Fatores decisivos no processo de internacionalização das empresas portuguesas para o mercado dos PALOP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, Nuno André Pereira da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/13519
Resumo: Esta dissertação apresenta o estudo dos fatores decisivos para as empresas portuguesas na escolha dos países do mercado dos PALOP (Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, e Guiné-Bissau), como destino de internacionalização. A ideia surgiu da importância crescente do mercado externo para as empresas portuguesas, e a escolha deste grupo de países nasce do grande peso que estes têm para as exportações e investimento direto no estrangeiro de Portugal. A internacionalização é um processo complexo, e muitas vezes o seu sucesso é decisivo na manutenção do negócio. Umas das questões mais importantes a serem levantadas é a decisão sobre o país de destino, que não deve ser tomada levianamente, e não tem uma resposta linear. No entanto, existem características intrínsecas aos países que são facilitadoras dos negócios e que são importantes para o sucesso de todo o processo. Com este estudo, é pretendido retirar conclusões sobre as características mais valorizadas pelas empresas portuguesas no mercado dos PALOP. As empresas foram inquiridas sobre os aspetos mais valorizados, e a análise dessas respostas vão fazer perceber as diferenças existentes entre os países analisados, entre áreas de atividade e entre diferentes modos de operação no mercado de destino.
id RCAP_105526061159784da2c5b31fe655d84b
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/13519
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fatores decisivos no processo de internacionalização das empresas portuguesas para o mercado dos PALOPGestão de empresasInternacionalização das empresasAvaliação estratégicaInternationalizationPortuguese firmsCAGE distance frameworkEsta dissertação apresenta o estudo dos fatores decisivos para as empresas portuguesas na escolha dos países do mercado dos PALOP (Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, e Guiné-Bissau), como destino de internacionalização. A ideia surgiu da importância crescente do mercado externo para as empresas portuguesas, e a escolha deste grupo de países nasce do grande peso que estes têm para as exportações e investimento direto no estrangeiro de Portugal. A internacionalização é um processo complexo, e muitas vezes o seu sucesso é decisivo na manutenção do negócio. Umas das questões mais importantes a serem levantadas é a decisão sobre o país de destino, que não deve ser tomada levianamente, e não tem uma resposta linear. No entanto, existem características intrínsecas aos países que são facilitadoras dos negócios e que são importantes para o sucesso de todo o processo. Com este estudo, é pretendido retirar conclusões sobre as características mais valorizadas pelas empresas portuguesas no mercado dos PALOP. As empresas foram inquiridas sobre os aspetos mais valorizados, e a análise dessas respostas vão fazer perceber as diferenças existentes entre os países analisados, entre áreas de atividade e entre diferentes modos de operação no mercado de destino.This thesis shows the study of decisive factors to Portuguese firms in the choice of PALOP countries (Angola, Mozambique, Cape Verde, São Tomé and Príncipe, and Guinea-Bissau). The idea raised from the growing importance of the external market for Portuguese firms, and the choice of this group of countries come from the big weight of these countries in the Portuguese exports and the foreign direct investment. The internationalization is a complex process, and many times its success is crucial to maintain firms’ business. One of the most important questions to be raised is the decision about the foreign country, which must not be taken lightly, and doesn’t have a universal answer. However, there are certain characteristics, which are intrinsic to the countries and act as business facilitators and are important to the whole process success. With this study, it is intended to get conclusions about the most valued characteristics for Portuguese firms in the PALOP market. The firms were questioned about the most valued aspects for them, and the analysis of those answers will allow to realize the existent differences between the analysed countries, the business areas, and between the types of operation in the foreign market.2017-05-23T14:20:48Z2016-11-10T00:00:00Z2016-11-102016-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/13519TID:201554810porGraça, Nuno André Pereira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:58:54Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/13519Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:30:45.736751Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores decisivos no processo de internacionalização das empresas portuguesas para o mercado dos PALOP
title Fatores decisivos no processo de internacionalização das empresas portuguesas para o mercado dos PALOP
spellingShingle Fatores decisivos no processo de internacionalização das empresas portuguesas para o mercado dos PALOP
Graça, Nuno André Pereira da
Gestão de empresas
Internacionalização das empresas
Avaliação estratégica
Internationalization
Portuguese firms
CAGE distance framework
title_short Fatores decisivos no processo de internacionalização das empresas portuguesas para o mercado dos PALOP
title_full Fatores decisivos no processo de internacionalização das empresas portuguesas para o mercado dos PALOP
title_fullStr Fatores decisivos no processo de internacionalização das empresas portuguesas para o mercado dos PALOP
title_full_unstemmed Fatores decisivos no processo de internacionalização das empresas portuguesas para o mercado dos PALOP
title_sort Fatores decisivos no processo de internacionalização das empresas portuguesas para o mercado dos PALOP
author Graça, Nuno André Pereira da
author_facet Graça, Nuno André Pereira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Graça, Nuno André Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de empresas
Internacionalização das empresas
Avaliação estratégica
Internationalization
Portuguese firms
CAGE distance framework
topic Gestão de empresas
Internacionalização das empresas
Avaliação estratégica
Internationalization
Portuguese firms
CAGE distance framework
description Esta dissertação apresenta o estudo dos fatores decisivos para as empresas portuguesas na escolha dos países do mercado dos PALOP (Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, e Guiné-Bissau), como destino de internacionalização. A ideia surgiu da importância crescente do mercado externo para as empresas portuguesas, e a escolha deste grupo de países nasce do grande peso que estes têm para as exportações e investimento direto no estrangeiro de Portugal. A internacionalização é um processo complexo, e muitas vezes o seu sucesso é decisivo na manutenção do negócio. Umas das questões mais importantes a serem levantadas é a decisão sobre o país de destino, que não deve ser tomada levianamente, e não tem uma resposta linear. No entanto, existem características intrínsecas aos países que são facilitadoras dos negócios e que são importantes para o sucesso de todo o processo. Com este estudo, é pretendido retirar conclusões sobre as características mais valorizadas pelas empresas portuguesas no mercado dos PALOP. As empresas foram inquiridas sobre os aspetos mais valorizados, e a análise dessas respostas vão fazer perceber as diferenças existentes entre os países analisados, entre áreas de atividade e entre diferentes modos de operação no mercado de destino.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-10T00:00:00Z
2016-11-10
2016-09
2017-05-23T14:20:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/13519
TID:201554810
url http://hdl.handle.net/10071/13519
identifier_str_mv TID:201554810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134869521956864