: Reflexão embasada em aspectos teóricos e evidências científicas do trabalho emocional em enfermagem pediátrica. Resultados: Diante das repercussões da COVID-19 em crianças e adolescentes, cabe ao enfermeiro reconhecê-las e nutrir o cuidado não traumático e afetuoso. No entanto, observamse implicações das medidas de controle da doença na forma de cuidar. Nesta conjuntura, o trabalho emocional torna-se essencial à medida que orienta a gestão das emoções da criança e família, associadas ao sofrimento causado pela pandemia e à experiência emocional do enfermeiro ao cuidar. Conclusão: O trabalho emocional é imprescindível em pediatria, sobretudo em um momento estressante como o de pandemia, o qual requer a transformação positiva das vivências intensas e perturbadoras das pessoas em interação para o alcance do bem-estar psicossocial. Palavras-chave: Enfermagem pediátrica. Cuidados de enfermagem. Emoções. Infecções por coronavírus. Pandemias.
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