Fatores decisivos no processo de internacionalização das empresas portuguesas para o mercado dos PALOP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/13519 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta o estudo dos fatores decisivos para as empresas portuguesas na escolha dos países do mercado dos PALOP (Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, e Guiné-Bissau), como destino de internacionalização. A ideia surgiu da importância crescente do mercado externo para as empresas portuguesas, e a escolha deste grupo de países nasce do grande peso que estes têm para as exportações e investimento direto no estrangeiro de Portugal. A internacionalização é um processo complexo, e muitas vezes o seu sucesso é decisivo na manutenção do negócio. Umas das questões mais importantes a serem levantadas é a decisão sobre o país de destino, que não deve ser tomada levianamente, e não tem uma resposta linear. No entanto, existem características intrínsecas aos países que são facilitadoras dos negócios e que são importantes para o sucesso de todo o processo. Com este estudo, é pretendido retirar conclusões sobre as características mais valorizadas pelas empresas portuguesas no mercado dos PALOP. As empresas foram inquiridas sobre os aspetos mais valorizados, e a análise dessas respostas vão fazer perceber as diferenças existentes entre os países analisados, entre áreas de atividade e entre diferentes modos de operação no mercado de destino. |
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Fatores decisivos no processo de internacionalização das empresas portuguesas para o mercado dos PALOPGestão de empresasInternacionalização das empresasAvaliação estratégicaInternationalizationPortuguese firmsCAGE distance frameworkEsta dissertação apresenta o estudo dos fatores decisivos para as empresas portuguesas na escolha dos países do mercado dos PALOP (Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, e Guiné-Bissau), como destino de internacionalização. A ideia surgiu da importância crescente do mercado externo para as empresas portuguesas, e a escolha deste grupo de países nasce do grande peso que estes têm para as exportações e investimento direto no estrangeiro de Portugal. A internacionalização é um processo complexo, e muitas vezes o seu sucesso é decisivo na manutenção do negócio. Umas das questões mais importantes a serem levantadas é a decisão sobre o país de destino, que não deve ser tomada levianamente, e não tem uma resposta linear. No entanto, existem características intrínsecas aos países que são facilitadoras dos negócios e que são importantes para o sucesso de todo o processo. Com este estudo, é pretendido retirar conclusões sobre as características mais valorizadas pelas empresas portuguesas no mercado dos PALOP. As empresas foram inquiridas sobre os aspetos mais valorizados, e a análise dessas respostas vão fazer perceber as diferenças existentes entre os países analisados, entre áreas de atividade e entre diferentes modos de operação no mercado de destino.This thesis shows the study of decisive factors to Portuguese firms in the choice of PALOP countries (Angola, Mozambique, Cape Verde, São Tomé and Príncipe, and Guinea-Bissau). The idea raised from the growing importance of the external market for Portuguese firms, and the choice of this group of countries come from the big weight of these countries in the Portuguese exports and the foreign direct investment. The internationalization is a complex process, and many times its success is crucial to maintain firms’ business. One of the most important questions to be raised is the decision about the foreign country, which must not be taken lightly, and doesn’t have a universal answer. However, there are certain characteristics, which are intrinsic to the countries and act as business facilitators and are important to the whole process success. With this study, it is intended to get conclusions about the most valued characteristics for Portuguese firms in the PALOP market. The firms were questioned about the most valued aspects for them, and the analysis of those answers will allow to realize the existent differences between the analysed countries, the business areas, and between the types of operation in the foreign market.2017-05-23T14:20:48Z2016-11-10T00:00:00Z2016-11-102016-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/13519TID:201554810porGraça, Nuno André Pereira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:58:54Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/13519Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:30:45.736751Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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