O ensino da gramática: paradigmas e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Rui Tavares de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13137
Resumo: O ensino do Português tem sido alvo de mudanças didático-pedagógicas, nas duas últimas décadas. A atualização dos Programas, a reestruturação das práticas letivas e as frequentes reformulações no âmbito da avaliação da disciplina de Português poderão indiciar que ainda não foi delineado o melhor ensino-aprendizagem de uma unidade curricular fulcral, como é a língua portuguesa. Por conseguinte, o ensino da gramática vai passando por abordagens diversificadas: ora em contexto, a partir das fontes literárias que predominam nos manuais escolares ou ao serviço do desenvolvimento do domínio da escrita, ora fora de qualquer contexto, segundo metodologias de aprendizagem normativas e tradicionais, para dotar os alunos de um saber linguístico geral que deverá auxiliá-los no desenvolvimento das diferentes competências por que se pauta o ensino-aprendizagem do Português. Que paradigma (ou paradigmas) do ensino da gramática se tem revelado mais eficaz no devido reconhecimento das estruturas gramaticais da língua portuguesa? Que vantagens oferece cada um destes paradigmas? Que desafios se colocam aos professores, aos alunos e aos falantes em geral? É necessário reestruturar o sistema de ensino? O ciclo de aprendizagens? O plano curricular?
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Por conseguinte, o ensino da gramática vai passando por abordagens diversificadas: ora em contexto, a partir das fontes literárias que predominam nos manuais escolares ou ao serviço do desenvolvimento do domínio da escrita, ora fora de qualquer contexto, segundo metodologias de aprendizagem normativas e tradicionais, para dotar os alunos de um saber linguístico geral que deverá auxiliá-los no desenvolvimento das diferentes competências por que se pauta o ensino-aprendizagem do Português. Que paradigma (ou paradigmas) do ensino da gramática se tem revelado mais eficaz no devido reconhecimento das estruturas gramaticais da língua portuguesa? Que vantagens oferece cada um destes paradigmas? Que desafios se colocam aos professores, aos alunos e aos falantes em geral? É necessário reestruturar o sistema de ensino? O ciclo de aprendizagens? O plano curricular?Abstract The teaching of Portuguese Language has been suffering a quite number of didactical and pedagogical changes in the last two decades. The Programs’ updating, the restructuring of teaching practices and the frequent reformulations of the evaluation process may indicate that the best teaching and learning methods are not yet outlined in what concerns Portuguese Language. Consequently, the teaching of grammar goes through diversified approaches: now in context, from the literary sources that predominate in school textbooks or in the service of the development of writing skills, now outside any context, according to normative and traditional learning methodologies, to provide students with a general linguistic knowledge that should assist them in the development of the different competences for learning Portuguese. Which paradigm (or paradigms) in the teaching of grammar has been shown to be most effective in recognizing the grammatical structures of the Portuguese language? What advantages are there in case of adopting a particular paradigm? What challenges do teachers, students and speakers have to face? Is it necessary to restructure an education system? A learning cycle? A curriculum plan?Résumé L’enseignement du Portugais a comporte plusieurs transformations didactiques et pédagogiques, pendant les dernières années. L’actualisation des Programmes, la reformulation des pratiques et les fréquentes nouvelles au niveau de l’évaluation peuvent suggérer que l’enseignement et l’apprentissage de la langue portugaise a encore un long chemin à parcourir. Ceci dit, l’enseignement de la grammaire continue à être abordé de façon peu cohérente ; soit dans un contexte textuel, à partir des sources littéraires ou au service du développement de l’écrit, soit hors contexte, selon certaines méthodologies d’apprentissage normatives et traditionnelles, pour que les élèves arrivent à bien développer un savoir linguistique général qui doit les aider à élargir des compétences spécifiques du domaine de la langue portugaise. Quel paradigme (ou bien paradigmes) pour l’enseignement de la grammaire est le plus efficace pour la reconnaissance des structures grammaticales de la langue portugaise ? Quels sont les avantages de ce(s) paradigme(s) ? Quels sont les défis qu’on pose aux enseignants, aux élèves et à tous les parlants ? Est-il nécessaire de restructurer le système d’enseignement ? Le cycle d’études ? Les programes?Resumen La enseñanza del portugués ha sido objeto de cambios didáctico-pedagógicos en las dos últimas décadas. La actualización de los Programas, la reestructuración de las prácticas docentes y las frecuentes reformulaciones en el contexto de la evaluación de la disciplina pueden indicar que aún no se ha perfilado la mejor enseñanza y aprendizaje de un curso básico, como es el idioma portugués. En consecuencia, la enseñanza de la gramática pasa por diversos enfoques: ahora en contexto, desde las fuentes literarias que predominan en los libros de texto escolares o al servicio del desarrollo del dominio de la escritura, ahora fuera de cualquier contexto, según metodologías de aprendizaje normativas y tradicionales, para proporcionar a los estudiantes un conocimiento lingüístico general que les ayude en el desarrollo de las diferentes competencias para la enseñanza y el aprendizaje del portugués. ¿Qué paradigma (o paradigmas) en la enseñanza de la gramática ha demostrado ser más eficaz para reconocer las estructuras gramaticales de la lengua portuguesa? ¿Qué ventajas ofrece cada uno de estos paradigmas? ¿Qué desafíos enfrentan los profesores, estudiantes y ponentes en general? ¿Es necesario reestructurar el sistema educativo? ¿Es necesario reestructurar el sistema educativo? ¿El ciclo de aprendizaje? ¿El plan de estudios?CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLFaria, Rui Tavares de2021-03-25T10:36:02Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13137porFaria, R., (2021) O ensino da gramática: paradigmas e desafios, Da Investigação às Práticas, 11(1), 44 - 58. https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.2362182-1372https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.236info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:07:21Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13137Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:08.423040Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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